Dentista pode ser MEI? Confira quais opções de empresa existem para esse profissional!

Dentista pode ser MEI? Essa é uma dúvida comum a esses profissionais, principalmente no início da carreira, quando estão começando a sua prática. 

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual. Esse regime tributário foi criado em 2008 com o objetivo de formalizar trabalhadores autônomos e empreendedores individuais. Ele traz algumas vantagens, como carga tributária reduzida, facilidade na declaração das obrigações e benefícios como aposentadoria.

Mas será que cirurgião dentista pode ser MEI? É isso o que você vai descobrir neste post. Continue lendo!

Dentistas podem ser MEI?

Dentistas não podem ser MEI. A profissão não aparece na lista de atividades permitidas por esse regime. Mas não precisa se preocupar, porque isso não quer dizer que você, dentista, não poderá formalizar a sua atividade.

Existem outros tipos de empresa que são indicados para esses profissionais. Mais adiante, vamos apresentá-los e trazer as vantagens e desvantagens de cada um. Mas antes, que tal entender por que o dentista não pode ser MEI?

Por que dentistas não podem ser MEI?

Como já falamos, o MEI foi criado para formalizar as atividades comerciais de empreendedores individuais e profissionais autônomos. Por isso, uma de suas regras é que só podem se registrar nesse modelo pessoas que prestam serviços de natureza comum, que são aqueles em que não há necessidade de formação superior específica.

Portanto, serviços que precisam de uma regulamentação específica para serem prestados não são permitidos no MEI. Além dos dentistas, esse é o caso de médicos, engenheiros, arquitetos, enfermeiros, jornalistas e advogados, entre outros. Pois toda profissão que precisa de um registro em um conselho são impeditiva de ser MEI.

>> ABRA O SEU CNPJ COM A AGILIZE, NÃO COBRAMOS NADA POR ISSO! CONTABILIDADE COMPLETA COM MENSALIDADES QUE REALMENTE CABEM NO BOLSO:

Dentista PJ ou PF? Qual a melhor opção?

Já que você não pode ser MEI, deve estar pensando qual é a melhor forma de pagar impostos. É possível fazer isso tanto como Pessoa Física quanto como Pessoa Jurídica. Na maioria das vezes, a segunda opção é mais vantajosa. Isso acontece porque a carga tributária de PF é maior — a taxa do Imposto de Renda pode chegar a 27,5%.

Como PJ, a taxa varia de acordo com o regime tributário escolhido pela empresa no momento de sua abertura. Essa escolha depende do faturamento do negócio e do número de funcionários que o consultório ou clínica possui.

Veja como funciona cada uma das opções:

  • Simples Nacional: o dentista paga uma taxa em cima do faturamento do negócio;
  • Lucro Presumido: o profissional paga uma taxa que pode chegar até 16,33% em cima do seu faturamento — esse número, porém, pode sofrer algumas variações de acordo com o município da atividade e não inclui o INSS de funcionários.
Dentista pode ser MEI?

Quais tipos de empresa os dentistas podem abrir?

Agora que você já pesquisou se dentista pode ser MEI e descobriu que isso não é possível, é hora de saber quais são as soluções para a abertura da sua empresa. A seguir, apresentamos as principais opções!

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

Esta é a melhor opção para o dentista que empreende individualmente. Este modelo não permite a existência de sócios e dá ao empresário responsabilidade limitada ao Capital Social, que é o valor do investimento feito no ato de constituição da empresa. 

Isso quer dizer que o dentista não precisará responder com seus bens pessoais pelas obrigações assumidas pela Pessoa Jurídica. para a constituição de uma EIRELI, o Capital Social deve ser de, no mínimo, 100 salários mínimos, de acordo com o valor vigente no ano de sua constituição.

Sociedade Limitada (LTDA)

As LTDAs são parecidas com a EIRELI, já que, aqui, os donos da empresa não podem responder com seus bens pessoais pelas responsabilidades da empresa — a não ser em casos de má-fé, sonegação fiscal ou fraudes. 

A principal diferença está no número de sócios, pois este tipo de empresa permite que existam mais de um. Novos sócios podem ser incluídos por meio de alterações contratuais. Ou seja, pessoas podem entrar e sair da sociedade sem que a empresa precise acabar.

Este é o tipo de empresa mais utilizado por empreendedores brasileiros que têm sócios.

Como abrir seu consultório de odontologia

Depois de escolher o tipo de empresa adequado, o dentista precisa dar mais alguns passos para abrir o seu consultório e começar a praticar a profissão. O primeiro deles é a definição do regime tributário.

Para isso, é necessário definir previamente os tipos de atividade que serão exercidas na empresa, escolhendo os CNAEs adequados. CNAE é a Classificação Nacional de Atividade Econômica, obrigatória para toda Pessoa Jurídica no Brasil. Ela indica um código para cada atividade exercida em um negócio e você deve consultar a lista para encontrar os mais adequados para a empresa.

Normalmente, dentistas são enquadrados como Microempresa (ME), cujo regime mais comum é o Simples Nacional.

Dentista pesquisando se dentista pode ser MEI

Dentistas precisam de contadores?

Sim, dentistas precisam de contadores! Esse profissional vai ajudar você a abrir a sua Microempresa e tornar todo o processo muito mais rápido — afinal, ele já conhece todos os processos, a documentação necessária e os órgãos envolvidos na abertura de uma empresa. Isso garante que todas as etapas sejam cumpridas da melhor forma possível e evita erros.

É o contador que vai ajudar você a formular o Contrato Social da empresa e apresentá-lo aos órgãos competentes, além de ajudar a providenciar todas as licenças necessárias junto à Prefeitura para que o seu consultório possa funcionar.

Além disso, o contador é o profissional indicado para ajudar o dentista em suas declarações de impostos, garantindo que todas as obrigações sejam cumpridas. Erros na declaração ou no pagamento das taxas podem trazer consequências graves, como multas que podem até inviabilizar as atividades da empresa.

Abra sua PJ com a gente, conheça a Agilize!

Agora que você já tirou a sua dúvida se dentista pode ser MEI, que tal abrir a sua empresa de outro modelo? Nós somos a Agilize, uma empresa de contabilidade online que está do lado do empreendedor. 

O nosso objetivo é ajudar você a manter a saúde financeira do seu negócio, independentemente do tamanho, tanto por meio dos nossos conteúdos gratuitos como com a prestação de serviços de contabilidade.

Nós também podemos ajudar você a abrir empresa. Solicite um orçamento e receba uma proposta personalizada para o seu negócio! Você vai receber tudo bem explicadinho, com prazos, valores, benefícios e tudo o mais.