O que é e como calcular ticket médio no seu negócio?

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Se você quer saber como calcular ticket médio, certamente já entendeu que esse é um dos indicadores mais importantes para o setor de vendas de uma empresa. Ele ajuda a entender quanto cada cliente representa no faturamento, e essa informação pode ser muito importante na hora de pensar em estratégias comerciais.

Aqui neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre ele e sua importância, além, é claro, de saber como calcular ticket médio. E, no final, ainda vai conferir as dicas dos nossos especialistas para aumentar esse indicador!

  1. O que é ticket médio mesmo?
  2. Como funciona o ticket médio?
  3. Qual a importância do ticket médio?
  4. Como analisar o desempenho do ticket médio da sua empresa
  5. Quando analisar o ticket médio?
  6. Qual o ticket médio ideal?

O que é ticket médio mesmo?

O ticket médio é o valor gasto, em média, por cada cliente de uma empresa. Como já falamos aqui, ele é um indicador de desempenho muito importante, pois permite analisar o desempenho do setor de vendas e ajuda a planejar estratégias futuras.

Um ponto importante sobre ele é que é indicado que seja calculado com base no histórico de vendas da empresa, e não somente em vendas isoladas. Dessa forma, é preciso ter um valor mais realista, que realmente consiga representar o andamento dos negócios.

Como funciona o ticket médio?

O ticket médio é um indicador bastante flexível, pois pode ser calculado com base em diferentes períodos, de acordo com a necessidade da gestão. Você pode calcular tanto o ticket médio de um dia como de um ano, ou até mesmo de toda a história da empresa.

Essa é, inclusive, uma forma de descobrir as sazonalidades do seu negócio, entendendo em quais períodos a empresa vende mais e em quais épocas precisa de mais esforços para alcançar bons resultados.

Uma loja de brinquedos, por exemplo, provavelmente vai ter um ticket médio maior no período de Dia das Crianças e nas festas de final de ano do que em março ou abril.

Como calcular ticket médio?

A notícia boa é que calcular o ticket médio é muito fácil:

  • Escolha o período que você quer analisar, como um mês ou um ano, por exemplo;
  • Some os valores de todas as vendas feitas nesse período;
  • Divida o total de vendas pela quantidade de clientes que fizeram compras.

Pronto! O resultado dessa divisão é o ticket médio do período, ou seja, o valor médio gasto por cada um desses clientes no período selecionado.

Qual a importância do ticket médio?

O ticket médio é uma métrica que funciona como um termômetro das vendas da empresa, sabendo sobre o crescimento das vendas, assim como se sua queda deve ser um sinal de alerta.

E, como você já sabe, com base nesses resultados é possível entender se as ações planejadas estão trazendo os resultados esperados ou perceber se é necessário mudar os planos. Conhecer o ticket médio, portanto, é muito importante para o planejamento estratégico do setor comercial!

Entender como calcular ticket médio também ajuda o gestor a conhecer melhor o seu negócio, especialmente em relação a sazonalidades. Além do exemplo da loja de brinquedos, podemos citar muitos outros, como o de uma papelaria, onde é normal que o ticket médio seja maior no início e no meio do ano, no período de volta às aulas.

Há também o exemplo do restaurante, que certamente tem um ticket médio maior na semana do Dia das Mães do que nas demais semanas do mês de maio!

Como analisar o desempenho do ticket médio da sua empresa

Você já viu aqui que o ticket médio pode variar ao longo do ano, indicando a sazonalidade de cada negócio. Mas também é importante dizer que ele pode variar muito de um negócio para outro!

O ticket médio de uma concessionária de carros, por exemplo, vai ser muito maior do que o de uma sorveteria. 

Então, além de saber como calcular ticket médio, é preciso ainda considerar o contexto de cada negócio para fazer a sua análise. Ainda que a concessionária tenha o ticket médio mais alto, a sorveteria pode ser um negócio muito mais lucrativo. Afinal, não basta analisar o valor médio das vendas para entender como andam os negócios, certo?

O ideal, então, é analisar o ticket médio em conjunto com outros indicadores. Esses são alguns deles:

  • Taxa de conversão: é a porcentagem de visitantes que fazem uma compra;
  • Custo de Aquisição do Cliente (CAC): indica quanto a empresa investe para conseguir converter um novo cliente;
  • Churn Rate: taxa de clientes que cancelam um serviço ou deixam de comprar na empresa;
  • Lifetime Value: é o valor total que um cliente gasta durante todo o seu tempo comprando com a empresa.

E quando analisar o ticket médio?

O período de análise do ticket médio depende do tipo de negócio e dos objetivos do gestor com esse cálculo. Mas, de modo geral, é recomendado manter um cálculo mensal.

Assim é possível acompanhar de perto essa métrica e tomar as providências necessárias assim que se perceber que o indicador está diminuindo. A frequência mensal também ajuda a conhecer melhor o negócio, entendendo a sua sazonalidade, como já explicamos aqui.

E além de comparar o ticket médio entre os meses, também é interessante comparar o resultado de um mês com o resultado dos mesmos meses em anos anteriores! Isso porque, muitas vezes, o resultado mais baixo em um determinado mês não indica necessariamente um problema — ele pode estar relacionado ao período!

Outras frequências

Fazer a análise mensal do seu ticket médio não quer dizer que você não pode também fazer outras avaliações. Em determinados períodos, uma análise semanal pode ser interessante — como no exemplo que demos sobre o restaurante no mês de maio, em que uma análise semanal pode trazer bons insights.

Para quem trabalha no varejo, até mesmo uma análise diária pode ser importante, especialmente em períodos de muita movimentação, como no Natal, por exemplo.

Mais uma vez, essa definição vai depender do contexto da sua empresa e do objetivo da gestão para cada análise!

Qual o ticket médio ideal?

Lendo até aqui, você já deve ter percebido que não existe uma resposta para esta pergunta. O ticket médio pode variar muito de um negócio para o outro, como no exemplo que demos comparando uma concessionária de carros com uma sorveteria. O ticket médio muito mais alto da concessionária, por si só, não indica que esse é um negócio mais lucrativo do que a sorveteria.

Ou seja, o ticket médio ideal depende muito do tipo de negócio, do seu contexto e da sazonalidade. por isso é tão importante calculá-lo com frequência e estar sempre comparando o resultado com valores anteriores — assim, aos poucos, você consegue descobrir o ticket médio ideal do seu próprio negócio!

Mas já que estamos falando sobre isso, vamos trazer aqui um dado interessante que pode servir como base para comparação: o ticket médio do e-commerce brasileiro foi de R$ 492,38 no primeiro trimestre de 2024. Isso quer dizer que cada consumidor que fez compras online nesse período gastou, em média, esse valor.

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Margem de lucro e sua relação com ticket médio

Lembra que a gente falou que, ainda que a concessionária tenha um ticket médio mais alto, a sorveteria pode ser mais lucrativa? Isso acontece porque a margem de lucro, que também é um indicador de desempenho, tem uma relação muito próxima ao ticket médio. 

A margem de lucro é definida como a porcentagem de lucro obtida por uma empresa em relação ao seu faturamento. Ou seja, quando de lucro ela obtém a cada real de receita gerado.

A sorveteria pode ter uma margem de lucro muito maior do que a concessionária! Tudo depende dos custos e despesas de cada empresa.

Conhecer a margem de lucro é essencial para aumentar o ticket médio, e é importante ter em mente que cada produto pode ter a sua própria margem de lucro. Para calcular esse indicador, basta dividir o lucro pela receita total.

Estabelecer um percentual de margem de lucro deve ser o primeiro passo na hora de planejar ações para aumentar o ticket médio do negócio.

Como aumentar o ticket médio da empresa? Algumas dicas dos nossos especialistas

Se depois de calcular o ticket médio você chegar a um resultado menor do que o esperado, é hora de sentar e planejar algumas ações para fazer esse indicador crescer. Para ajudar nessa missão, pedimos para os nossos especialistas darem algumas dicas:

  • Aumente o seu mix de produtos ou serviços: assim, você aumenta as chances de o seu cliente ter vontade de comprar mais itens;
  • Ofereça combos de produtos: sabe a sorveteria? Ela pode aumentar o ticket médio dela oferecendo uma garrafa de água junto com o sorvete com um pequeno desconto;
  • Dê descontos progressivos: se o desconto aumenta de acordo com a quantidade de itens comprados, isso aumenta as chances de o seu cliente levar mais coisas;
  • Faça cross sell: ofereça produtos relacionados ao que o cliente está comprando — assim ele tem uma melhor experiência e você consegue aumentar o seu ticket médio.

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Além de saber como calcular ticket médio e analisar esses resultados, é muito importante que você, como empresário, esteja de olho em outros indicadores, especialmente aqueles relacionados à saúde financeira da empresa.

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