Veja a melhor forma de como fazer um orçamento para cliente!
A depender do tipo de serviço que você oferece, os clientes em potencial vão solicitar um orçamento antes de fechar negócio. E essa é uma grande oportunidade que você tem de apresentar melhor o seu trabalho e já mostrar um pouco do seu atendimento, sabendo como fazer orçamento para cliente de forma detalhada.
É por isso que saber como fazer um orçamento para cliente é tão importante!
Aqui neste artigo, vamos falar sobre isso — você vai entender a importância de entregar uma proposta clara e bem organizada, além, é claro, de conferir o passo a passo e todas as nossas dicas para fazer isso.
Boa leitura!
- Entenda a importância de fazer um bom orçamento para cliente
- Quais informações um orçamento para cliente precisa ter?
- Como fazer um orçamento para cliente? Veja o passo a passo!
- Qual a melhor forma de apresentar o orçamento para o cliente?
- O que fazer depois de enviar o orçamento?
- Veja alguns modelos de orçamento para cliente
Entenda a importância de fazer um bom orçamento para cliente
O orçamento é uma proposta prévia com os produtos ou serviços que você irá oferecer, os custos de cada um e o valor final de tudo isso.
Para o cliente, isso é fundamental para que ele possa entender exatamente quanto vai gastar com a contratação e comparar os preços cobrados por diferentes empresas.
Mas, na prática, o orçamento vai muito além de apresentação de preços. Afinal, esse é um dos primeiros pontos de contato do cliente com a empresa, que pode aproveitar a oportunidade para mostrar ao cliente em potencial como é organizada, objetiva e atenciosa. Você já tinha pensado nisso?
Essa é uma das primeiras oportunidades que a empresa tem para encantar o público, trazendo uma proposta com valores, detalhes do serviço, formas de pagamento e outras informações que passam credibilidade e agregam valor ao que está sendo oferecido.
Aproveite e fique por dentro de outros assuntos contábeis, fiscais e de gestão da sua empresa em nossa newsletter. Inscreva-se no formulário e receba diretamente em seu e-mail.
Quais informações um orçamento para cliente precisa ter?
Para que um orçamento tenha esse poder de encantar o cliente desde o primeiro contato, ele deve ser bem organizado e completo.
Você pode colocar no documento quantas informações quiser, mas algumas não podem ficar de fora. São elas:
- identificação da empresa que está oferecendo o serviço;
- dados do cliente interessado;
- data de criação do orçamento;
- data de validade da proposta;
- formas de contato com a empresa para que o cliente dê retorno ou tire dúvidas (e-mail, telefone, redes sociais, etc);
- descrição dos produtos e serviços;
- valor unitário e valor total;
- prazos de entrega;
- formas de pagamento;
- local de retirada ou taxas de entrega, se for o caso.
Como fazer um orçamento para cliente? Veja o passo a passo!
Agora vamos partir para a prática? A seguir, preparamos um passo a passo para que você saiba como fazer um orçamento para cliente!
Entenda as necessidades do cliente
Esse é o primeiro ponto é um dos mais importantes, afinal, para saber o que oferecer no seu orçamento, você precisa saber exatamente do que o seu cliente precisa.
A depender do que você venda, o cliente já vai chegar com uma resposta. Mas também pode ser que o cliente precise de orientações quanto a isso — ou seja, você precisa indicar quais serviços, dentre aqueles que oferece, podem ajudá-lo a solucionar um problema.
A nossa dica é que, antes de criar o orçamento, você marque um bate papo com o cliente. Assim, poderá entender as suas expectativas e necessidades e criar uma proposta personalizada.
Essa também é uma chance de você mostrar como oferece um atendimento atencioso e gentil, além de se posicionar como uma autoridade na sua área.
Saiba quanto cobrar
Depois de definir quais serviços ou produtos são os mais indicados para a situação, você deve definir os preços a serem cobrados por cada um deles.
Uma possibilidade aqui é criar pacotes de serviços para que o cliente escolha aquele que melhor atende às suas necessidades. Você pode criar um pacote mais simples, um intermediário e um mais completo!
Se você não puder oferecer um preço fixo, o que pode ser o caso a depender do tipo de produto ou serviço que você vende, faça uma estimativa. Só não deixe de deixar isso claro na proposta, para que o cliente não tenha uma surpresa desagradável lá na frente!
Monte o seu documento
Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a criar o seu documento. Ele pode ter vários formatos — desde uma simples planilha até uma apresentação bem completa. Isso vai depender do que você está vendendo e da quantidade de informações que você tem para colocar no documento.
A nossa dica aqui é que você não economize esforços! Um orçamento bem apresentado pode fazer toda a diferença na decisão de compra do cliente e ser um grande diferencial.
Você pode ter um ou mais modelos prontos, com as cores e a logo da sua empresa, e preencher cada um a depender daquilo que está oferecendo para cada cliente em potencial.
Dessa forma, economiza tempo sem deixar de enviar um documento bonito e organizado!
Envie o orçamento
O próximo passo é enviar o orçamento para o seu cliente. Você pode fazer isso por e-mail, em uma videochamada ou até mesmo fisicamente, em um encontro presencial.
Mais uma vez, a opção ideal depende do tipo de produto ou serviço que você está oferecendo!
Qual a melhor forma de apresentar o orçamento para o cliente?
Agora que você já sabe como fazer um orçamento para cliente, deve estar se perguntando qual a melhor forma de fazer a apresentação. Existem algumas possibilidades, como já falamos aqui, e a resposta é que depende!
A depender do seu tipo de negócio, pode ser mais interessante apresentar pessoalmente. Esse é o caso de escritórios de arquitetura, por exemplo, quando você, junto com o orçamento, já pode apresentar algumas ideias para a construção ou reforma.
Você também pode agendar uma videochamada com o seu cliente e apresentar o documento em tempo real, falando mais um pouco sobre cada serviço oferecido oferecido e apresentando os valores.
A grande vantagem dessas duas opções é que você pode passar credibilidade para o cliente e mostrar segurança, além de tirar todas as suas dúvidas ali na hora.
Mas se você não tem segurança para fazer isso ou acha que o cliente se sentirá mais à vontade conferindo o orçamento com privacidade, você pode enviá-lo por e-mail!
Se esse for o caso, não deixe de escrever um texto de apresentação e pedir que a pessoa confirme o recebimento, para você ter certeza de que o documento foi entregue. E não deixe de se colocar à disposição para tirar quaisquer dúvidas que a pessoa possa vir a ter!
O que fazer depois de enviar o orçamento?
Depois de enviar o seu orçamento, você deve fazer o chamado follow up de vendas, que nada mais é do que um acompanhamento para saber o que o cliente achou e ter um retorno sobre a contratação.
Essa é uma parte considerada chata por algumas pessoas, mas que é muito importante para que o cliente saiba que você está disponível e que aguarda um retorno.
É comum que o cliente suma depois de receber o orçamento, infelizmente. Isso pode acontecer por diversos motivos — ele recebeu outra proposta mais interessante, não pode pagar o valor sugerido, ficou com dúvidas e não entrou em contato para tirá-las, etc.
Por isso é tão importante que você entre em contato depois de alguns dias caso o cliente não tenha te procurado. pergunte o que achou, se ficou tudo claro e se ele tem alguma pergunta.
É importante que você entenda quais são as objeções que ele tem para que possa contorná-las. E, se não for possível fazer isso, você pode usar essas informações para melhorar o seu processo de vendas, fazendo diferente nas próximas oportunidades.
E aqui a gente não pode deixar de chamar atenção para um ponto muito importante, que é o momento de parar de fazer o follow up. Se o cliente já deixou claro que não quer fechar, pare de insistir. Afinal, você não quer chatear o cliente e estragar uma futura oportunidade de negócio, não é mesmo?
Veja alguns modelos de orçamento para cliente
Como você viu, existem diversas possibilidades de formatos e modelos que você pode usar na hora de fazer um orçamento para cliente.
Conheça algumas!
Tabela
Uma das formas mais simples de apresentar um orçamento é montar uma tabela com as descrições em uma coluna e os valores na outra.
Documento por extenso
A depender do serviço que você oferece, a melhor opção pode ser escrever um documento por extenso, com as descrições e, no final, o valor cobrado e as opções de pagamento.
Apresentação
Na maioria dos casos, o mais indicado é fazer uma apresentação completa, com várias páginas. Assim, você consegue falar mais sobre a empresa, apresentar outros serviços e criar um documento mais detalhado.
Conheça a Agilize!
Depois de fechar negócio enviando um orçamento bem feito completo, você vai precisar contar com uma empresa de contabilidade para ajudar você a organizar melhor as suas finanças e manter a sua empresa funcionando conforme a lei.
O Brasil tem um sistema tributário complexo e, para evitar erros que podem gerar problemas com a Receita Federal, a melhor opção é ter auxílio profissional.
Nós somos a Agilize, a primeira empresa de contabilidade online do Brasil, e, desde 2013, já ajudamos mais de 20 mil empresas a manter em dia as suas obrigações perante as autoridades fiscais. O nosso time conta com especialistas super experientes que estão sempre a postos para tirar todas as suas dúvidas!
Além disso, você acompanha tudo o que acontece com a contabilidade da sua empresa pela nossa plataforma, que é super fácil de usar e traz todas as informações com muita transparência e sem termos difíceis.
Para saber como podemos ajudar, é só preencher o formulário abaixo! Você vai receber um orçamento do jeitinho que nós ensinamos a fazer: com tudo muito bem explicado, valores, formas de pagamento e, o melhor de tudo, personalizado de acordo com as necessidades do seu negócio!