Contabilidade para agência de publicidade: importância e como escolher
Se você tem ou pensa em ter uma agência de propaganda, não pode deixar de dar uma atenção especial à contabilidade. Ela é essencial para qualquer negócio e garante que tudo esteja funcionando conforme a legislação, para que a empresa não tenha nenhum tipo de problema com a Receita Federal.
Aqui neste artigo, você vai entender como a contabilidade para agência de publicidade é importante e quais são as suas funções, além de conhecer as principais obrigações que esse tipo de empresa precisa cumprir.
Ah, e as dicas que estamos dando aqui também servem para quem atua na área como freelancer, ok? Afinal, para ter credibilidade no mercado e economizar com o pagamento de impostos é importante abrir uma empresa e ter um CNPJ!
Vamos lá?
O que faz uma agência de publicidade?
A agência de publicidade é uma empresa que fica responsável por criar e desenvolver campanhas para marcas. Isso inclui diversos projetos de comunicação, desde anúncios em meios de comunicação até a produção de conteúdo para redes sociais.
Muitas vezes, as agências também criam toda a identidade visual da empresa, cuidam da sua comunicação interna e planejam ações promocionais e eventos de divulgação.
Mas para ter sucesso no mercado não basta oferecer um bom serviço. É preciso também cuidar de todos os outros setores da empresa, como o comercial, o financeiro, e, claro, a contabilidade da agência de propaganda, que é o tema central deste artigo.
Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.
Quais são as vantagens da contabilidade online para agência de publicidade?
Contar com o serviço de um escritório de contabilidade é obrigatório para publicitários freelancers e agências. Sem esse serviço, a empresa não consegue cumprir todas as suas obrigações fiscais e contábeis e pode receber penalidades como multas e até mesmo o encerramento do CNPJ, além da prisão dos seus sócios, em casos de sonegação mais graves.
Mas o papel da contabilidade vai além do cumprimento das obrigações. Veja algumas vantagens de ter um bom contador como parceiro:
- Simplicidade na gestão tributária: o contador vai escolher você a tomar as decisões mais vantajosas para a empresa, o que pode resultar na economia de dinheiro na hora de pagar os seus impostos sem deixar de cumprir nenhuma lei;
- Transparência nas informações: você tem acesso fácil e imediato a todas as informações sobre a contabilidade da sua empresa;
- Assertividade na tomada de decisões: com esses dados em mãos, você poderá tomar decisões estratégicas de forma muito mais inteligente;
- Segurança: a contabilidade online garante a segurança dos seus dados e faz backups frequentes de todos os documentos, o que também ajuda você a economizar espaço físico na sua agência.
Publicitário pode ser MEI?
Essa é uma das principais dúvidas de quem quer saber mais sobre contabilidade para agências de publicidade, afinal, esse modelo de empresa é mesmo muito vantajoso. O MEI tem a baixa carga tributária e pouca burocracia como principais características, mas, infelizmente, quem é publicitário não pode ser MEI.
Isso acontece porque um dos critérios para abrir um CNPJ nesse modelo é prestar um serviço de natureza comum, que é aquele que não exige formação específica — o que não é o caso da Publicidade.
Por isso, se você quer abrir uma agência de propaganda ou se formalizar para prestar serviço como freelancer, deve escolher outra natureza jurídica. Para quem empreende sozinho, a melhor opção é Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), enquanto a Sociedade Limitada (LTDA) é a opção mais comum para quem tem sócios.
Saiba quais são as principais obrigações para empresas e profissionais de publicidade
As obrigações fiscais e tributárias da agência de publicidade dependem da natureza jurídica da empresa e do regime tributário escolhido. Independentemente de qualquer coisa, toda agência vai precisar emitir notas fiscais para os serviços prestados e fazer a apuração e o devido pagamento de impostos.
Além disso, a empresa pode ter outras obrigações, que, em geral, têm o objetivo de prestar esclarecimentos sobre as suas atividades para as autoridades fiscalizadoras.
Essas são as principais obrigações das empresas enquadradas no Simples Nacional, regime tributário que costuma ser o mais vantajoso para agências de publicidade:
- Emissão de notas fiscais a cada serviço prestado;
- Pagamento mensal dos impostos, que são proporcionais ao faturamento;
- Escrituração fiscal;
- Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – DEFIS;
- Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – DIRF;
- Relação Anual de Informações Sociais – RAIS;
- entre outras.
Como abrir uma empresa de publicidade?
Se você ainda não abriu a sua agência ou quer atuar como freela e ainda não se formalizou, saiba que o primeiro passo é contratar uma empresa de contabilidade de confiança.
Você já sabe o quanto a contabilidade online agrega nos processos internos da sua empresa, bem como facilita na sua tomada de decisão. Porém, chegou a hora de conhecer alguns dos diferenciais que esse serviço poderá trazer na abertura do seu empreendimento:
- Definição do CNAE;
- Elaboração do Contrato Social;
- Escolha do Formato Jurídico;
- Planejamento Financeiro.
Definição do CNAE
A obtenção do seu Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE) será primordial para a sua Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Tudo isso será imprescindível para realização do seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, consequentemente, abertura da sua empresa.
E sem a expertise de um serviço de contabilidade online, você poderá dificultar esse processo e pagar muito caro por isso.
Escolha do Formato Jurídico
A escolha do formato jurídico da sua agência vai fazer toda a diferença no futuro do negócio, já que isso define a forma como a empresa é tributada e quais normas precisará seguir para se manter em dia com as autoridades.
Elaboração do Contrato Social
O Contrato Social funciona como a certidão de nascimento da sua empresa, trazendo todas as informações sobre ela e as regras que devem ser seguidas pelos sócios, além das responsabilidades de cada um. Por isso é muito importante que ele seja claro e muito bem-elaborado!
Planejamento Financeiro
Tenha o suporte necessário para o seu empreendimento ao realizar um planejamento financeiro para a sua empresa, pois, assim, levará em conta o seu custo de oportunidade frente aos contextos apresentados ao longo do tempo.
Conte com a Agilize!
Aqui na Agilize, a gente está ao seu lado em todas as etapas do processo, desde a abertura da sua agência de publicidade até a execução das tarefas rotineiras de contabilidade, como a apuração de impostos e o envio das declarações obrigatórias.
O nosso time tem especialistas experientes nessa área, que estão sempre atualizados sobre as mudanças na legislação e disponíveis para tirar todas as suas dúvidas — nós somos famosos pelo nosso bom atendimento e temos excelentes níveis de satisfação!
Quer receber uma proposta personalizada para a sua agência? Então é só preencher o formulário abaixo!