Tendências de mercado: o que são, como identificar e as 10 principais para 2023
Todo ano você se depara com listas de tendências de mercado e não sabe exatamente o que elas são, para que servem e como são identificadas?
Bom, você chegou a mais um conteúdo com um top 10 de tendências de mercado para os próximos anos, mas a diferença é que aqui, antes de falarmos sobre cada uma delas, vamos explicar algumas coisas que vão facilitar o seu entendimento.
Vamos começar falando o que são tendências de mercado e como elas podem ajudar a sua empresa a conquistar cada vez mais espaço no seu nicho. Depois, vamos trazer um passo a passo de como identificá-las — assim, além de conferir a nossa lista de tendências, você pode passar o próximo ano de olhos abertos para o comportamento do mercado e identificar as tendências para a sua área antes de todos!
Vamos lá?
- Entenda o que é tendência de mercado
- Saiba como identificar tendências de mercado
- Conheça as 10 principais tendências de mercado para 2023
Entenda o que é tendência de mercado
Tendências de mercado são novos hábitos de consumo que guiam novos caminhos a serem explorados pelas empresas que desejam crescer. Elas funcionam como pistas a serem seguidas por empreendedores para adaptar as suas ações às preferências do público.
Porém, é preciso deixar claro que seguir uma tendência não é sinônimo de sucesso. Afinal, o comportamento do consumidor está em constante evolução e as tendências podem ser passageiras.
É por isso que Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, divide as tendências em três categorias:
- Modismos: são tendências de curta duração e de significado relevante. Alguns exemplos são peças de roupas que todo mundo usa em uma determinada época e logo depois são esquecidas, ou o “boom” de temakerias que diversas cidades viveram há alguns anos atrás;
- Tendências: a tendência é uma pista de como será o futuro e indica comportamentos que podem se manter por um período maior de tempo;
- Megatendências: são tendências de abrangência maior, que podem gerar grandes mudanças econômicas, sociais e tecnológicas. Elas se formam mais lentamente e também duram mais tempo.
Quando você identifica uma tendência, é preciso analisá-la para entender em qual categoria se encaixa antes de decidir investir. Para investir em um modismo, por exemplo, é preciso ter agilidade para lançar produtos ou criar estratégias sem perder o timing – afinal, ações lançadas quando o modismo já está em baixa podem fazer apenas a empresa perder tempo e dinheiro.
Já o investimento em uma megatendência exige mais tempo, estudos e planejamento para ações bem estruturadas.
Antes de tomar a decisão, você também deve olhar para dentro do seu negócio e entender quais são os recursos que você tem disponíveis para investir em cada tendência – tanto financeiros como humanos, administrativos e materiais.
Saiba como identificar tendências de mercado
Conhecer as tendências de mercado é essencial para que você possa planejar as ações da sua empresa para os próximos anos e, com isso, criar estratégias cada vez mais acertadas, que sejam condizentes com o seu público e com as expectativas que ele cria sobre os seus produtos e/ou serviços.
É claro que você pode ficar aguardando as listas de tendências de mercado que saem todos os anos e seguir aquelas pistas (inclusive, no final deste artigo trazemos uma lista excelente com as tendências para os próximos anos), mas, se você quiser sair na frente da concorrência, o ideal é manter os olhos abertos a todo momento.
Mas como identificar uma tendência e começar a surfar essa onda antes de todo mundo? É o que a gente vai mostrar agora, passo a passo!
1 – Acompanhe as redes sociais
As redes sociais já fazem parte do dia a dia do público há muitos anos e é por lá que as pessoas compartilham suas experiências e acompanham marcas. Com o surgimento dos influenciadores digitais,esse ambiente se tornou ainda mais propício para quem quer identificar e começar a aproveitar tendências de mercado desde o seu surgimento.
Por isso, o primeiro passo para você que quer identificar as tendências e adaptá-las ao seu nicho de atuação é acompanhar tanto influencers como pessoas anônimas que fazem parte do seu público-alvo e observar o seu comportamento.
2 – Peça feedbacks
Outra forma de descobrir tendências de mercado é buscar essas informações diretamente com os seus consumidores. Parece óbvio, mas nem todo mundo toma essa iniciativa. Ao coletar feedbacks sobre os seus produtos, serviços e atendimento, você entende quais são as expectativas que as pessoas têm em relação ao seu negócio.
É claro que os seus clientes não saberão dizer o que esperam no futuro e nem o que será moda daqui a um tempo, mas as suas experiências e desejos são grandes indicativos de pontos que podem ser melhorados ou melhor explorados daqui para a frente.
3 – Fique de olho na concorrência
Essa é uma dica que você sempre encontra aqui no nosso blog. E nós nunca queremos dizer que você deve simplesmente copiar o que os seus concorrentes estão fazendo, mas observar com olhos críticos e entender quais ações estão dando certo e quais poderiam ser melhor estruturadas.
Assim, você pode ter grandes insights para suas próximas ações, aprender com os erros e acertos de empresas que admira e adaptar sucessos para a realidade do seu negócio.
4 – Faça pesquisas de mercado
Se a sua empresa pode fazer esse investimento, encomende pesquisas para entender melhor o comportamento do cliente. Os resultados desse tipo de levantamento são uma fonte valiosa de informações que servem como base para o seu planejamento, que passa a ser feito com base em dados, e não em suposições.
5 – Analise dados
O marketing orientado por dados já foi uma tendência de mercado e hoje é essencial para as empresas que buscam estratégias certeiras. Por isso, não deixe de analisar números gerados por ferramentas digitais.
Esses dados podem ser encontrados nas suas redes sociais, na sua plataforma de e-mail marketing, no seu CRM ou até mesmo no sistema ERP que você usa no seu negócio. Quanto mais informações você analisa, mais conhecimento tem sobre o seu público e pode usar isso para mapear tendências de mercado do seu nicho.
6 – Acompanhe sites especializados em tendências
E se você não quer ou não pode se dedicar tão ativamente ao mapeamento de tendências de mercado, uma opção interessante é acompanhar sites especializados nesse trabalho. Esse tipo de portal está sempre divulgando dados, estudos, pesquisas e análises, com foco em diferentes setores da economia.
Esses são alguns portais que mais se destacam no acompanhamento de tendências de mercado:
Conheça as 10 principais tendências de mercado para 2023
E como aqui na Agilize a gente sempre quer descomplicar a sua vida, vamos entregar aqui e agora uma lista com as 10 principais tendências de mercado para o próximo ano.
Assim, você pode seguir as nossas dicas de mapeamento ao longo dos próximos meses, mas já consegue começar hoje o seu planejamento estratégico com base em tudo o que vai ver aqui.
1 – Anywhere office
A gente tem certeza que você já ouviu falar em home office, tendência que se consolidou com a chegada da pandemia. Mas você já ouviu falar em anywhere office? Na tradução, a expressão quer dizer algo tipo “escritório em qualquer lugar”.
Ou seja, os trabalhadores vão começar a abrir mão do escritório em casa e começar a usar outros lugares para o trabalho. E aqui estamos falando sobre qualquer lugar mesmo! Pode ser um coworking, uma casa de praia ou até mesmo pontos turísticos ao redor do mundo.
2 – Segurança de dados
Nesses últimos anos muitas empresas sofreram com vazamentos de dados, que prejudicam tanto os seus clientes como a sua imagem perante o mercado. Por isso, a segurança da informação é uma grande tendência para o futuro. Agora, as empresas estão cada vez mais ligadas na necessidade de ter um rigor maior nesse quesito.
Além da segurança dos dados, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) faz exigências sobre a forma como eles são coletados e tratados, além de aplicar duras penalidades às empresas que não seguem as normas.
A adequação à LGPD e o investimento em segurança, portanto, farão parte do dia a dia de praticamente todas as empresas brasileiras!
3 – Metaverso
Você pode não saber exatamente o que é, mas com certeza já ouviu falar em Metaverso. Desde que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, mudou o nome da empresa para Meta e passou a investir ainda mais em realidade virtual e realidade aumentada, o termo vem sendo cada vez mais utilizado no mundo dos negócios.
A ideia é que o metaverso seja um mundo virtual que funciona totalmente online, onde as pessoas poderão morar, estudar, trabalhar, fazer compras e interagir com outras. Parece uma realidade distante e futurista para muita gente, mas grandes empresas já estão investindo no metaverso.
A Nike, por exemplo, já criou alguns modelos de tênis virtuais, assim como a Vans e Balenciaga. Empresas brasileiras, como a Renner e o Banco do Brasil também já criaram ações específicas para o realidades virtuais.
4 – Pautas ESG
ESG quer dizer Environmental, Social em Corporate Governance, ou seja, governança ambiental, social e corporativa. O compromisso com essas pautas é uma grande tendência do mercado, já que as pessoas valorizam cada vez mais empresas que trabalham para diminuir o impacto das suas atividades no meio ambiente.
Alguns exemplos de práticas alinhadas com a agenda ESG são o gerenciamento de resíduos, uso de energias renováveis, diminuição da emissão de gases do efeito estufa, valorização do capital humano, políticas de incentivo à diversidade nas empresas, transparência financeira, práticas anticorrupção, etc.
5 – Diversidade
A diversidade nas empresas também é uma grande tendência e quem deixá-la de lado pode perder grandes oportunidades. De acordo com a consultoria McKinsey & Company, empresas diversas têm alta performance e mais chances de tomar decisões melhores.
Além disso, a inclusão contribui positivamente com a imagem da empresa perante o mercado e ajuda o negócio a causar impactos cada vez mais positivos na comunidade na qual está inserido.
6 – Big Data
Já falamos aqui sobre a tomada de decisão orientada por dados, que é uma forma de criar estratégias mais acertadas e sem suposições. Para isso, o empreendedor deve contar com o Big Data e Data Analytics, que são a coleta, organização e análise de dados em grande escala.
Hoje em dia, é fácil ter acesso a tecnologias que permitem automatizar essas tarefas e entregar relatórios completos em poucos minutos, que podem ser rapidamente analisados e usados como base para as mais importantes decisões da empresa.
A tendência é que cada vez mais dados sejam coletados e analisados, trazendo informações valiosas para negócios de todos os setores.
7 – Infoprodutos
Até algum tempo atrás, os infoprodutos eram novidade no mercado, mas hoje já são consolidados como materiais tão valiosos quanto produtos físicos. E eles continuam sendo uma tendência de mercado para 2023.
Agora, com mais confiança do público, a empresa pode ter ainda mais sucesso na venda de produtos digitais, que já tomam conta dos mais diversos setores, especialmente aqueles que focam na educação à distância.
8 – Saúde
A preocupação com o bem-estar e saúde da população já chegou ao mundo dos negócios e no comportamento dos consumidores. Hoje, as pessoas estão mais atentas à composição dos produtos, principalmente os alimentícios, e se preocupam com o impacto que a sua produção causa no meio ambiente.
Além disso, dispositivos tecnológicos que podem ser usados como acessórios, como é o caso dos smartwatches, trazem cada vez mais recursos de monitoramento de saúde.
A saúde mental também é uma pauta muito importante. Além de ser valorizada dentro das empresas, o público vem buscando produtos e serviços voltados para o seu bem-estar emocional, o que pode ser uma grande oportunidade de negócio.
9 – Delivery
O delivery deixou de ser uma comodidade para quem pede uma pizza em casa no domingo e virou uma tendência de mercado para empresas de vários segmentos. Hoje em dia, a entrega de produtos à domicílio deve fazer parte da estratégia de venda de todas as empresas e ser considerada na hora de pensar na experiência do cliente.
10 – Assistência digital por voz
As assistentes virtuais, como Siri e Alexa, estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas. Hoje em dia, as pessoas costumam fazer pedidos simples a esses assistentes, como previsões do tempo, ligações ou músicas.
No entanto, a tendência é que esses pedidos se tornem cada vez mais complexos e as empresas precisam estar preparadas para isso. A ideia é que, em pouco tempo, seja possível reservar uma mesa no seu restaurante preferido usando a Alexa ou a Siri, ou até mesmo fazer pedidos de refeições e supermercado delivery.
Conheça a Agilize!
A Agilize é entusiasta do empreendedorismo e a primeira empresa de contabilidade online do Brasil. Desde a nossa criação, em 2013, estamos sempre de olho nas tendências de mercado. É por isso que oferecemos para os nossos clientes as melhores experiências e um serviço que é conhecido por ser incrível!
Aqui, nós levamos a sério a missão de descomplicar a contabilidade para empreendedores. Temos um time de especialistas que está sempre a postos para tirar as suas dúvidas e uma plataforma tecnológica desenvolvida especialmente para que você possa acompanhar tudo o que acontece na contabilidade da sua empresa, de qualquer lugar do mundo!
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