Celular seguro: veja o que é e como funciona o novo app Federal

celular-seguro

Se você acompanha as notícias e as redes sociais, já deve ter ouvido muitos casos de perdas financeiras decorrentes de roubos de celular. O país tem um volume grande de roubos — a média é de 2.738 roubos por dia, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Além de venderem os celulares roubados, os bandidos muitas vezes conseguem acesso às contas bancárias dos donos dos aparelhos, o que aumenta ainda mais o prejuízo.

Pensando em combater esse tipo de crime, o governo lançou, no final de 2023, o App Celular Seguro, que bloqueia todas as funcionalidades dos aparelhos após a notificação de roubo ou perda.

Quer saber mais sobre isso? Continue lendo que a gente explica tudo e mostra como usar!

  1. O que é o App Celular Seguro?
  2. Como ele funciona?
  3. Por que o celular da sua empresa deve ter esse aplicativo?
  4. Como usar o App Celular Seguro?

O que é o App Celular Seguro?

O aplicativo Celular Seguro é uma ferramenta lançada pelo Governo Federal em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O seu objetivo é combater o crime de roubo de celulares no Brasil, evitando o acesso dos bandidos aos dados das vítimas e a revenda dos aparelhos roubados.

Com poucos cliques, a vítima consegue bloquear totalmente o aparelho, transformando o celular roubado em um “pedaço inútil de metal”.

Isso é possível por causa da parceria entre o sistema, os bancos e as operadoras de telefonia móvel, que garantem um bloqueio rápido e efetivo.

Antes de continuar, aproveita e já se inscreve em nossa newsletter para ter todas as informações sobre o mundo empreendedorismo.

Como ele funciona?

O App Celular Seguro faz o bloqueio por meio do IMEI de cada aparelho. O funcionamento é bem simples: o usuário deve instalar o aplicativo no seu celular e fazer o cadastro, indicando o modelo do seu aparelho, número de série, operadora, número do telefone e IMEI.

Caso o celular seja roubado, é possível acessar o sistema por um computador ou por outro celular, fazer login usando os dados da sua conta gov.br e registrar a ocorrência.

Também é possível registrar um contato de confiança e pedir a essa pessoa que faça o bloqueio usando o seu próprio aparelho ou acessando o site por um computador.

Assim que a ocorrência for registrada, o app Celular Seguro vai gerar um número de protocolo e emitir um alerta para que as instituições bancárias e a operadora de celular realizem as suas ações de proteção.

Por que o celular da sua empresa deve ter esse aplicativo?

Se você, empresário, usa o seu celular pessoal ou o celular corporativo para movimentar as contas bancárias da empresa, é essencial que faça esse processo para deixar o seu negócio mais seguro.

Assim, você garante que o prejuízo da perda ou roubo desse celular se limite ao valor do aparelho, evitando que os bandidos tenham acesso a contas bancárias, e-mail e outras informações sensíveis sobre o seu negócio.

Como usar o App Celular Seguro?

Agora que você já sabe o que é o aplicativo Celular Seguro e como ele pode ajudar você a proteger a sua empresa, veja o passo a passo para utilizá-lo!

Download

O aplicativo está disponível tanto para Android como para iOS. Para baixá-lo, basta buscar por “Celular Seguro” na sua loja de aplicativos.

Login

Você deve fazer o login usando os dados da sua conta gov.br — e esses mesmos dados devem ser usados caso seja necessário abrir uma ocorrência no futuro.

Ao entrar no aplicativo, você deve ler e concordar com os Termos de Uso e Privacidade.

Registro do aparelho

Na página inicial, você vai encontrar três opções: registrar telefone, pessoas de confiança e registrar ocorrência.

O primeiro passo é registrar o seu aparelho, preenchendo os campos com as informações solicitadas — entre elas o IMEI.

Depois, você deve cadastrar as pessoas de confiança, que são aquelas que, em caso de perda ou roubo, poderão abrir ocorrências em seu nome. Você vai precisar informar nome, CPF, telefone e e-mail das pessoas escolhidas.

Como ter mais segurança na sua empresa?

Além de baixar o Celular Seguro para evitar a invasão das suas contas digitais, existem ainda outras medidas que você pode tomar para deixar o seu negócio mais seguro. Veja algumas!

Armazenamento em nuvem

Com o armazenamento em nuvem, você pode ter acesso a todos os seus documentos de qualquer dispositivo com acesso à internet, Assim, caso algum dos aparelhos seja roubado, você não perde o acesso a nenhum arquivo ou dado importante.

Separe as contas pessoais da empresa

Dessa forma, além de gerenciar melhor as suas finanças, você evita que a invasão de uma conta prejudique a outra, caso isso aconteça. Também é importante separar os aparelhos utilizados para gerenciar as contas — tenha um para uso pessoal e outro para uso corporativo!

Tenha uma reserva de segurança

Nem sempre as empresas têm uma reserva de emergência, principalmente as menores. Mas isso é importante para situações de emergência e momentos de crise. 

De preferência, guarde esse valor em uma conta bancária separada. Assim, caso uma delas seja invadida, você ainda pode contar com a outra.

Conheça a Agilize!

Você sabia que contar com uma contabilidade de confiança também é uma forma de deixar as finanças da sua empresa mais seguras? O trabalho da contabilidade vai além da apuração de impostos e pode ajudar você a ter uma carga tributária menor e a tomar decisões mais inteligentes sobre os próximos passos do negócio.

Quer saber como podemos ajudar? É só clicar no botão abaixo que nós vamos enviar uma proposta personalizada!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Confira as principais tendências de negócios para 2024
  2. Moeda digital brasileira: entenda o que é a Drex e o impacto no mercado
  3. O que é assessoria contábil e como contratar esse serviço?