Teste de Fit Cultural: o que é e como desenvolver em 4 passos

recrutadoras aplicando o teste de fit cultural

Contratar pessoas para o seu time não é uma tarefa simples. É preciso avaliar uma série de fatores antes de escolher o candidato ideal, como conhecimentos técnicos, habilidades comportamentais e o fit cultural com a empresa.

O fit cultural acontece quando os valores do candidato estão alinhados aos da organização e a sua personalidade indica que ele vai se adaptar facilmente à cultura organizacional da empresa. 

Esse alinhamento é verificado por meio do teste de fit cultural, que vai conhecer melhor aqui neste artigo! Continue lendo para entender o que é o teste, como ele é feito e qual a sua importância no processo de contratação de novos talentos!

  1. Saiba o que é o teste de fit cultural
  2. Entenda como funciona o teste de fit cultural
  3. Conheça os benefícios do teste de fit cultural para a sua empresa
  4. Passo a Passo: como desenvolver e aplicar o teste de fit cultural
  5. Veja alguns exemplos de perguntas norteadoras para o teste de fit cultural
  6. Descubra o que a contabilidade tem a ver com a contratação

Saiba o que é o teste de fit cultural

Teste de fit cultural é uma série de avaliações e metodologias aplicadas a um processo seletivo para que a empresa possa verificar se o candidato em questão tem valores e personalidade alinhados à cultura organizacional da empresa.

Entenda como funciona o teste de fit cultural

Existem algumas formas de entender se um candidato tem fit cultural com a empresa. O mais comum é por meio de perguntas — e no final deste conteúdo você encontra uma lista com algumas perguntas para o processo seletivo!

No entanto, é possível também analisar o fit comportamental por meio de dinâmicas e testes de personalidade.

A seguir, listamos alguns dos testes mais comuns:

  • Teste DISC: a metodologia criada em Harvard avalia quatro fatores comportamentais de um candidato — dominância, influência, estabilidade e conformidade;
  • Teste de Perfil STAR: o teste funciona como uma entrevista, na qual é apresentada para o candidato uma situação real para que ela diga como reagiria;
  • Big Five: essa é uma das metodologias consideradas como as mais completas do mercado e ajuda a colher informações sobre cinco fatores comportamentais diferentes do candidato — necessidade de estabilidade, extroversão, originalidade, consolidação e acomodação;
  • Grit Scale: esse teste traz informações sobre aspectos emocionais, avaliando questões como paixão, interesse, resiliência, motivação e determinação.

Conhça os benefícios do teste de fit cultural para a sua empresa

O fit cultural vem se destacando nos últimos anos como uma questão fundamental para  contratações bem-sucedidas. Isso porque, quando ele acontece, o clima organizacional tende a ser mais positivo, assim como os resultados do trabalho desenvolvido.

E ele não é importante somente para a empresa que está contratando, mas também para o profissional — afinal, ninguém se sente bem trabalhando em um ambiente que não considera amigável. Para que haja o fit, ambas as partes precisam estar alinhadas!

Assim, o teste de fit cultural vem sendo considerado um importante passo no recrutamento de talentos por trazer uma série de benefícios!

Contratações mais acertadas

Muitas empresas já passaram por isso — na hora da entrevista, a pessoa parece maravilhosa. No entanto, quando ela começa a trabalhar, as coisas não saem como esperado.

Isso acontece, principalmente, quando a empresa foca as suas avaliações somente em habilidades técnicas, que são muito importantes, mas são só uma parte dos fatores que precisam ser analisados antes de uma contratação.

Quando é feito um bom teste de fit cultural, as chances de contratar pessoas que não se adaptam ao modelo de trabalho do seu negócio são menores, afinal, já se sabe antecipadamente quem é a pessoa por trás do profissional e como ela reagiria em determinadas situações.

Diminuição de conflitos

Outro benefício do teste de fit cultural é a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, com menos estresse e conflitos. Isso porque boa parte dos conflitos gerados em empresas acontece por causa de má-adaptação cultural.

Aumento da produtividade

Quando um colaborador se encaixa bem em seu ambiente e se conecta com os valores e propósito da empresa, é natural que seja mais produtivo, pois está satisfeito com o seu trabalho e entende a importância das suas atividades.

recrutadores desenvolvendo o teste de fit cultural

Diminuição do turnover

O turnover é a saída voluntária de pessoas da empresa, o que pode gerar alguns prejuízos para a empresa. O primeiro deles são os gastos com o pagamento antecipado de benefícios e com um novo processo seletivo. 

Outro prejuízo é o tempo que o time passa produzindo menos, até que uma nova pessoa seja encontrada e treinada.

O teste de fit cultural contribui com a diminuição do turnover pois colaboradores que sentem bem em seus ambientes de trabalho e conectados com os valores da empresa têm menos chance de pedir demissão.

Equipes motivadas e sinérgicas

O turnover e as contratações constantes também trazem prejuízos para o time, que passa a se sentir mais inseguro e com medo de perder o emprego. É natural que os colaboradores comecem a pensar que a empresa não valoriza os seus esforços ou que seu trabalho não é relevante quando há uma grande rotatividade de pessoas na empresa.

Por outro lado, quando o turnover diminui, as pessoas se sentem mais motivadas para trabalhar. A motivação também é maior quando o funcionário se sente conectado com o propósito e os valores da empresa.

E, por consequência, melhores resultados

Diante de todas essas vantagens, podemos afirmar que os bons resultados são também uma das vantagens da aplicação do teste de fit cultural no processo de contratação. Isso porque equipes motivadas, sinérgicas, com menos conflitos e mais produtivas naturalmente entregam resultados melhores!

Passo a passo: como desenvolver e aplicar o teste de fit cultural

Agora que você já sabe o que é o teste de fitr cultural e conhece a sua importância para os processos seletivos, é hora de conferir um passo a passo para tirar o seu teste do papel!

1.Defina as as características fundamentais para cada vaga

O primeiro passo para avaliar o fit cultural dos candidatos em seu processo seletivo é entender o que será avaliado. Para isso, é preciso listar quais são os valores fundamentais da empresa e, se possível, priorizá-los.

Defina quais valores são inegociáveis e quais podem ser deixados de lado caso seja necessário fazer adaptações nas próximas fases do processo de contratação.

2.Defina os valores que almeja alcançar com a sua empresa

Depois de listar os valores atuais da empresa, pense no futuro. Quais são os valores que a empresa deseja ter nos próximos anos? Contratar alguém que já tenha esses valores em seu comportamento pode ajudar o negócio a seguir pelo caminho desejado!

3. Alinhe esses pontos com os candidatos de forma estratégica

Durante o processo seletivo, é muito importante deixar claro para os candidatos quais são os valores da empresa. Isso vai evitar a participação de pessoas que não se identificam com esses pontos e eliminar uma boa carga de trabalho desnecessária.

Quando você deixa claro o que está buscando, aumenta as suas chances de atrair pessoas que, de cara, já se identificaram com a organização e não vão abandonar o processo seletivo em etapas mais avançadas — e nem se tornar contratações mal-sucedidas no futuro.

Esses valores podem ser comunicados de diversas formas. Uma delas é na descrição da vaga quando você for comunicar a oportunidade. Outras possibilidades são ter uma página de carreiras no seu site, falar sobre o propósito da empresa nas redes sociais e até gravar vídeos com depoimentos de pessoas que já trabalham na empresa falando sobre a sua experiência.

4.Certifique-se de elaborar perguntas que contemplem os pilares do fit

A forma mais comum de analisar o fit cultural é fazendo perguntas na etapa da entrevista. Para garantir que fez as perguntas certas, é preciso dividi-las entre os três pilares do fit cultural, sobre os quais falaremos a seguir!

Performance

As perguntas do teste de fit cultural focadas em performance buscam avaliar as experiências anteriores dos candidatos e entender quais as suas contribuições impactaram positivamente no resultado das empresas em que já trabalhou.

Para isso, faça perguntas que levem a pessoa a falar sobre projetos importantes e apresentar resultados obtidos a partir de suas ações.

Perfil comportamental

Este é o pilar focado em identificar traços da personalidade do candidato e entender se eles são compatíveis com a cultura organizacional. Normalmente, são feitas perguntas sobre preferências de trabalho, rotina e costumes.

Competências

Por fim, é preciso fazer perguntas que ajudem a entender quais competências compõem o perfil profissional do candidato. 

Veja alguns exemplos de perguntas norteadoras de teste de fit cultural

Para ajudar você a definir quais perguntas fazer no seu teste de fit cultural, listamos alguns exemplos separados por pilares!

Perguntas de teste de fit cultural: performance

Para entender como alguém contribuiu com o crescimento das empresas pelas quais já passou, pergunte:

  • Como você lida com desafios de última hora?
  • Qual foi a maior conquista da sua carreira?
  • Como você se organizaria para conseguir entregar um trabalho com prazo curto e muitas atividades a serem executadas?
  • Comente sobre uma situação em que você ultrapassou as expectativas da liderança e o que você fez para isso.
  • Fale sobre um erro que cometeu no trabalho, conte como superou e qual foi o seu principal aprendizado.

Perguntas de teste de fit cultural: perfil comportamental

Para conhecer melhor a personalidade do candidato, pergunte: 

  • Como você administra suas prioridades?
  • Como lida com conflitos no ambiente de trabalho?
  • Qual a sua maior motivação para trabalhar?
  • Como você administra seu emocional sob pressão?
  • Prefere trabalhar em ambientes calmos ou agitados?
  • Trabalha melhor sozinho ou em equipe?
  • O que você faria se algum colega estivesse precisando de ajuda, mas você estivesse muito envolvido com suas responsabilidades e prazos de projetos?
  • Conte uma situação em que você não gostou da atitude de um colega e como lidou com a situação.
  • Conte uma situação em que você discordou do seu chefe, por que isso aconteceu e como contornou o acontecido.

Perguntas para teste de fit cultural: competências

Essas perguntas vão ajudar você a descobrir as competências dos candidatos:

  • Como o seu trabalho ajuda a empresa a atingir metas?
  • Por que você considera o seu trabalho importante?
  • Quando você se sente bem-sucedido no trabalho?
  • Se eu te pedisse para me ensinar algo agora, o que me ensinaria?
  • Para você, qual é a melhor forma de se comunicar com seus colegas de trabalho?

Descubra o que a contabilidade tem a ver com contratação

Além de mandar bem nas contratações usando teste de fit cultural e outras metodologias, é muito importante que a sua empresa esteja preparada para lidar com as burocracias que envolvem o desligamento de colaboradores e a contratação de novas pessoas.

Tudo isso precisa ser feito de maneira correta, seguindo a legislação e garantindo o pagamento de tudo o que é devido, para evitar multas, dores de cabeça, conflitos e até processos judiciais.

Para garantir que tudo isso seja feito em conformidade com a lei, é fundamental contar com uma contabilidade experiente e de confiança — assim como a Agilize!

Conheça a Agilize!

Somos a primeira empresa de contabilidade online do Brasil, entusiastas do empreendedorismo e temos em nossa equipe profissionais especializados em diversas áreas, desde folha de pagamento até as obrigações contábeis que toda empresa deve cumprir.

Nós tiramos todas as suas dúvidas sobre os assuntos que envolvem a sua contabilidade e cuidamos de tudo para que você não precise esquentar a cabeça com esse tipo de burocracia. Tudo isso por um preço que cabe direitinho no orçamento do seu negócio!