Como estruturar sua empresa na Black Friday?

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A black friday é um dos eventos mais aguardados do ano para empreendedores e consumidores. Com descontos tentadores e a chance de impulsionar as vendas, essa data representa uma oportunidade única para alavancar o faturamento dos negócios.

Neste artigo, vamos te mostrar como estruturar sua empresa na black friday, apresentando as melhores estratégias para se destacar no mercado e dicas para vender mais durante esse período.

Então, se você é empreendedor ou consumidor, e está aguardo ansioso pelo período de black friday, esse conteúdo foi feito para você. 

Acompanhe!

  1. O que é Black Friday?
  2. Por que se preparar para a Black Friday?
  3. Quais foram os produtos mais procurados na Black Friday de 2022?
  4. Como preparar sua empresa para Black Friday?
  5. Dicas para vender na Black Friday

O que é a Black Friday?

Antes de nos aprofundarmos sobre a importância, como se preparar e falar sobre as melhores dicas e estratégias para alavancar as vendas nesse período, precisamos entender o que é a Black Friday na prática.

A black friday é um evento que teve origem nos Estados Unidos e ocorre tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças. O nome “Black Friday” pode ser traduzido como “Sexta-feira Negra”.

Essa data é conhecida por oferecer descontos significativos em uma ampla variedade de produtos e serviços, atraindo consumidores interessados em maiores descontos e oportunidades de compras.

Com o crescimento das vendas online, ela também se expandiu para as lojas e sites de comércio eletrônico oferecendo promoções especiais. Os consumidores aguardam ansiosos por esse período para adquirir produtos a preços mais baixos.

Por outro lado, as empresas veem essa data como uma oportunidade única para aumentar as vendas e atrair novos clientes.

Antes de entender mais sobre como se preparar, já se inscreve em nossa newsletter para receber nossos conteúdos mais atualizados diretamente por e-mail e ficar por dentro das tendências do mercado de contabilidade.

Por que se preparar para a Black Friday?

Quando falamos sobre a Black Friday no ambiente empresarial, principalmente no varejo, a primeira pergunta que vem à mente é: por que a preparação para esse período é tão crucial?

Nesse caso, a resposta é simples: a BF oferece um potencial incrível para aumentar o faturamento e conquistar novos clientes.

Em pesquisas realizadas abordando o período de Black Friday, os resultados apontaram que mais de 96% das pessoas entrevistadas pretendiam realizar alguma compra.

Ainda nas pesquisas, quasedas pessoas entrevistadas pretendiam realizar compras de smartphones, eletrônicos ou eletrodomésticos.

Com base nessas informações, fica bem clara a importância desse período para o comércio. Existem várias razões para não ignorar a importância dessa data e se preparar da melhor forma possível. Entre elas, temos:

Alta demanda

Os consumidores estão ansiosos pelos descontos únicos oferecidos nesse período, o que gera uma demanda crescente por produtos e serviços.

Aproveitar essa demanda é fundamental para impulsionar suas vendas, conquistar novos clientes e alavancar seu negócio.

Concorrência intensa

A Black Friday é altamente competitiva. Afinal, esse período é conhecido e aguardado pelo mercado como um todo.

Para se destacar, é necessário planejamento e estratégias sólidas. Acompanhe nosso conteúdo para conhecer estratégias bastante interessantes e simples de serem aplicadas no seu negócio.

Aquisição de clientes

A Black Friday é uma oportunidade excepcional para conquistar novos clientes. Uma experiência positiva durante essa data pode resultar em clientes fiéis a longo prazo.

Esse ponto, torna a Black Friday não apenas em uma estratégia pontual de aumento das vendas, mas integra a uma estratégia de médio e longo prazos, atraindo e fidelizando novos clientes.

Quais foram os produtos mais procurados na Black Friday de 2022?

carrinho de compra para black friday

A Black de 2023 está logo ali. Por isso, é preciso estar antenado sobre as tendências de vendas, analisando o histórico no mesmo período em anos anteriores.

E em 2022, alguns dos produtos mais vendidos foram:

  • Roupas e acessórios;
  • Smartphones;
  • Eletrônicos;
  • Eletrodomésticos;
  • Itens de perfumaria e cosméticos.

Como preparar sua empresa para a Black Friday?

Até aqui, entendemos um pouco melhor sobre o que é a Black Friday e sobre sua importância estratégica para o seu negócio.

Agora, vamos entender como preparar sua empresa de forma eficaz. Vamos abordar algumas dicas essenciais:

1. Avalie o estoque

Antes de tudo, verifique seu estoque. Tenha certeza de que você tem produtos suficientes para atender à demanda esperada.

Considere ainda ter um estoque com certa “folga”, caso a demanda seja um pouco maior do que o previsto. Considere encomendar mais unidades dos produtos mais populares.

As vezes, e essa pode ser uma dessas situações, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta. Mas, como tudo na vida, seja moderado.

2. Defina promoções atraentes

A chave para o sucesso na Black Friday é oferecer descontos atraentes e oportunidades únicas no ano aos seus consumidores.

Por isso, planeje com antecedência as promoções que você pretende oferecer, garantindo que elas sejam competitivas e atrativas para seus clientes.

3. Prepare sua equipe

Sua equipe deve estar preparada para lidar com o aumento no fluxo de clientes, seja pela quantidade maior ou pelo momento atípico.

Tenha certeza de que todos estejam treinados e capacitados para oferecer um excelente atendimento ao cliente e realizados ótimos negócios.

4. Otimize sua presença online

Sua presença online é fundamental e não pode, e nem deve, ser subestimada em nenhuma hipótese.

Por isso, procure atualizar seu site, redes sociais e outras plataformas com informações sobre as promoções da Black Friday.

5. Planeje estratégias de marketing

Utilize estratégias de marketing eficientes, como e-mail marketing, anúncios nas redes sociais e marketing de conteúdo, para promover suas promoções e atrair clientes.

Abordar essa estratégia da forma certa, pode ajudar a impulsionar suas vendas tanto no ambiente virtual quanto no presencial.

Dicas para vender mais na Black Friday

pessoa comemorando sobre dicas da black friday

Se você aplicou pelo menos algumas das estratégias que abordamos até aqui, sua empresa está preparada para a Black Friday.

Agora, é hora de garantir que você venda mais nesse período único no ano. 

Confira algumas dicas!

Comece a planejar com antecedência

Aqui, a corrida começa antes mesmo da largada!

A Black Friday é um dos períodos mais aguardados pelos consumidores. Por isso, quem deixa para se planejar com poucos dias de antecedência já sai perdendo na corrida.

Aqui, você deve considerar desde ações de marketing até o planejamento das ofertas e produtos que irão sofrer descontos. Por isso, a melhor hora para começar é agora.

Crie um senso de urgência

Use frases como “oferta por tempo limitado” e “estoque limitado” para criar um senso de urgência e incentivar as compras imediatas.

Você precisa criar no público-alvo a sensação de que essa é uma oportunidade única no ano para realizar a compra que ele tanto deseja.

Ofereça brindes ou bônus

É aquela história: desconto todo mundo vai oferecer, e para se destacar, você precisa apresentar um “algo mais”.

Assim, aumente o valor percebido de suas ofertas, incluindo brindes ou bônus para compras realizadas durante a black friday.

Por vezes, seu cliente já está convencido de que quer o produto e esse o momento ideal de compra, só precisa de um empurrãozinho para comprar de você e não do seu concorrente. E oferecer bônus e brindes gera um destaque e diferencia sua oferta e seu negócio.

Facilite o pagamento

A parte mais difícil da venda é o convencimento, a última parte que sua empresa pode falar ou dificultar é na etapa de pagamento.

Por isso, para garantir a venda e evitar o abandono de carrinho, torne o processo de pagamento o mais simples e conveniente possível. 

Assim, aceite várias formas de pagamento e ofereça parcelamento, se possível.

Acompanhe o desempenho em tempo real

Informação é crucial para a tomada de decisão. Na Black Friday, por ser um período, as informações têm ainda mais importância e a tomada de decisão rápida é crucial.

Mantenha-se atualizado sobre o desempenho de suas promoções em tempo real. Isso permite que você possa fazer ajustes rápidos conforme necessário.

Pós-venda e fidelização

Como vimos antes, a Black Friday pode ser uma excelente estratégia também para o médio e longo prazos, quanto utilizada para a aquisição e fidelização de clientes.

Então, não esqueça do pós-venda. Envie mensagens de agradecimento e continue o relacionamento com os seus clientes, oferecendo vantagens para futuras compras.

Conheça a agilize

Agora que você conferiu todas as dicas de como estruturar a sua empresa para a Black Friday, não esqueça de um fator importante: a contabilidade!

Você pode até não perceber, mas é com a contabilidade online que você vai poder calcular melhor:

  • Margens de lucro;
  • Limites para descontos;
  • Projeções de vendas;
  • Estoques.

E para ter ainda mais segurança, a Agilize é a sua parceira nas campanhas de Black Friday!

Somos uma contabilidade moderna, pioneiros em contabilidade online no Brasil. Por isso, aqui você vai encontrar uma equipe de profissionais preparados para oferecer o suporte necessário para o crescimento da sua empresa.

Acesse o nosso site e saiba mais!

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