Instagram para psicólogos: como criar um perfil de sucesso!
O Instagram para psicólogos pode ser uma estratégia interessante para os profissionais da área. Além de ajudar na captação de clientes, ele é um ambiente de contato com outros profissionais da área e, por lá, você pode se posicionar como autoridade em seu segmento de atuação.
Neste post, você vai conferir algumas dicas para mandar bem na rede social e saber quais são as regras que precisa seguir para divulgar seu trabalho de acordo com o Código de Ética. No final do artigo, você ainda vai encontrar uma lista com alguns perfis para se inspirar!
Instagram para psicólogos: como começar?
Agora que já falamos quais são as vantagens de apostar na rede social para divulgar seu trabalho, vamos trazer algumas dicas para você estruturar o seu perfil e começar a produzir conteúdo. Confira!
Crie um nome de usuário simples e fácil de lembrar
É pelo seu @ que as pessoas vão te achar dentro da ferramenta. Por isso, ele deve ser curto, objetivo e fácil de lembrar. O ideal é que ele indique logo de cara do que se trata o perfil.
Uma boa opção é usar a abreviação “psi” no seu nome de usuário. Se você se chama Joana Santos, por exemplo, pode optar por:
- psijoanasantos
- joanasantospsi
Se nenhum desses nomes estiver disponível, você pode usar um ponto (.) ou underline (_) entre as palavras.
Se a sua ideia é construir a sua marca pessoal e não divulgar a clínica onde trabalha, prefira usar o seu próprio nome no @! Assim as pessoas vão se lembrar de você, e não da empresa onde trabalha.
Escolha a foto ideal
A foto do Instagram para psicólogos deve mostrar você em um bom dia de trabalho. Portanto, nada de fotos na praia, de óculos escuros ou com bebidas na mão. O perfil profissional precisa ter uma imagem com essa mesma característica.
Escolha uma foto com boa resolução, sem muitas informações no fundo e com um enquadramento no seu rosto. Lembre-se de que a foto aparece muito pequena para os usuários da rede social, por isso, imagens com muitas informações podem parecer confusas.
Estruture a bio como se fosse o seu cartão de visitas
A bio é a descrição do seu perfil e o primeiro contato que o usuário tem com o seu conteúdo quando vai visitar a sua página. Ali devem estar as seguintes informações:
seu nome;
seu CRP;
sua área de atuação;
instruções para contato;
cidade de atuação, caso você não atenda online.
Evite colocar informações desnecessárias aqui, como letras de música e citações — deixe isso para os seus posts!
Faça um planejamento de conteúdos
O conteúdo é, sem dúvidas, o ponto mais importante do Instagram para psicólogos, É ele que vai atrair novos seguidores e fazer com que eles permaneçam acompanhando as suas postagens, É o conteúdo também que vai mostrar que você tem autoridade no que está falando e fazer com que as pessoas tenham interesse em entrar em contato com você para contratar seus serviços.
Uma boa linha editorial deve ajudar o seu público a resolver problemas, lidar com questões pessoais e entender a importância do acompanhamento psicológico. Por isso, não deixe de dar dicas, explicar conceitos e mostrar quais são os benefícios que o seu trabalho pode proporcionar para as pessoas.
E como o Instagram também é um espaço de entretenimento, é interessante que você crie posts mais leves, com o objetivo de engajar, entreter ou inspirar a sua audiência. Mas tudo isso, é claro, deve ser feito com cautela e moderação. Afinal, não se trata de um perfil de entretenimento, e sim de algo profissional.
Cuidado com a legislação
O Código de Ética da Psicologia estipula algumas regras para a publicação desse tipo de serviço em quaisquer meios, o que inclui o Instagram para psicólogos.
Para evitar penalidades, é muito importante que você esteja atento a elas!
No seu Art. 20, o Código de Ética afirma que, ao divulgar seus serviços, o profissional deve:
- informar seu nome completo e o número do CRP;
- fazer referência a títulos e qualificações que realmente possua;
- divulgar somente atividades e técnicas que sejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão;
- não divulgar o preço do serviço como forma de propaganda;
- não se promover em detrimento de outros profissionais;
- nhão propor atividades que sejam privativas de outras categorias profissionais;
- não divulgar seu trabalho de forma sensacionalista.
Conhecendo e colocando em prática todos esses pontos, não há motivos para você se preocupar!
5 perfis de psicólogos para se inspirar
Agora que você já sabe como criar o seu Instagram para psicólogos, que tal conhecer algumas pessoas que já estão fazendo sucesso na rede social? Assim você pode conferir na prática como esse trabalho funciona e se inspirar para criar os seus próprios conteúdos!
- Bianca Mayumi (psi.bianca)
Bianca Mayuime (@psi.bianca) é psicóloga e pesquisadora feminista. Em seu perfil, ela trata de temas como a saúde mental da mulher, relacionamentos e violência doméstica.
- Clara Carr (psicologaclaracarr)
Clara Carr (@psicologaclaracarr) é psicóloga clínica, pesquisadora, professora e mestre em Medicina pela USP. Em seu perfil, ela fala sobre ansiedade, depressão e inteligência emocional.
- Amanda Fitas (amandafitas)
Amanda Fitas (@amandafitas) é psicóloga e escritora — ela já tem 5 livros publicados. Em seu perfil no Instagram, ela ajuda as pessoas a se valorizarem e fala sobre relacionamentos amorosos. Além das publicações que trazem reflexões e ensinamentos, ela publica vídeos bem humorados sobre situações cotidianas.
- Psi Andressa (psi.andressa)
Andressa (@psi.andressa) é psicóloga e mentora e, em seu perfil no Instagram, fala sobre saúde mental. Com um visual leve e posts bem humorados, ela traz reflexões sobre vida amorosa, pessoal e profissional.
- Alana Anijar (alanaanijar)
Alana (@alanaanijar) é psicóloga e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). No Instagram, ela fala sobre autoestima, relações profissionais e inseguranças. Além disso, ela tem um projeto chamado Psi do Futuro (@psidofuturo), com o objetivo de ajudar outras pessoas da área a se estabelecerem como autoridade no meio digital e usar as redes para conseguir clientes.
Conheça a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil!
Agora que você vai começar investir em um Instagram para psicólogo, vai precisar de mais tempo livre para atender a alta demanda que irá surgir, não é mesmo? Então pode deixar que a gente cuida da parte burocrática do seu negócio!
Gostou desse conteúdo? Abaixo estão algumas dicas de publicações similares que podem te interessar:
- Marketing para Psicólogos: como atrair mais clientes e alavancar o seu negócio
- Saiba quanto ganha um psicólogo e fique por dentro de importantes questões sobre o tema