Marketing para psicólogos: como atrair mais pacientes e alavancar seu negócio!
O marketing para psicólogos já foi um grande tabu. Até algum tempo atrás, os profissionais da área eram muito resistentes à ideia de divulgar seus serviços, pois achavam que isso mercantilizaria a profissão.
Ainda bem que os tempos mudaram, não é mesmo? Hoje a internet faz parte da rotina de todos e a sua utilização se tornou uma forma eficaz de conseguir pacientes, se conectar com o público e fidelizar aquelas pessoas que já foram atendidas.
Qualquer pessoa que pare para estudar um pouco de marketing entende que o prestador de serviços precisa divulgar o seu trabalho onde o público está. E, hoje, ele está na internet, principalmente nas redes sociais!
Para ajudar você a se posicionar profissionalmente no meio digital e conseguir ainda mais clientes, preparamos este guia de marketing digital para psicólogos. Continue lendo para entender como usar esse meio de forma estratégica e decolar a sua carreira!
O que é o marketing para psicólogos?
O marketing é a ciência de criar e entregar valor para o público, com o objetivo de atrair clientes e, claro, vender mais.
O marketing para psicólogos, portanto, envolve estratégias que vão ajudar o profissional a se posicionar perante o público, construir sua autoridade e trabalhar a sua imagem profissional. Tudo isso vai ajudar na atração e retenção de clientes.
Ou seja, mesmo que a sua agenda já esteja cheia, você não deve deixar o seu marketing de lado. Deve continuar apostando nessas estratégias para se consolidar como autoridade na área, criar conexão com a sua audiência e manter o público aquecido — assim, quando abrir uma vaga na sua agenda, você não vai ter dificuldade para preenchê-la.
Como funciona o marketing para psicólogos?
Assim como em muitas outras áreas, a Psicologia tem o seu Código de Ética. Um dos artigos do código diz que, sempre que o profissional promover os seus serviços publicamente, ele deve seguir algumas regras:
- informar o nome completo e o número do CRP (registro no Conselho Regional de Psicologia);
- fazer referência apenas a títulos que possua;
- não utilizar o preço do serviço como forma de propaganda;
- não fazer previsão de resultados;
- não fazer autopromoção em detrimento de outros profissionais;
- entre outras.
Mesmo com essas restrições, é possível fazer um trabalho efetivo! Uma das coisas que você deve ter em mente é que, se você é um profissional autônomo, não deve separar as suas atividades de Psicologia do empreendedorismo. Afinal, você precisa cuidar de todas as áreas do seu negócio: finanças, administração e divulgação.
Por isso, investir e se dedicar à divulgação não faz de você um psicólogo menos dedicado à profissão!
Quais os benefícios do marketing para psicólogos?
A atração de pacientes é o principal motivo que leva psicólogos a apostarem no marketing digital. De fato, as estratégias são eficazes e podem ajudar a encher a sua agenda.
Já ouviu dizer que quem não é visto não é lembrado? O pensamento aqui é mais ou menos esse. O psicólogo divulga o seu trabalho e produz conteúdos para que seja lembrado pelo paciente quando ele decide buscar esse serviço.
Mas a atração de pacientes não é o único benefício do marketing para psicólogos! Você consegue pensar em mais algum? Abaixo, nós listamos os principais!
Trabalhar a sua imagem profissional
Um pouco de marketing pessoal não faz mal a ninguém e vai ajudar você a ser visto como uma autoridade na sua área. Isso passa confiança e credibilidade sobre o seu trabalho para os pacientes e, aos poucos, você vai tornando o seu nome conhecido no mercado. Já pensou em ser visto como referência na sua área de atuação? O marketing para psicólogos ajuda você a chegar lá!
Educar as pessoas
Muita gente ainda tem preconceito com a psicologia e considera que o serviço é voltado para pessoas fracas ou loucas. A gente sabe que isso não é verdade e o marketing é uma forma de espalhar por aí o verdadeiro sentido da profissão.
Além disso, a divulgação de conteúdos educativos ajuda as pessoas a entenderem os principais conceitos e vertentes da Psicologia e saberem quais são os tipos de problemas que você pode ajudá-las a resolver.
Criar conexão com o público
O marketing digital, principalmente nas redes sociais, tem o poder de aproximar o produtor de conteúdo do seu público. quando você é constante na sua produção, as pessoas começam a criar expectativas para as suas publicações e passam a enxergar você como alguém com quem podem contar.
Essa relação de confiança, apesar de virtual, ajuda você a consolidar a sua imagem como profissional.
Fidelizar quem já foi atendido
O marketing para psicólogos também ajuda você na retenção de pacientes, ou seja, na fidelização daqueles que já estão sendo atendidos no seu consultório.
Por meio da sua comunicação, você pode criar conexões mais profundas com essas pessoas, se consolidar como autoridade e aumentar a sua credibilidade.
5 estratégias de marketing para psicólogos
Agora que você já sabe o que é marketing para psicólogos e quais são os benefícios de apostar nele, é hora de pensar em como colocar a mão na massa.
Nós vamos mostrar algumas ideias a seguir. Mantenha a mente aberta e tenha em mente que você não precisa optar por todas de uma vez só para ter sucesso. Se preferir, você pode começar aos poucos, seguindo uma dica de cada vez!
Use as redes sociais de forma estratégica
Pois é, não basta ter um perfil nas redes sociais para criar autoridade e atrair clientes — é preciso fazer isso de forma estratégica. O primeiro passo para isso é entender quem é o seu público. Faça para si as seguintes perguntas:
- Quem são as pessoas que eu quero atrair para o meu consultório?
- Quais são os seus problemas que eu posso ajudar a resolver?
- Quais são as redes sociais que elas mais usam?
- Que formato de conteúdo preferem consumir?
- O que falta elas saberem para que marquem uma consulta comigo?
- Que benefício o meu trabalho pode proporcionar para elas?
Entender essas questões vai ajudar você a escolher as redes sociais em que vai estar, que tipo de conteúdo produzir, a linguagem que vai utilizar e até a identidade visual do seu perfil.
Outro ponto importante aqui é a interação. As redes sociais são espaços de socialização, como o nome indica. Por isso, tire um tempo para responder comentários, tirar dúvidas e provocar discussões. Isso vai ajudar você a se conectar com o público e ser visto como autoridade.
Produza conteúdos atraentes e úteis
O segredo de criar bons posts para psicólogos nós já contamos aqui em cima — conhecer bem o público que você quer atrair e entender quais são os seus problemas que você pode ajudar a resolver. Assim, pode preparar conteúdos que ajudem as pessoas a perceberem quais são as soluções para as suas dores.
Um bom conteúdo deve ensinar, entreter ou inspirar o público. Tenha isso em mente na hora de planejar os seus posts!
Tenha um site
O seu site funciona como o seu cartão de visitas. Lá você vai contar um pouco sobre a sua história, deixar um resumo do seu currículo, listar quais são os serviços que oferece e apresentar todos os benefícios dos quais as pessoas poderão usufruir caso lhe contratem.
É importante também que o seu site tenha um formulário de contato. Assim, pessoas interessadas podem deixar suas informações para que você dê o próximo passo.
Outra vantagem do formulário de contato é que, aos poucos, você vai formando uma base de dados de clientes em potencial, que pode ser utilizada mais para a frente, na hora de apostar no e-mail marketing ou fazer anúncios nas redes sociais (vamos falar sobre esses dois pontos mais adiante).
Escolha uma plataforma confiável de psicologia online
Antes da pandemia, muitos psicólogos torciam o nariz para a possibilidade de atender online. Mas a necessidade de isolamento social trouxe muitas mudanças para o mercado, e o crescimento desse tipo de plataforma foi uma delas.
Quando você atende online, aumenta muito o alcance dos seus serviços. Quem atende somente de forma presencial tem o seu público limitado aos habitantes da mesma cidade — ou até de alguns bairros, a depender do tamanho da cidade onde atue. Pela internet, você pode atender pessoas de qualquer lugar do mundo!
Existem diversas opções de plataformas. Escolha aquela com a qual se identifique mais e ofereça melhor experiência aos usuários.
5 canais mais importantes do marketing digital para psicólogos
Você não tem mais dúvidas de que usar a internet para divulgar os seus serviços é uma excelente opção, não é mesmo? Mas você também já deve estar imaginando o trabalho que dá gerenciar um perfil em cada rede social.
Não se preocupe! Você não precisa estar em todas. Escolha apenas algumas, considerando as preferências do seu público. Assim, pode se dedicar mais e produzir conteúdos realmente relevantes para cada uma delas.
Conheça algumas opções!
Uma das ferramentas mais interessantes do Facebook são os grupos de discussão. Lá tem grupos sobre tudo, inclusive temas como saúde mental. Já imaginou quantos clientes em potencial estão dentro de cada um deles?
Além disso, o Facebook também permite que você compartilhe links interessantes e crie publicações com dicas, reflexões e comunicados sobre o seu trabalho.
No Instagram para psicólogo você pode compartilhar posts em diversos formatos — fotos, vídeos, carrossel e Reels, que são vídeos mais curtos e objetivos. O ponto forte desse canal é a interação. Estimule os comentários e mensagens privadas! Essa é a melhor forma de começar a se conectar com o seu público pela plataforma,
No Instagram você também consegue impulsionar os seus posts, fazendo com que ele seja mostrado para pessoas que estão interessadas em conteúdos parecidos com o seu. Se preferir, você mesmo pode escolher para quem o anúncio será mostrado (essa é a hora de usar aquela lista de contatos que você conseguiu montar com o formulário do seu site).
Ter uma conta comercial no WhatsApp vai ajudar você a manter uma relação ainda mais próxima com o seu público. Essa pode ser uma opção de contato interessante. Você pode deixar o link para a conversa disponível nos seus perfis nas suas redes sociais. Assim, pessoas interessadas não terão dificuldade para entrar em contato contigo.
YouTube
A plataforma de vídeos funciona como um buscador. Isso quer dizer que se alguém digitar uma palavra-chave específica no Google, o seu vídeo pode aparecer como resultado. Já pensou quantas pessoas podem ser alcançadas com essa estratégia?
Para tirar o máximo de proveito dessa oportunidade, grave vídeos respondendo às principais dúvidas do seu público sobre temas que envolvem o seu trabalho!
E-mail marketing
O e-mail ainda é uma ferramenta de comunicação muito poderosa. Se você tiver uma lista de possíveis clientes, pode criar conteúdos exclusivos e enviá-los periodicamente. Em algumas plataformas de e-mail você também consegue criar fluxos automatizados, enviando e-mails personalizados de acordo com o comportamento do usuário.
O que você pode e não pode fazer nas redes sociais?
Tem gente de todo tipo nas redes sociais e cada um pode fazer por lá o que bem entender — desde que respeite as outras pessoas e não vá de encontro às diretrizes de cada plataforma. No entanto, quem tem um perfil profissional, precisa estar sempre atento à forma como se comporta nesse ambiente. Tudo o que você fizer vai refletir na sua imagem!
Confira, a seguir uma lista de comportamentos que não são legais para psicólogos:
- expor os pacientes contando suas histórias;
- identificar quem são os seus pacientes;
- divulgar informações sem embasamento científico;
- julgar valores do seu público.
Antes de fazer um post, reflita sobre como ele pode afetar as pessoas e se certifique de que todas as informações que estão ali são verdadeiras.
5 formas de divulgar seus serviços
Se você quer fazer o seu marketing para psicólogos e não é muito de usar redes sociais, não se desespere. Nós já falamos muito aqui sobre o marketing digital, mas existem ainda outras formas de divulgar os seus serviços sem precisar se dedicar a um perfil. Veja algumas possibilidades:
- eventos: a participação em eventos, seja como palestrante ou ouvinte, é uma ótima oportunidade de fazer networking e tornar o seu nome mais conhecido;
- livros: você pode escrever o seu livro ou simplesmente fazer uma participação no livro de outro profissional, escrevendo um capítulo, por exemplo;
- participação em canais: outra opção para se tornar mais conhecido é fazer participações nos conteúdos de outros profissionais. Se ofereça para trocar ideias ou ser entrevistado em vídeos e lives;
- boca a boca: essa ainda é uma forma muito eficaz de conseguir pacientes. Mesmo com a internet, as pessoas ainda valorizam muito a indicação de profissionais — afinal, ninguém gosta de contratar um profissional sem referências, não é mesmo? Aposte nisso!
Se o marketing e a psicologia tivessem um filho, como ele seria?
Ele seria um bebê batizado de Neuromarketing! 😅
O Neuromarketing é a ciência que estuda o comportamento do consumidor, com o objetivo de entender o que o leva a tomar uma decisão de compra (ou, neste caso, de contratação de um serviço).
É a junção perfeita do marketing com a psicologia!
Se você é psicólogo, certamente tem facilidade em investigar e entender o comportamento das pessoas. E por que não fazer isso com o seu público virtual? Dessa forma, você pode criar estratégias de divulgação que toquem no “ponto fraco” das pessoas, fazendo com que se sensibilizem e tomem a iniciativa de procurar pelos seus serviços.
E aí, se animou com essa possibilidade?
Conheça a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil!
Agora que você vai começar a investir no marketing para psicólogos, vai precisar de mais tempo livre para essa atividade, não é mesmo? Então pode deixar que a gente cuida da parte burocrática do seu negócio!
A Agilize é a primeira contabilidade online do Brasil e está do lado do empreendedor. O nosso objetivo é oferecer o melhor serviço de contabilidade, para que você fique tranquilo em relação a esse ponto e possa se dedicar às atividades que vão fazer a sua carreira decolar!
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