O mundo vive em constante mudança, logo, é natural que em algum momento você pense a respeito das profissões do futuro.

Inclusive, temas como oferta e demanda, empreendedorismo, mercado de trabalho e comportamento de consumo ficaram ainda mais em evidência por causa da pandemia.

Só para você ter uma ideia: a população de desempregados no Brasil que era de 10,1 milhões em maio de 2020 sofreu um aumento de 27,6% até agosto do mesmo ano.

Um crescimento como esse assusta e preocupa, não é mesmo?

Por isso, conhecer quais são as profissões do futuro é uma forma estratégica de acompanhar as tendências e se preparar contra toda essa “imprevisibilidade” do que vem pela frente.

Além do mais, vai que você percebe uma grande oportunidade?

Pensando em todo esse cenário, fizemos esse super conteúdo com 8 profissões que  impactarão o mercado nos próximos anos para que você fique por dentro das novidades e das mudanças de hábito que estão ocorrendo.

Escolhemos 8 profissões, porque esse ano a Agilize completa 8 anos. Ajudar o empresário com conteúdos relevantes sempre fez parte dos nossos objetivos durante todos esses anos. 

Portanto, fique ligado para saber mais sobre as profissões do futuro e todas as questões que trouxemos para você:

O que são as Profissões do Futuro?

As profissões do futuro são aquelas que estão alinhadas às tendências do mercado, ou seja, acompanham as mudanças nos hábitos de consumo e nas necessidades da população, bem como o desenvolvimento de novos métodos e novas tecnologias.

Por vivermos em um mundo no qual em pouquíssimo tempo uma tecnologia pode ser ultrapassada, sempre que for escolher a sua profissão, avalie a possibilidade de retorno que o investimento – financeiro e de tempo – nesse aprendizado poderá te trazer diante das perspectivas de futuro.

Afinal, tomar uma decisão sem observar os possíveis riscos não é a melhor escolha a ser feita, é importante observar isso ao pensar em profissões do futuro.

Se você anda curioso para descobrir uma forma de se manter atento às mudanças e aos impactos que as mesmas podem causar no mercado, principalmente se você for empreendedor, não deixe de ver o vídeo abaixo:

Profissões Futuras: quais as competências mais promissoras?

As profissões do futuro são o resultado de uma série de fatores. Assim, estar atento às tendências é imprescindível.

Em 2017, em uma conferência realizada pelo Fórum Econômico Mundial, a consultoria Global Manpower Group listou as 10 principais competências do futuro, cuja previsão foi de que a partir de 2020 se fariam necessárias e mais presentes no mercado.

Consideramos que isso tem tudo a ver com as profissões do futuro que desejamos abordar aqui, então confira abaixo tais competências que serão cada vez mais requisitadas e valorizadas:

  • Resolução de problemas complexos
  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Gestão de pessoas
  • Coordenação de processos
  • Inteligência emocional
  • Capacidade de julgamento e de tomada de decisão
  • Orientação para servir
  • Negociação
  • Flexibilidade cognitiva

Atente-se a essas competências, pois, se algumas delas já se fazem presentes nas profissões mais tradicionais, imagina para quem vislumbra as profissões do futuro.

Perceba que boa parte delas compõem as chamadas soft skills, ou seja, em tradução livre, “habilidades flexíveis”.

Essas habilidades são comportamentais e, muitas vezes, não são estimuladas ou ensinadas nas escolas — geralmente, são oriundas de um processo de maturidade, inteligência e autoconhecimento.

Nesse sentido, saiba que elas também podem ser treinadas e desenvolvidas. Inclusive,  no Brasil, já existem cursos para trabalhar o desenvolvimento de muitas dessas competências.

Foram identificadas 7 grandes áreas que envolvem as competências mencionadas. Ao longo desse conteúdo você verá como elas têm total relação com as futuras profissões. 

Por hora, saiba quais são:

  • Desenvolvimento de Produtos
  • Dados e Inteligência Artificial
  • Engenharia e Computação em Nuvem
  • Vendas, Marketing e Conteúdo
  • Pessoas e Cultura
  • Saúde
  • Economia Verde

Agora conheça as 8 profissões do futuro que trouxemos nos próximos tópicos. Chegou a hora!

Profissão do Futuro Nº 1: Engenheiro de Qualidade de Software

Dentre as profissões do futuro mencionadas no Fórum Econômico Mundial, o engenheiro de qualidade de software está associado à área de desenvolvimento de produto. Parece complicado, mas não é!

Na prática, esse profissional é responsável por avaliar processos através de métodos e ferramentas de desenvolvimento de softwares, com códigos e linguagem de programação que automatizam e otimizam processos.

Uma profissão que está ligada à gestão de projetos que visam organização e produtividade através da tecnologia — sempre com foco em qualidade.

É através da utilização das linguagens de programação, plataformas, bancos digitais, métodos seguros, pautados na ética, que o profissional dessa área consegue criar softwares com muita qualidade, capazes de promover verdadeiras revoluções no mundo.

Essa é uma profissão do futuro que já se faz presente nos dias de hoje, mas que tende a ser cada vez mais valorizada e requisitada à medida em que a tecnologia for se desenvolvendo.

Profissão do Futuro Nº 2: Especialista em Inteligência Artificial

Em meio às profissões do futuro, essa, no começo, chegou a ser considerada por muitos como ficção científica. Coisa de filme!

Entretanto, o profissional da área de dados e Inteligência artificial é bem real, na prática, é aquele que domina a matemática, engenharia, ciência e tecnologia, unindo tudo isso para desenvolver novas tecnologias de ponta.

Especialista em inteligência artificial é uma das profissões do futuro.

Essa é uma das futuras profissões mais promissoras, pois, ao olharmos para as tendências tecnológicas (casas inteligentes, internet das coisas, robôs, etc), fica mais do que evidente a necessidade desse profissional no mercado tanto hoje, quanto no futuro.

Afinal, esse profissional é responsável pelo desenvolvimento de produtos/objetos artificiais inteligentes e independentes que muitas vezes resultam em uma mudança de comportamento por parte da população.

Veja, por exemplo, as redes sociais, os aplicativos e os smartphones como têm interferido e transformado tantos hábitos e rotinas com as quais estávamos acostumados até pouco mais de uma década atrás. 

A transformação devido ao uso das inteligências artificiais pode se dar tanto em nichos, quanto de maneira generalizada por toda a sociedade. Esse profissional é importantíssimo!

Para atuar nessa área, é necessário, além do domínio das áreas de conhecimentos já citadas, linguagens de programação, conhecimento em robótica e também em telecomunicação.

Profissão do Futuro Nº 3: Engenheiro Front-end

Esta é uma das profissões do futuro que trata da funcionalidade, do conteúdo e do design das coisas no meio virtual, o que é posto em prática através de um site ou de uma plataforma que o usuário pode navegar e interagir, por exemplo.

O trabalho desse profissional da área de engenharia e computação consiste em melhorar a performance das plataformas para que o usuário utilize-o sem dificuldades, por exemplo. Construindo uma interface de uso fácil e intuitivo, com as informações dispostas de um jeito estratégico e tantas outras questões.

Assim, o domínio das linguagens de programação (JavaScript, CSS, HTML, por exemplo) são essenciais para construir essa fórmula mágica em códigos que resulta em um ambiente de uso e interatividade.

Desse modo, o Desenvolvedor de Front-end ou Dev Front-end (outras nomenclaturas conhecidas no mercado para esse tipo de engenheiro) deverá se preocupar também com temas como eficiência e velocidade nos projetos que faz parte.

Portanto, saiba que as atividades desenvolvidas por essa, que é uma das profissões do futuro mais promissoras do mercado por ter uma demanda cada vez mais crescente, são as seguintes:

  • Melhorar a performance da velocidade de navegação do usuário na internet;
  • Transformar a experiência do usuário na plataforma (site, aplicativo, etc) em algo único;
  • Implementar práticas para facilitar que os usuários encontrem a empresa através de páginas em plataformas como a Google;
  • Gestão de fluxo de trabalho do software.

Essas são apenas algumas das principais funções para que se possa compreender a importância dessa profissão no futuro (e também nos dias de hoje!). 

Nesse sentido, quem não aparece nas buscas do Google nos dias de hoje, está perdendo a oportunidade de ser encontrado por possíveis clientes. Porém, não adianta aparecer caso o seu site seja ruim de usar e estéticamente desagradável, por exemplo. 

O engenheiro de front end é a resposta para esses problemas.

Profissão do Futuro Nº 4: Especialista em Marketing Digital

A área de vendas, marketing e conteúdo conta cada vez mais com softwares e automações que auxiliam os processos do trabalho de relacionamento com o futuro e com o atual cliente.

Entretanto, é uma área muito dependente da criatividade e da análise humana, assim, também é considerada uma das profissões do futuro porque a demanda tende a crescer cada vez mais com o uso das tecnologias.

Um dos trabalhos do futuro, o especialista em marketing digital é responsável por realizar todo o diagnóstico do cenário no qual o negócio está envolvido, para assim executar campanhas diversas (redes sociais, e-mails, páginas, anúncios) destinadas ao público correto.

Esse trabalho visa a captação de clientes, além de construir uma relação de confiança e reciprocidade com o cliente atual.

Além disso, dominar o uso das plataformas digitais, conquistar objetivos de negócios, avaliar demandas de consumo e interpretar tendências de mercado são funções essenciais dessa que é uma das profissões do futuro.

Profissão do Futuro Nº 5: Especialista em Sucesso do Cliente (Customer Success)

Um Especialista no Sucesso do Consumidor (Customer Success) tem o objetivo de olhar para o cliente de um negócio e auxiliá-lo no sentido de ter a melhor eficiência possível quanto ao serviço oferecido, ou mesmo ao uso do produto adquirido.

Ou seja, dentre as profissões do futuro, essa é aquela que está completamente centrada no cliente.

Observação: o termo referente ao profissional dessa área pode mudar um pouco de negócio para negócio, ainda é algo muito novo, portanto existem diversas terminologias, mas a ideia central é uma só: o foco na realização do objetivo do cliente.

Por isso, é imprescindível a existência de diversos canais de comunicação para que o cliente possa se comunicar com esse especialista ou setor responsável para tirar possíveis dúvidas, por exemplo.

Dicas de como abrir uma empresa das profissões do futuro.

Esse profissional também fica responsável por analisar os dados para propor melhorias nos processos, campanhas para instruir e fidelizar os clientes e muito mais.

Dentre as habilidades necessárias para esse profissional do futuro que cuida do cliente, aquelas que se destacam são:

  • Análise de dados;
  • Capacidade de dar e colher feedbacks;
  • Elaboração de estratégia;
  • Interpretação de métricas;
  • Análise do comportamento do consumidor;
  • Desenvolvimento de estratégias para o aperfeiçoamento da experiência do cliente.

Vale ressaltar que o perfil desse profissional demanda alguém que seja comunicativo, que preze pela busca de um ótimo relacionamento com o cliente — além de organização e proatividade.

Profissão do Futuro Nº 6: Especialista em Aquisição de Talentos

Na área de “Pessoas e Cultura”, definida assim pelo Fórum Econômico Mundial, que é também conhecida tradicionalmente como “Recursos Humanos” de uma empresa, o Especialista em Aquisição de Talentos tem como foco os próprios colaboradores de uma instituição.

Essa está na lista de profissões do futuro também, uma vez que a busca por profissionais engajados, inteligentes e produtivos é uma das maiores dores das empresas atualmente.

Nesse sentido, esse profissional é responsável pelos seguintes pontos:

  • Avaliar a necessidade de recrutamento;
  • Definir critérios de seleção e contratação;
  • Elaborar a descrição das vagas e perguntas específicas para a entrevista;
  • Planejar e executar o processo de seleção;
  • Conhecer os principais canais de comunicação para poder selecionar participantes;
  • Participar da etapa de avaliação das informações do candidato;
  • Gerir a necessidade de contratação ao longo do tempo;
  • Estabelecer e administrar relacionamentos entre candidatos potenciais e antigos;
  • Promover eventos para recrutamento e seleção.
Uma das profissões do futuro diz respeito às aquisições de talentos.

De um modo geral, esse é o especialista responsável pela criação do banco de talentos de funcionários, ou seja, é das profissões futuras aquela responsável pela formação da base capaz de manter o “time dos sonhos” de qualquer negócio.

Profissão do Futuro Nº 7: Terapeuta Respiratório

Na área de saúde, dentre as profissões futuras que prometem despontar ao longo dos anos há o ainda não tão conhecido terapeuta respiratório.

Esse profissional é especialista em medicina pulmonar, uma área que já vinha sendo cada vez mais requisitada devido aos problemas respiratórios decorrentes da vida nas metrópoles sujeitas a tanta emissão de poluentes e que, com a pandemia, a área só esteve ainda mais em evidência.

O terapeuta respiratório trabalha em sala de cuidados cirúrgicos, cuidados intensivos, apesar de também poder atuar em clínicas ambulatoriais e até em ambientes em domicílio — desde que estejam devidamente preparados para o desempenho da função.

São verdadeiros especialistas e educadores em pneumologia e cardiologia. E, além disso, são considerados clínicos no que se refere à prática dos cuidados com o sistema respiratório.

Podem administrar também os processos de sedação consciente e anestesias para cirurgias.

Das profissões do futuro, essa exige a realização de um exame nacional de certificação para que, assim, a função terapêutica seja exercida.

Profissão do Futuro Nº 8: Diretor de Sustentabilidade

Essa é uma das profissões do futuro que ganha cada vez mais destaque no mercado, pois os relatórios de sustentabilidade são hoje um dos principais requisitos para atrair investidores e agregar valor a uma marca devido ao impacto social.

A profissão de Diretor de Sustentabilidade está diretamente atrelada à área de Economia Verde.

São responsáveis por desenvolver a visão de sustentabilidade no negócio como um todo, pois essa questão está associada à cultura organizacional dentro de uma empresa. 

Se engana quem somente relaciona a sustentabilidade com o verde e a natureza. Saiba que uma visão sustentável é responsável por otimizar processos, evitar desperdícios, aumentar a produtividade de pessoas e de processos e muito mais.

Portanto, esse profissional tem como dever pensar em todas áreas de uma organização.

As suas principais funções são:

  • Posicionar-se como um porta-voz da empresa;
  • Desenvolver políticas de sustentabilidade;
  • Acompanhar o desenvolvimento do produto ou serviço para que esteja alinhada às políticas organizacionais;
  • Elaborar planos de ação que promovam a redução de resíduos e o descarte inteligente dos mesmos;
  • Desenvolver e acompanhar indicadores de desempenho ambiental.

Essa é uma profissão extremamente estratégica para um negócio, principalmente quando o assunto é economia.

Estamos sempre de olho nas demandas que estão surgindo no mercado

Somos a Primeira Contabilidade Online do Brasil. Nascemos, justamente por termos identificado a oportunidade de otimizar alguns processos contábeis com o uso da tecnologia. 

Portanto, a inovação está no nosso DNA. Amamos acompanhar as tendências, vibramos a cada grande novidade que surge no mercado, pois como empresa de tecnologia, ficamos felizes com cada passo que a área tem dado em direção ao futuro.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre as profissões do futuro, porque o intuito de trazer essas informações para você foi justamente de ampliar os seus horizontes, apresentando novas possibilidades.

Se você nos acompanhou até aqui e quer conhecer um pouco mais sobre a Agilize, temos esse vídeo curtinho abaixo que mostra cum pouco da nossa trajetória. Veja na prática a inovação que a gente trouxe ao mercado brasileiro:

Por fim, te convido a solicitar o nosso contato caso tenha se interessado e queira uma proposta personalizada para a realidade do seu negócio. Você receberá tudo bem explicadinho, com prazos, valores, benefícios incluídos e tudo mais. 

Além do mais, o nosso time de atendimento é treinado e motivado a ajudar. Fazemos questão de ter um papo diferenciado, com muita prestatividade para atender você da maneira que você merece.

Solicite uma proposta logo abaixo!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.