Plano de saúde PJ: o que é e como funciona?
Se você tem um CNPJ, sabia que pode contratar um plano de saúde como empresa? Pois é, é o chamado plano de saúde PJ, um dos benefícios mais procurados pelos empreendedores e uma solução excelente para os empreendedores que querem ter acesso mais fácil ao sistema privado de saúde.
E se você tem funcionários, também pode estender esse benefício para eles!
Quer saber como funciona o plano de saúde empresarial, quem pode contratar e o que considerar na hora de escolher a melhor solução para o seu negócio? É só continuar lendo o artigo!
- Como funciona o plano de saúde PJ?
- Quem pode contratar um plano de saúde PJ?
- Quais são os tipos de planos de saúde para PJ?
- Como escolher os detalhes do plano de saúde?
- Como são feitos os reajustes do plano de saúde PJ?
- Como funciona o plano de saúde para PJ sem funcionários?
Como funciona o plano de saúde PJ?
O plano de saúde PJ, ou plano empresarial, é aquele voltado para CNPJs, em vez de CPFs. E sim, o MEI também está incluso aqui!
Assim como um plano particular, o plano PJ oferece serviços de saúde mediante o pagamento de uma mensalidade. Esses serviços podem ser consultas, exames, cirurgias, terapias, entre outras coisas — a cobertura depende de cada contrato!
Outra característica do plano de saúde PJ é que, a depender do tipo de contrato, dependentes do empresário e dos funcionários da empresa também podem ter acesso ao benefício.
E quem paga a mensalidade?
Existem diversas formas de custeio de um plano de saúde PJ. A empresa pode ficar responsável por 100% do pagamento, mas também existe a possibilidade de esses custos serem divididos entre empresa e funcionário. Nesse caso, o valor pode ser descontado direto na folha.
E também existe o modelo de coparticipação, em que o funcionário paga somente um percentual referente a cada serviço de saúde utilizado.
Mais uma vez, tudo depende do tipo de contrato entre a empresa e a operadora do plano de saúde!
Quem pode contratar um plano de saúde PJ?
Qualquer pessoa que tenha um CNPJ pode contratar um plano de saúde empresarial, independentemente da quantidade de funcionários.
O que acontece é que algumas operadoras estipulam um limite mínimo de beneficiários (geralmente dois ou três), o que impede empreendedores individuais de fazer esse tipo de contratação. Mas essa não é uma regra, ok? Existem sim algumas operadoras que fazem planos de saúde PJ para empresas sem funcionários, inclusive para MEI!
E já que estamos falando sobre MEI, no caso desse tipo de CNPJ, é preciso que a empresa esteja aberta há, pelo menos, seis meses para que seja possível contratar um plano de saúde PJ.
Quais são os tipos de planos de saúde para PJ?
Agora vamos falar sobre os tipos de plano de saúde para empresas? Existem dois modelos disponíveis, o plano de saúde coletivo empresarial e o coletivo por adesão.
No plano coletivo, o beneficiário precisa ter vínculo com alguma empresa. Ou seja, precisa ser sócio ou funcionário de uma empresa que ofereça um plano de saúde.
Já no plano por adesão, o vínculo exigido é com alguma associação profissional ou sindicato. Isso porque, nesse caso, quem contrata a operadora é essa instituição e, então, os seus associados podem aderir ao plano de saúde.
Como escolher os detalhes do plano de saúde PJ?
Como você viu, existem diferentes modelos de contratação de plano de saúde PJ, que mudam tanto a forma de custeio como a variedade dos serviços oferecidos. E isso pode acabar confundindo alguns empresários na hora de escolher o melhor plano para o seu negócio!
A nossa dica é que você conte com o apoio de um corretor, que é uma pessoa que vai poder explicar melhor os detalhes de cada plano, mostrando como cada um funciona, quanto custa e o que está incluso.
Outra dica, claro, é que você considere o orçamento da sua empresa e as necessidades das pessoas envolvidas. Assim, consegue encontrar um equilíbrio entre os serviços oferecidos e o custo.
O que você não pode deixar de lado na escolha do seu plano de saúde empresarial
Para ajudar você a fazer uma escolha inteligente, a gente lista aqui alguns pontos de atenção que você não pode deixar de considerar na hora de contratar um plano de saúde PJ!
Abrangência
Alguns planos têm cobertura nacional, outros não. É muito comum que o plano ofereça uma cobertura completa no estado ou município de contratação, mas em outros lugares só funcione para emergências, por exemplo.
Por isso, não deixe de se atentar a esse ponto no momento da contratação para garantir que o contrato corresponda às necessidades e expectativas da empresa!
Rede de atendimento
Outro critério importante é a rede conveniada. Afinal, não adianta contratar um plano de saúde se ele não oferece atendimento em clínicas e hospitais de qualidade e na sua região, não é mesmo?
Coparticipação
Como já falamos, a empresa pode optar por custear totalmente esse benefício ou dividir a conta com os funcionários. Essa é uma decisão que deve ser tomada antecipadamente, ainda antes de solicitar propostas para as operadoras, pois influencia diretamente nos valores dos planos.
Enfermaria ou apartamento
Na hora de contratar o plano, você também precisa decidir se, no momento do atendimento, o beneficiário vai ter acesso a um apartamento privado ou se vai dividir o espaço com outros pacientes. Isso, claro, impacta no preço da mensalidade e no conforto do paciente.
Carência
A carência é o tempo que o beneficiário precisa esperar para começar a usar determinados serviços oferecidos pelo plano de saúde. Esse é um fator muito importante e todos os prazos devem estar muito claros no momento da contratação!
Dependentes
Outro ponto que precisa estar muito claro é a possibilidade de incluir dependentes no plano de saúde PJ. A Agência Nacional de Saúde (ANS) prevê que podem ser colocados como dependentes parentes até 0 terceiro grau, consanguíneos, cônjuge ou companheiro e parentes até 2o grau por afinidade. Porém, cada operadora pode ter as suas exceções e, por isso, é importante checar.
Reembolso
O reembolso é um benefício previsto em algumas situações, como em caso de urgência ou quando o plano não oferece cobertura para o serviço necessário, entre outras. Porém, nem todas as operadoras e nem todos os contratos oferecem essa possibilidade.
Como são feitos os reajustes do plano de saúde para PJ?
Os reajustes são atualizações feitas no valor da mensalidade, geralmente a cada ano. Para os planos PJ, esse reajuste é calculado com base na livre negociação entre a operadora e a empresa, mas é preciso seguir algumas regras estipuladas pela ANS.
Essas regras variam de acordo com o número de funcionários. Para empresas com até 29 beneficiários, todos os membros recebem o mesmo percentual de reajuste. Já nos negócios com 30 beneficiários ou mais, os contratos estabelecem um percentual para as despesas médicas e, caso, ele seja ultrapassado, é negociado um reajuste pela diferença.
Como funciona o plano de saúde para PJ sem funcionários?
O plano PJ para quem não tem funcionários funciona da mesma forma que para as demais empresas. E como você já viu aqui, apesar de ser possível contratar um plano de saúde como MEI, muitas operadoras estipulam a condição de que o contrato deve incluir, pelo menos, três pessoas na assistência a ser contratada — o que dificulta o acesso de empreendedores individuais aos planos empresariais.
Porém, para viabilizar essa contratação, as operadoras estendem o benefício para os familiares do titular do CNPJ, ou seja, para seus dependentes. Portanto, se você é MEI, por exemplo, consegue contratar um plano de saúde PJ caso inclua no contrato dois dependentes, como cônjuge e/ou filhos, por exemplo.
Isso é uma vantagem para os empreendedores porque os planos PJ costumam ter valores mais acessíveis. Além disso, esse tipo de plano oferece acesso a uma cobertura mais ampla!
Conheça a Agilize!
Aqui na Agilize, a gente sabe que gerenciar uma empresa é muito mais do que conseguir clientes — é cuidar do plano de saúde, gerenciar funcionários, finanças e muitas outras coisas. E a gente sabe que nem sempre sobra tempo para lidar com as burocracias.
Para isso, você pode contar conosco! Somos a primeira contabilidade online do Brasil e temos um time de especialistas sempre a postos para ajudar você com todas as questões fiscais e contábeis da sua empresa. Assim você tem mais tempo e tranquilidade para focar na estratégia!
Quer receber uma proposta personalizada? É só preencher o formulário abaixo com algumas informações sobre a sua empresa!