7 livros sobre empreendedorismo para se inspirar e ampliar o conhecimento

Destrave todo o potencial da sua empresa com ensinamentos dos maiores nomes do mundo empreendedor com as nossas dicas de livros sobre empreendedorismo.

Se você clicou neste artigo, provavelmente é porque tem vontade de empreender, porém não sabe como dar o primeiro passo, certo?

Ou então já tem o próprio negócio, mas gostaria de evoluir a sua empresa para outro patamar. Talvez, afinal, você seja apenas um entusiasta da literatura voltada para empreendedores, ávido por mais conteúdo.

Qualquer que seja sua intenção, veio ao lugar certo! Trouxemos preciosas dicas de livros sobre empreendedorismo para expandir os seus horizontes.

Segundo uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 2019, a taxa de empreendedores em potencial, isto é, pessoas que não são consideradas empreendedores mas gostariam de abrir seu próprio negócio nos próximos 3 anos, é de 30,2%.

Isto significa que a cada 10 brasileiros, 3 são empreendedores em potencial, revelando uma imensa quantidade de pessoas com desejo de empreender.

No entanto, a grande maioria não é capaz de dar o primeiro passo na construção de uma empresa, seja por receio ou falta de conhecimento.

Com a finalidade de trazer o empreendedorismo sem complicação, selecionamos 7 livros sobre empreendedorismo extremamente necessários e objetivos para ajudar a alavancar os resultados da sua empresa e consolidá-la como referência no mercado.

Boa leitura!

  1. O Mito do Empreendedor
  2. Startup: manual do empreendedor
  3. A Mente do Empreendedor
  4. Pense Simples
  5. O Empreendedor Viável
  6. Empreendedorismo Inovador
  7. Incansáveis

Livros sobre empreendedorismo: 1. O Mito do Empreendedor – Michael E. Gerber

Qual o perfil da pessoa que abre uma empresa?

Muitas vezes temos uma percepção idealizada do empreendedor, sempre associando-o a sentimentos nobres.

Em “O Mito do Empreendedor”, Michael Gerber defende que o segredo para se ter uma empresa de sucesso é possuir simultaneamente 3 perfis de liderança: o empreendedor, o administrador e o técnico.

O empreendedor é aquele que enxerga as melhores oportunidades, que é ambicioso; o administrador literalmente administra e organiza a empresa; já o técnico domina as competências técnicas necessárias para fazer a gestão empresarial do próprio negócio.

Com mais de 3 milhões de exemplares vendidos, esta obra é indispensável para quem está começando sua carreira no mundo empreendedor ou já empreende, um dos preciosos livros sobre empreendedorismo.

Aqui você encontrará conhecimentos essenciais sobre liderança e confiança em seus funcionários

Livros sobre empreendedorismo: 2. Startup: Manual do Empreendedor – Steve Blank, Bob Dorf

Talvez você seja aquela pessoa que possua uma excelente ideia mas ainda não sabe como colocá-la em prática.

Pois este livro sobre empreendedorismo foi feito para você.

Considerada a bíblia do empreendedor digital, “Startup: Manual do Empreendedor” é um guia para colocar a “mão na massa” e construir um negócio de empreendedor de sucesso.

Startups não são versões miniatura de uma empresa.

Elas são um tipo de estabelecimento temporário baseado na busca por um modelo lucrativo, recorrente e escalável.

Steve Blank e Bob Dorf indicam nesta obra a existência de 5 tipos de startups: as escaláveis, “compráveis”, dentro de grandes empresas, empreendedorismo social e pequenos negócios.

Para construir uma startup do zero, os autores defendem a implementação de 14 princípios que possuem como base o relacionamento com o consumidor.

Esses preceitos sucedem desde a pesquisa de mercado e validação com o cliente até a estruturação do empreendimento em um modelo de negócio.

Este é aquele tipo de livro sobre empreendedorismo que você carrega sempre embaixo do braço.

Com dicas valiosas que vão desde a etapa mais embrionária de uma empresa até sua consolidação, é uma obra necessária para qualquer empreendedor!

Livros de empreendedorismo: 3. A Mente do Empreendedor – Kevin D. Johnson

Muitas vezes temos a concepção de que os maiores empreendedores do mundo possuem este talento inato.

Pode até ser verdade, mas em “A Mente do Empreendedor”, Kevin D. Johnson defende a ideia de que o empreendedorismo é como uma disciplina que pode ser aprendida.

Todo empreendedor deve possuir características intrínsecas, segundo o autor, como a criatividade, iniciativa e perseverança.

Assim, com o direcionamento certo, tais habilidades podem ser estudadas e desenvolvidas.

Este livro de empreendedorismo contém 100 lições para guiar o aprendizado do perfil empreendedor.

Johnson já trabalhou com marcas como Coca-Cola, Porsche e Microsoft.

Por meio desta obra, ele nos traz lições baseadas não somente em suas próprias tentativas e fracassos, mas também na experiência de outros empreendedores famosos, como Steve Jobs, e programas estadunidenses célebres, como Shark Tank.

Vale muito a pena a leitura deste livro sobre empreendedorismo por qualquer empreendedor, líder, gestor ou empresário que deseje desenvolver a si mesmo, adquirindo conhecimento com os maiores nomes do mundo do empreendedorismo.

livros sobre empreendedorismo

Livros sobre empreendedorismo: 4. Pense Simples – Gustavo Caetano

O mundo está em constante mudança.

Novas ideias surgem diariamente, algumas vezes superando todas as outras anteriores. Em “Pense Simples”, Gustavo Caetano revela que se desejamos estruturar um negócio de sucesso, precisamos ser ágeis e inovadores para acompanhar a volatilidade do mercado.

Como o próprio título já diz, o segredo é a simplicidade.

Segundo Caetano, não são necessários projetos extraordinários para construir uma boa empresa, pois as melhores ideias surgem dos problemas mais simples,basta olharmos com atenção ao nosso redor.

O autor desse livro sobre empreendedorismo defende que negócios como Uber, Nubank, Waze, Airbnb e Netflix surgiram no mercado de uma maneira rudimentar, mas foram capazes de derrotar multinacionais com anos de experiência.

A proposta dessas startups era muito clara: solucionar o problema do consumidor de uma maneira simples e inovadora.

Portanto, este é um dos principais livros sobre empreendedorismo, porque ele fala também sobre a vida e o modo como encará-la.

Ele é essencial para empreendedores que desejam “sair da caixinha” ao aprender de maneira rápida, prática e acessível com os cases de sucesso de empresas renomadas e histórias inspiradoras.

Livros sobre empreendedorismo: 5. O Empreendedor Viável – André Telles e Carlos Matos

A Global Entrepreneurship Monitor (GEM) divulgou em 2019 que 53,4 milhões de brasileiros estão à frente de alguma atividade empreendedora.

Entretanto, nem todos os empreendedores obtêm o sucesso almejado, e inúmeros fracassam. Por que isto acontece?

Em “O Empreendedor Viável”, um dos renomados livros sobre empreendedorismo, o jornalista Carlos Matos e o publicitário André Telles defendem que o empreendedor de sucesso é aquele que torna a sua empresa viável para investidores, gerando um modelo de negócio sustentável e com amplo retorno financeiro.

Os autores orientam sobre como utilizar a metodologia 5W2H para a criação e estruturação de um empreendimento viável tanto para investidores, quanto para o mercado em si.

Cada capítulo irá se aprofundar nos pontos-chaves desta ferramenta.

Assim, este livro é um guia extremamente didático do que deve ser feito, onde, quando e como.

É um livro de empreendedorismo essencial para quem deseja organizar o planejamento de seus negócios de uma maneira objetiva e eficiente.

Livros sobre empreendedorismo: 6. Empreendedorismo Inovador – Nei Grando

Empreendedorismo Inovador” é o primeiro livro colaborativo de empreendedorismo com base tecnológica.

Foi escrito por 25 autores conceituados no mundo dos negócios e organizado pelo ilustre Nei Grando, que possui mais de 10 anos de experiência em negócios e tecnologia.

A obra em questão nos fornece uma visão sistêmica das empresas, provendo conhecimento técnico e funcional sobre as diversas partes que as compõem e como correlacionar cada uma delas.

Algumas das áreas abordadas nesta produção são o segmento de mercado; o relacionamento com clientes e investidores; a criação e entrega de valor e a gestão de finanças.

Por ser de autoria colaborativa, é possível ler cada capítulo de maneira separada, sem medo de perder a linearidade.

Este é um compilado rico em conhecimento, com diversos pontos de vista em diferentes especializações.

Seja um empreendedor iniciante ou experiente, a leitura deste livro sobre empreendedorismo é fundamental para o aprofundamento em métodos e competências de gestão.

Livros sobre empreendedorismo: 7. Incansáveis – Maurício Benvenutti

Você já deve ter percebido que atualmente as coisas ficam obsoletas muito rápido, certo?

Nessa perspectiva, um produto que é extremamente inovador nos dias de hoje, muito provavelmente não o será daqui a 5 ou 10 anos.

Em “Incansáveis”, o autor Maurício Benvenutti, um dos co-fundadores da StartSe e referência brasileira no Vale do Silício, desmistifica as estratégias utilizadas pelas pequenas empresas e startups que estão desbancando diversas multinacionais de grande renome.

A obra é um livro sobre empreendedorismo que nos traz poderosos ensinamentos sobre a necessidade de aceitar inovações como chave para qualquer evolução de mercado e, principalmente, para termos em mente que quem dita o próprio mercado, afinal de contas, são os consumidores, entre outros conceitos importantes.

Este é um livro sobre empreendedorismo que inspira ótimas perspectivas para quem está começando a empreender agora, pois nos mostra que não importa o tamanho do seu negócio, se você for criativo e trabalhar da maneira certa, poderá ultrapassar qualquer obstáculo.

Empreenda sem medo!

Sabemos que, no mundo empreendedor, construir uma empresa de sucesso significa agir com proatividade e arriscar todos os dias.

Observando com atenção o mundo dos negócios, sempre em constante mudança e borbulhando de inovações diariamente, é natural sentir aquele “frio na barriga” ao começar a empreender.

Esperamos que, através dos ensinamentos e dicas contidos nestes best-sellers, nossas preciosas dicas de livros sobre empreendedorismo, você possa adquirir uma confiança maior para abrir ou evoluir o seu próprio negócio!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores de best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Conheça a Agilize

A Agilize é a primeira empresa de contabilidade online do Brasil e atende, atualmente, mais de 10 mil empresários em todo o país. A nossa missão é tornar a contabilidade fácil e prática!

Nós ajudamos você a abrir a sua empresa e a garantir que todas as suas obrigações estão em dia — tudo isso com valores que cabem no seu bolso! Nós temos planos a partir de R$ 99 e especialistas em várias áreas, sempre dispostos a tirar todas as suas dúvidas.

Entre em contato conosco e solicite uma proposta personalizada para o seu negócio!

';