Chegou o momento de entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, e quem é sócio de uma empresa pode estar dispensado de entregá-la ou não, a depender dos rendimentos obtidos da sua empresa, e demais rendimentos de outras fontes.

Ao fim de cada exercício (um exercício corresponde a um ano), o contador responsável por sua empresa deve preparar um documento chamado “Informe de Rendimentos” contendo as informações necessárias sobre recebimento de pro-labore e distribuição de lucros (ou dividendos) para que os sócios da empresa possam declarar no imposto de renda pessoa física.

Neste artigo você vai aprender a declarar o pro-labore retirado da sua empresa e também a distribuição de lucros, presentes no seu Informe de Rendimentos.

Os clientes da Agilize Contabilidade Online recebem os seus Informes de Rendimentos através do Painel de Controle Online, e lá mesmo podem solicitar ajustes no cálculo de maneira simples e prática. Se você é cliente Agilize, siga as instruções sobre como obter o seu Informe de Rendimentos.

Como declarar o pro-labore dos sócios de uma empresa

O pro-labore dos sócios é considerado um rendimento tributável, pois gera contribuição para o INSS, e em alguns casos também gera contribuição para a Receita Federal. Empresários que façam retirada de pró-labore devem declarar estas retiradas em sua declaração de imposto de renda, na parte de rendimentos tributáveis.

Verifique abaixo onde encontrar os rendimentos tributáveis no seu informe de rendimentos:

rendimentos-tributaveis-deducoes-imposto-retido-na-fonte

Estes dados devem ser cadastrados na seguinte seção do programa IRPF:

irpf-rendimentos-tributaveis

Preencha também os campos CNPJ da Fonte Pagadora (Sua empresa) e Nome da Fonte Pagadora  (Razão social da empresa).

Como declarar o lucro dos sócios de uma empresa

rendimentos-isentos-e-nao-tributaveis

O lucro proveniente da distribuição de lucros da uma empresa é considerado um rendimento não tributável, uma vez que já sofreu tributação através dos impostos pagos pelas notas fiscais emitidas ao longo do ano anterior.

Cada empresário deve declarar o rendimento que lhe corresponde conforme a distribuição de cotas registrada no contrato social da empresa da qual é sócio.

Para declarar o lucro da sua empresa, você deve acessar a opção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, no menu lateral esquerdo do sistema IRPF da Receita Federal. A imagem ao lado direito ilustra a localização deste item.

No item “Lucros e dividendos recebidos pelo titular e pelos dependentes”, clique no ícone indicado abaixo:

Lucros e Dividendos

Quadro Auxiliar para Transporte de Valor

No “quadro auxiliar para transporte de valor” que vai aparecer, clique no botão “Novo”.

Colete os valor dos rendimentos não tributáveis a partir do seu informe de rendimentos, no local indicado abaixo:

rendimentos-isentos-e-nao-tributaveis-informe

RendimentosEm seguida, preencha os campos CNPJ da Fonte Pagadora (Sua empresa), Nome da Fonte Pagadora  (Razão social da empresa) e Valor. O valor a ser declarado neste último campo está disponível na seção de rendimentos isentos e não tributáveis do seu informe de rendimentos. Depois de preencher, clique em OK”.

Sobre a Agilize

Somos a primeira empresa de contabilidade online do Brasil. Transformamos seu MEI em ME e cuidados da contabilidade da sua empresa enquanto você fatura. Tudo online, de forma tranquila e segura.

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.