Como gerenciar pessoas usando a tecnologia?

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Saber como gerenciar pessoas nem sempre é uma tarefa fácil — afinal, um time normalmente tem colaboradores com diferentes habilidades, personalidades e histórias de vida. No entanto, é uma tarefa muito importante, pois motiva o time, ajuda na manutenção da cultura da empresa e evita conflitos.

Para ajudar você nessa tarefa, preparamos este artigo com algumas dicas de como gerenciar pessoas no seu negócio.

Acompanhe!

  1. O que é gerenciar pessoas?
  2. Pilares da gestão de pessoas
  3. Confira 10 dicas para gerenciar pessoas

O que é gerenciar pessoas?

A gestão de pessoas é algo que vai além da liderança de um time de trabalho. Ela envolve a administração de todo o capital humano de uma empresa, utilizando técnicas para conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas do negócio.

A gente pode resumir a gestão de pessoas como o conjunto de habilidades e técnicas que tem o objetivo de auxiliar as pessoas de uma empresa a fazer o seu trabalho da melhor forma possível, para que todos atinjam as suas metas.

Pilares da gestão de pessoas

A gestão de pessoas se baseia em cinco pilares e, a seguir, você vai saber mais sobre cada um deles:

  • Comunicação: o bom gestor de pessoas deve estar aberto ao diálogo e não ter medo de se comunicar com o time;
  • Trabalho em equipe: como todos têm o mesmo objetivo, o gestor deve incentivar o trabalho colaborativo;
  • Conhecimento: o bom gestor de pessoas deve mapear as competências de cada colaborador e entender quais habilidades faltam para que todos alcancem os seus objetivos;
  • Desenvolvimento: também faz parte do papel do gestor ajudar o time a adquirir essas habilidades que faltam, oferecendo treinamento e suporte.

Confira 10 dicas para gerenciar pessoas

Quer saber como gerenciar pessoas na sua empresa? Então confira essas 10 dicas!

1. Seja claro e específico ao se comunicar

É muito importante que você saiba se comunicar de forma clara, explicando para cada membro do time quais são as suas tarefas e quais são as expectativas sobre o seu trabalho. Somente assim o profissional poderá saber exatamente o que fazer para que a empresa atinja as suas metas.

Ao demandar trabalho, descreve muito bem o que é necessário e estipule um prazo. Não se esqueça de perguntar se o colaborador tem alguma dúvida. Quanto mais clara for a instrução, maior a chance de a tarefa sair como esperado.

2. Esteja aberto ao diálogo

Ainda falando sobre comunicação, o bom gestor de pessoas deve estar sempre disponível para dialogar com o seu time — seja para receber reclamações, elogios ou sugestões.

É importante que o time veja o gestor como uma pessoa de confiança, a quem se pode recorrer em caso de dúvidas, dificuldades, necessidade de melhoria, entre outras coisas.

Isso faz com que os colaboradores se sintam mais à vontade na empresa e realmente participem do dia a dia do negócio, trazendo insights importantes e ajudando no desenvolvimento da empresa.

3. Dê feedbacks construtivos

E além de estar aberto para ouvir o que os colaboradores têm a dizer, também é importante que você fale. Dar feedbacks é uma forma de deixar o colaborador saber o que a liderança está achando sobre o seu trabalho — tanto pontos fortes como aqueles que precisam de melhorias.

Só tome cuidado na hora de apontar falhas. Não seja rude e tenha cautela na hora de escolher as palavras. Também é importante trazer uma sugestão de melhoria junto com a crítica e se disponibilizar para ajudar no que for necessário.

4. Elogie

Se você quer saber como gerenciar pessoas, saiba que os elogios também devem fazer parte da sua rotina de trabalho. Sempre que o colaborador entregar um trabalho bem feito, diga como isso é importante para o time. E quando o seu trabalho exceder as expectativas, elogie!

Essa é uma forma de mostrar ao time que o seu trabalho é relevante e motivar as pessoas. Afinal, quem não gosta de receber elogios?

5. Dê exemplo

O time deve ter o seu gestor como um exemplo a ser seguido. Por isso, mostre na prática como o trabalho deve ser feito e como as pessoas devem se comportar na empresa.

E aqui a gente está falando sobre tudo o que é feito no ambiente corporativo — desde o cumprimento de prazos à forma como você trata as pessoas ao seu redor!

6. Promova treinamentos

Como falamos aqui, facilitar o acesso ao conhecimento e a novas habilidades é um dos pilares da gestão de pessoas. Por isso, fique atento às competências de cada membro do seu time para entender quais são as suas dificuldades e quais habilidades podem ser melhoradas.

Depois, ofereça os treinamentos necessários e esteja disponível para ajudar no que for preciso. Assim, todo mundo sai ganhando!

7. Mantenha um ambiente de trabalho agradável

E isso vai além de ter um espaço grande e decorado! Estamos falando também sobre se certificar de que os seus colaboradores estão bem mentalmente, têm tudo o que precisam para realizar seu trabalho com conforto e que se sentem à vontade para expressar suas opiniões e preocupações.

A dica aqui é enxergar cada um como uma pessoa com sua individualidade, e não somente como mais um funcionário da empresa.

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8. Não deixe de seguir as leis

O Brasil tem uma legislação trabalhista extensa, especialmente no que se refere aos direitos dos trabalhadores. Se você quer saber como gerenciar pessoas, saiba que conhecer essa legislação é essencial.

Isso garante que você siga todas as leis sobre carga horária, férias, remuneração, etc, evitando conflitos e problemas com a Justiça.

Se precisar, converse com o setor jurídico da empresa para entender quais são as suas obrigações e quais são os direitos de cada membro do time.

9. Saiba gerir as insatisfações

Se você perceber que um colaborador está insatisfeito, é importante procurar entender o que está acontecendo para saber como ajudar. Ignorar o problema só vai fazer com que essa insatisfação aumente e você pode acabar perdendo o talento no seu time.

10. Confie no seu time

Delegue tarefas e dê aos colaboradores a liberdade de executá-las como acharem melhor. Essa confiança faz eles se sentirem valorizados e motivados, além de tornar o trabalho mais eficiente.

Mas isso não quer dizer que você não vai supervisionar o trabalho, certo? E nem que não precise oferecer todo o suporte necessário para a realização das atividades.

Conte com a Agilize no gerenciamento da sua empresa!

Para que uma empresa cresça, a gente sabe que é preciso muito mais do que saber como gerenciar pessoas. O empreendedor deve também gerenciar as finanças, as vendas, a contabilidade e muitas outras coisas. Para garantir que tudo isso seja bem feito, é importante contar com ajuda de profissionais experientes em cada área.

E quando se fala em contabilidade, nós somos a ajuda que você precisa! O nosso time de contadores te ajuda no cumprimento de todas as obrigações para você tenha mais tempo e tranquilidade para cuidar daquilo que só você pode fazer na empresa, que é a parte estratégica e a construção de uma boa relação com o seu time.

Quer saber como podemos ajudar? É só preencher o formulário abaixo para receber uma proposta personalizada!

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