Dicas para ser um desenvolvedor de sucesso: passo a passo prático para você!
A tecnologia é uma área que está em alta. Este é o momento ideal para quem trabalha com desenvolvimento de softwares crescer profissionalmente, conseguir boas remunerações e adquirir muito conhecimento.
Para ser um desenvolvedor de sucesso, você já deve imaginar que é fundamental dominar as linguagens de programação e toda a parte técnica, não é? Mas isso não é suficiente. O bom desenvolvedor tem habilidades comportamentais que o ajudam a lidar com os colegas e a rotina de trabalho e características que fazem com que se destaque entre os demais profissionais.
Quer saber mais sobre isso? Nós preparamos este conteúdo especialmente para ajudar você, desenvolvedor, a evoluir na carreira e conquistar cada vez mais espaço no mercado!
Quais são as características de um desenvolvedor de sucesso?
Qualquer pessoa pode se tornar desenvolvedora. Não existe uma regra que define quem deve seguir carreira na área ou não, mas, assim como acontece em todas as profissões, existem algumas características que podem facilitar o entendimento das teorias e a prática do trabalho.
Ter bom raciocínio lógico
O desenvolvedor é uma pessoa que resolve problemas e constrói sistemas usando códigos. Por isso, o raciocínio lógico é fundamental para os profissionais que querem fazer um trabalho eficiente e com menos erros.
Gostar de resolver problemas
Ser desenvolvedor é praticamente ser um solucionador de problemas. Quem está criando um software deve estar sempre focado no problema que o sistema vai ajudar o público a resolver. Além disso, também faz parte da rotina desse profissional resolver os problemas que surgem dentro do próprio software.
Por isso, quem tem mentalidade resolutiva e gosta de enfrentar esse tipo de desafio tem potencial para ser um bom desenvolvedor.
Gostar de estudar
É claro que existem cursos que podem transformar uma pessoa sem nenhum conhecimento de tecnologia em programadora, mas isso não basta para se dar bem e crescer na profissão. O bom desenvolvedor é autodidata e está sempre buscando novos conhecimentos espontaneamente.
A área de tecnologia está em constante atualização, por isso, o desenvolvedor não deve se acomodar com os conhecimentos adquiridos em sua formação. Podemos dizer, na verdade, que a formação de um desenvolvedor nunca termina!
É comum que desenvolvedores iniciantes tenham muita confiança e achem que já sabem quase tudo. Mas a verdade é que, à medida que a pessoa estuda e descobre novas possibilidades, percebe que ainda tem muito o que aprender.
Saber inglês
Você certamente já ouviu alguém dizer que hoje em dia saber inglês é básico e não deve mais ser considerado um diferencial no mercado de trabalho. Na área de tecnologia, isso é absolutamente verdadeiro.
Sem saber inglês, o desenvolvedor não consegue aprofundar conhecimentos e dificilmente sairá do nível iniciante. Isso acontece porque a maioria do conhecimento escrito sobre tecnologia é feita nessa língua e, muitas vezes, nem chega a ser traduzida. Quando isso acontece, é possível que as informações já estejam desatualizadas.
Quais são as soft skills mais valorizadas no mercado de tecnologia?
Não há dúvidas de que o aperfeiçoamento técnico é fundamental para que o desenvolvedor cresça profissionalmente. Mas, apesar de ser uma parte importante, essa não é única coisa que o programador deve buscar.
As soft skills, ou habilidades comportamentais, são competências que ajudam o profissional a lidar mais tranquilamente com as questões que fazem parte do dia a dia de trabalho. Equilibrar as soft skills com as hard skills (que são as habilidades técnicas) é o que faz um desenvolvedor de sucesso.
Imagine um desenvolvedor que tem todo o conhecimento técnico do mundo, mas não sabe trabalhar em equipe e não consegue se comunicar bem com os colegas. Você acha que ele tem mais chances de se dar bem na profissão do que alguém que tem bom conhecimento técnico, está sempre se atualizando, tem inteligência emocional, trabalha bem em equipe e sabe se comunicar? A gente sabe que não!
Cada vez mais, o mercado valoriza as competências socioemocionais e, abaixo, nós listamos aquelas que vão ajudar você a se destacar na área de tecnologia!
Proatividade
Não adianta ter muitas ideias e dar sempre sugestões nas reuniões do time se você não tiver a iniciativa de colocá-las em prática. O desenvolvedor proativo é aquele que tem uma ideia, estuda a sua viabilidade e, se descobre ser possível fazer o que pensou, já coloca a mão na massa imediatamente.
Boa comunicação
Se comunicar com o time é fundamental para uma rotina tranquila de trabalho. Quando o time não se entende, acontecem erros que podem trazer grandes prejuízos para a empresa ou cliente.
Para garantir uma boa comunicação, garanta que tudo o que foi dito foi entendido pelos colegas e lembre-se de que nem tudo o que parece óbvio para você é óbvio para os outros!
Inteligência emocional
Nem sempre as coisas saem como desejamos, não é? A inteligência emocional é a capacidade de lidar com essas frustrações sem deixar que elas interfiram no seu trabalho.
O desenvolvedor inteligente emocionalmente é aquele que conhece as suas limitações e habilidades e sabe como costuma reagir a determinadas situações. Por isso, consegue desenvolver o autocontrole e o equilíbrio.
Criatividade
Você lembra de quando diziam que os robôs iam substituir todos os profissionais? Isso não aconteceu até hoje porque uma coisa nos diferencia deles: a capacidade de sermos criativos.
É a criatividade que faz com que o desenvolvedor pense em novas soluções que beneficiem empresas e pessoas — inclusive a criação de robôs!
Inteligência cultural
Felizmente, a diversidade vem sendo cada vez mais valorizada pelas empresas. Com o ambiente mais diverso, é muito importante que os profissionais saibam lidar com as diferenças e respeitá-las.
Compreender e se adaptar a diferentes realidades vai melhorar a sua relação com os colegas de trabalho e a sua produtividade.
Liderança
O desenvolvedor com senso de liderança tem mais chances de crescer profissionalmente. Ele deve estar sempre aberto a críticas e sugestões, saber dar feedbacks de forma respeitosa, motivar os colegas de trabalho e saber delegar tarefas.
Outro ponto importante é a confiança no próprio time. Muitos profissionais são centralizadores e acreditam que ninguém conseguirá realizar um trabalho tão bem quanto eles — essa não é uma característica de um líder!
O que o desenvolvedor precisa fazer para crescer dentro da empresa onde atua?
Existem muitos motivos que fazem alguém querer crescer e ser promovido na empresa onde trabalha: salário maior, um trabalho mais compatível com seu perfil, um cargo de liderança ou até mesmo porque acham que isso é o que se espera de um profissional bem-sucedido.
Independentemente de qual seja a sua motivação para receber uma promoção, nós podemos ajudar. A seguir, trazemos algumas dicas!
Saiba o que a empresa valoriza
Melhor do que tentar adivinhar o que a empresa espera dos seus funcionários é perguntar aos seus gestores quais são as habilidades que você deve desenvolver para crescer naquele ambiente.
Essa é a melhor forma de saber qual é o caminho certo a seguir. Assim, você garante que os seus esforços estão bem direcionados e pode ter uma trajetória mais curta até o topo!
Mantenha uma boa atitude
As empresas sempre priorizam pessoas que têm atitudes positivas na hora de promover alguém. Mantenha a calma quando estiver trabalhando sob pressão, seja resolutivo e aprenda com os seus erros.
Ajude os seus colegas de trabalho
É natural que as empresas nomeiem para os cargos de liderança pessoas que são vistas como exemplo e sabem motivar o time. Em vez de encarar os seus colegas como concorrentes, ajude-os a terem uma performance melhor! Afinal, todos vocês estão ali com o mesmo objetivo.
Abrace as mudanças
À medida que crescem, as empresas precisam se reestruturar. Esse é um movimento normal no mercado e o bom desenvolvedor deve ter a mente aberta para essas mudanças. Quando isso não acontece, ele tem dificuldades para se adaptar e pode pode ter o seu trabalho prejudicado.
Se a empresa em que você trabalha está passando por isso, abrace as mudanças! Dê ideias, ofereça ajuda e se envolva nos novos processos.
Procure atuar em projetos significativos
Se você quer chamar atenção dos gestores e se destacar, precisa provar que é um desenvolvedor competente e está pronto para dar mais um passo. A melhor forma de fazer isso é atuando nos projetos que têm mais importância dentro da empresa.
Por isso, se você tiver a oportunidade de escolher, prefira atuar em projetos relevantes!
Facilite o trabalho do seu chefe
Quando você faz isso, não está tirando trabalho dele, mas fazendo com que ele entenda que você tem capacidade de realizar as atividades e confie ainda mais no seu trabalho.
Conheça os principais erros cometidos por desenvolvedores
Agora que você já sabe quais são as características e soft skills de um bom desenvolvedor e já conferiu as nossas dicas para se destacar na empresa e crescer lá dentro, é hora de conhecer os principais erros cometidos por desenvolvedores no ambiente de trabalho. Assim, você já pode ir se preparando para evitar cometê-los!
Não testar o próprio código
Esse é o erro mais comum de todos e acontece porque muitos desenvolvedores se preocupam demais em “mostrar serviço”. Como se preocupam demais em entregar a solução o mais rápido possível, deixem de testar o código. E muitas vezes ele não funciona!
Por isso, tenha em mente que não é porque o código parece certo que ele realmente está. Teste sempre, por mais simples que seja o código em questão!
Se apegar ao código escrito
Isso acontece muito na etapa de revisão do código. O desenvolvedor que se apega ao código que escreveu tem dificuldade para aceitar mudanças sugeridas por outras pessoas da equipe, mesmo que elas cheguem para simplificar.
Para evitar esse erro, lembre-se que o código não é seu, mesmo que você seja a pessoa responsável por ele. O código é do time e o objetivo de todos é fazer com que ele seja o mais simples e eficaz possível.
Sempre escolher soluções personalizadas
É normal que desenvolvedores queiram construir funcionalidades do zero. A gente entende, afinal, é muito satisfatório ver algo que você construiu ganhar forma e funcionar.
No entanto, nem sempre esse trabalho é necessário. Em alguns casos, as soluções prontas vão tornar o seu trabalho mais rápido e entregar o mesmo resultado à empresa ou cliente.
Abra a sua empresa e seja um desenvolvedor de sucesso
O desenvolvedor que atua como Pessoa jurídica dentro de uma empresa ou deseja empreender, precisa ter um CNPJ. Isso garante que o profissional atue dentro da legalidade, emitindo notas fiscais, e passa credibilidade sobre o seu trabalho para os clientes. Com um CNPJ, eles entendem que você é profissional e realmente se dedica a isso, e não que enxerga o seu trabalho como um bico.
Você pode contar com a Agilize para abrir a sua empresa ou transformar o seu MEI em ME quando ultrapassar o limite do faturamento! E a gente sabe que isso vai acontecer rapidinho, afinal, desenvolvedores de sucesso estão ganhando cada vez melhor! 😉
Nós somos pioneiros na contabilidade online e atuamos desde 2013. O nosso objetivo é descomplicar a sua contabilidade de modo simples e intuitivo.
Além da abertura da sua empresa, nós podemos cuidar de toda a sua contabilidade, garantindo que a empresa esteja sempre regularizada.
Entre em contato conosco e solicite uma proposta personalizada! Os nossos especialistas vão montar uma proposta especialmente para você e te explicar direitinho tudo o que precisa ser feito. Assim você não precisa se preocupar com a parte burocrática e terá mais tempo para se dedicar à sua evolução como profissional de tecnologia!