Marketing para arquitetos: como atrair mais clientes e alavancar seu negócio!
Se você chegou até este conteúdo pesquisando sobre marketing para arquitetos na internet, é porque usa o meio digital para buscar informações e dicas, não é mesmo? E você já parou para pensar que o seu potencial cliente faz o mesmo?
Com a popularização da internet, muita gente usa os buscadores e as redes sociais para buscar informações, educação, inspiração e entretenimento.
E, ao buscar dicas para reformar ou decorar um imóvel, por exemplo, o cliente pode encontrar você!
Percebeu como o marketing para arquitetos é importante e tem um grande potencial? Neste conteúdo, nós vamos ajudar você a usar a internet a seu favor – seja para conseguir clientes, fidelizá-los ou mesmo para se tornar uma referência na sua área!
O que é o marketing para arquitetos?
Fazer marketing é criar e entregar valor para o público para atrair clientes e vender mais. Portanto, o marketing para arquitetos envolve estratégias que vão ajudar o profissional a se posicionar, construir sua autoridade, se relacionar com clientes e prospects e até mesmo fortalecer a sua marca pessoal.
Tudo isso pode ajudar você a atingir vários objetivos de carreira. Atrair e reter clientes costumam ser as metas principais, mas elas não são as únicas possibilidades. Mesmo que você esteja de agenda cheia, vale a pena continuar apostando no marketing para arquitetos.
Assim, você pode se consolidar como uma referência no seu ramo de atuação, criar conexão com a sua audiência e manter o público aquecido para que não tenha dificuldade de preencher as vagas que vão aparecer na sua agenda à medida em que alguns projetos forem finalizados.
Como funciona o marketing para arquitetos?
Para investir e marketing para arquitetos, você não precisa necessariamente contratar uma agência especializada ou um profissional freelancer. É claro que isso é possível e certamente trará benefícios, mas você pode começar a dar os primeiros passos por si só.
Redes sociais, blogs e sites são excelentes ferramentas de divulgação e conexão com o público – e as suas interfaces estão cada vez mais amigáveis, ou seja, você não terá dificuldades para criar conteúdos sobre os seus projetos.
É importante que você não separe as suas atividades de arquitetura do empreendedorismo. Afinal, o profissional autônomo deve enxergar o exercício da profissão como um negócio e, por isso, precisa cuidar de todas as áreas envolvidas: finanças, administração e o próprio marketing são algumas delas.
Quais os benefícios do marketing para arquitetos?
A atração de novos clientes é o principal benefício de apostar no marketing para arquitetos – e de fato as estratégias são muito eficazes para fazer novas pessoas conhecerem o seu trabalho.
Mas, como já dissemos, investir em marketing pode trazer muitos outros benefícios para o seu negócio. Conheça os principais!
Se tornar referência
o marketing pessoal não faz mal a ninguém e vai ajudar você a ser visto como uma autoridade na sua área de atuação. Quando você mostra projetos, dá dicas de arquitetura e decoração e ajuda o público a resolver problemas reais, passa confiança e credibilidade sobre o seu trabalho. Você mostra que sabe fazer e as pessoas acreditam nisso!
Assim, aos poucos, você vai tornando o seu nome mais conhecido no mercado.
Educar as pessoas
Muita gente acha que o serviço do arquiteto é dispensável e resolve tomar decisões sobre construções e reformas sem o apoio profissional. E você sabe que isso é uma furada, não é?
O marketing para arquitetos é uma forma de espalhar por aí a importância da profissão e explicar para o público quais são os riscos de tomar esse tipo de decisão sem conhecimentos específicos.
Quando você educa o seu público, ele passa a saber quais são os tipos de problema que você pode ajudar a resolver e tomar consciência da importância do acompanhamento profissional.
Estreitar o relacionamento com o público
O marketing digital, principalmente nas redes sociais, tem o poder de aproximar o produtor de conteúdo do seu público. quando você é constante na sua produção, as pessoas começam a criar expectativas para as suas publicações e passam a enxergar você como alguém com quem podem contar.
Essa relação de confiança, apesar de virtual, ajuda você a consolidar a sua imagem como profissional.
Fidelizar quem já foi atendido
O marketing para arquitetos também ajuda você na retenção de clientes, ou seja, na fidelização daquelas pessoas que já fizeram projetos com você.
Com algumas estratégias, você pode criar conexões mais profundas com essas pessoas, de modo que elas continuem lhe enxergando como autoridade e referência. Assim, quando precisarem de um novo projeto, certamente irão procurar os seus serviços.
4 estratégias de marketing digital para arquitetos
Agora que você já sabe o que é o marketing para arquitetos e sabe quais são os benefícios de investir nele, é hora de começar a tirar os planos do papel.
A seguir, nós vamos mostrar algumas ideias. Mantenha a mente aberta para as possibilidades e saiba que você não precisa fazer tudo isso de uma vez só. Comece aos poucos, seguindo uma dica de cada vez – é mais importante ter um trabalho bem feito do que apostar em muitas frentes e não dar conta do recado.
1. Conheça o seu público
O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é conhecer bem o público com o qual você pretende se comunicar. E com o marketing de arquitetura não poderia ser diferente.
Quando você sabe quem é o seu público, fica muito mais fácil entender em quais canais você deve apostar, que tipo de conteúdo vai produzir e quais são os problemas que você pode ajudá-los a resolver.
Para isso, se faça as seguintes perguntas:
- Quem são as pessoas que eu quero atrair para o meu negócio?
- Quais são os seus problemas que eu posso ajudar a resolver?
- Quais são as redes sociais que elas mais usam?
- Que formato de conteúdo preferem consumir?
- O que falta elas saberem para que façam um projeto comigo?
- Que benefício o meu trabalho pode proporcionar para elas?
Assim, a sua comunicação se torna muito mais acertada e as conexões, mais profundas.
2. Use as redes sociais de forma estratégica
Você não precisa estar em todas as redes sociais para mandar bem no marketing para arquitetos. Basta marcar presença naquelas em que o seu público está!
O Pinterest, por exemplo, é uma rede social com grande potencial para quem quer saber como conseguir clientes na arquitetura e tornar o seu trabalho conhecido. O Twitter, por outro lado, pode não ter tanta força assim, afinal, é uma rede que não tem as imagens como seu ponto forte – e o trabalho de arquitetura é muito ligado ao visual, não é mesmo?
Outro ponto importante aqui é a interação. As redes sociais, como o nome indica, são um espaço de socialização. Por isso, tire um tempo para responder comentários, tirar dúvidas e provocar discussões. Isso vai ajudar você a se conectar com o público e ser visto como autoridade.
3. Produza conteúdos atraentes e úteis para o seu público
O segredo para criar bons conteúdos é conhecer bem o público – e isso você já sabe como fazer, não é mesmo? Sabendo quais são as suas dificuldades, você pode produzir posts que ajude as pessoas a perceberem que têm um problema e quais são as soluções para superá-lo.
Um bom conteúdo deve ensinar, entreter ou inspirar o público. Tenha isso em mente na hora de planejar os seus posts!
4. Tenha um site
O seu site funciona como o seu portfólio. Lá você vai contar um pouco sobre a sua história, deixar um resumo do seu currículo, listar quais são os serviços que oferece, apresentar todos os benefícios dos quais as pessoas poderão usufruir caso lhe contratem e mostrar os seus melhores projetos.
É importante também que o seu site tenha um formulário de contato. Assim, pessoas interessadas podem deixar suas informações para que você dê o próximo passo.
Outra vantagem do formulário de contato é que, aos poucos, você vai formando uma base de dados de clientes em potencial, que pode ser utilizada mais para a frente, na hora de apostar no e-mail marketing ou fazer anúncios nas redes sociais (vamos falar sobre esses dois pontos mais adiante).
5 canais mais importantes do marketing digital para arquitetos
Agora que você não tem mais dúvidas de que o marketing digital para arquitetos é uma forma eficaz de atrair clientes e usufruir de muitos outros benefícios, é hora de conhecer algumas possibilidades de canais de comunicação.
A gente sabe que gerenciar um perfil e produzir conteúdo de qualidade dá muito trabalho e toma tempo. É por isso que você não precisa usar todas as opções!
Para ajudar você a escolher as mais adequadas, vamos apresentar as principais alternativas!
1. Pinterest
O Pinterest é uma rede social que tem o compartilhamento de imagens e links como foco. O público está lá em busca de inspirações e referências, e essa é uma excelente oportunidade de divulgar o seu trabalho.
2. Instagram
No Instagram você pode compartilhar posts em diversos formatos — fotos, vídeos, carrossel e Reels, que são vídeos mais curtos e objetivos. O ponto forte desse canal é a interação. Estimule os comentários e mensagens privadas! Essa é a melhor forma de começar a se conectar com o seu público pela plataforma.
No Instagram você também consegue impulsionar os seus posts, fazendo com que eles sejam mostrados para pessoas que estão interessadas em conteúdos parecidos com o seu. Se preferir, você mesmo pode escolher para quem o anúncio será mostrado (essa é a hora de usar aquela lista de contatos que você conseguiu montar com o formulário do seu site).
3. WhatsApp
Ter uma conta comercial no WhatsApp vai ajudar você a manter uma relação ainda mais próxima com o seu público. Essa pode ser uma opção de contato interessante. Você pode deixar o link para a conversa disponível nos seus perfis nas suas redes sociais. Assim, pessoas interessadas não terão dificuldade para entrar em contato contigo.
4. YouTube
A plataforma de vídeos funciona como um buscador. Isso quer dizer que os seus vídeos podem aparecer no topo das páginas de resultados de buscas do Google, a depender da palavra-chave digitada pelo usuário. Já pensou em quantas pessoas podem ser alcançadas com essa estratégia?
Para tirar o máximo de proveito dessa oportunidade, grave vídeos mostrando projetos concluídos, fazendo um tour por ambientes decorados, dando dicas de reforma e decoração e tirando as principais dúvidas do seu público!
5. E-mail marketing
Se você construir uma lista de contatos no seu site ou nas redes sociais, use plataformas de e-mail marketing para o envio de conteúdos exclusivos e ofertas de serviços. Em algumas plataformas de e-mail você também consegue criar fluxos automatizados, enviando e-mails personalizados de acordo com o comportamento do usuário.
Fique atento às novidades e tendências do marketing para arquitetos
Os meios digitais evoluem muito rapidamente. Por isso, é fundamental que você esteja de olho nas novidades e tendências, tanto em relação à sua atividade profissional como aos novos formatos de conteúdo que vão surgindo.
Os vídeos curtos, por exemplo, são uma grande tendência lançada pelo TikTok (você também pode marcar presença por lá, hein?) e consolidada pelo Instagram, que lançou uma ferramenta muito parecida em sua plataforma – os Reels.
Não tenha vergonha de falar sobre o seu trabalho! Você já ouviu dizer que quem não é visto não é lembrado? É exatamente isso o que acontece no mercado de prestação de serviços.
Se você não divulgar o seu trabalho, quem vai fazer isso por você? Já parou para pensar sobre isso? É por isso que o marketing para arquitetos é tão importante!
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Agora que você vai começar a investir no marketing para arquitetos, vai precisar de mais tempo livre para essa atividade, não é mesmo? Então pode deixar que a gente cuida da parte burocrática do seu negócio!
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