Assim como nos demais tipos de negócio, a gestão financeira é muito importante para uma clínica odontológica. Seja um pequeno negócio ou uma grande clínica, não há como negar que essa questão é essencial para determinar o sucesso de um empreendimento.

Afinal, sem a saúde financeira em dia, muito dificilmente um negócio consegue sobreviver.

E é um fato que essa gestão pode ser um grande desafio para muitos dentistas, sejam estes mais experientes ou recém-formados. No entanto, existem algumas ações que podem ser feitas em qualquer um dos casos, para garantir maior assertividade nas decisões relacionadas à gestão financeira.

E pensando nisso, separamos aqui cinco dicas para te ajudar nessa questão. Vamos lá?

Separe as contas pessoais das contas da clínica

Uma das primeiras dicas para melhorar a gestão financeira é separar as contas pessoais das contas da clínica. Esse talvez seja um dos principais erros de muitos empreendedores e gestores iniciantes.

É importante entender que é necessária uma separação entre empresa e empresário, sobretudo quando falamos de dinheiro, finanças e inteligência financeira.

Para isso, uma dica é definir um valor fixo de retirada para contas pessoais,  que também é conhecido como pró-labore. Outra dica, que acompanha a anterior, é manter duas contas separadas, uma para a empresa e outra para o empresário.

Dessa forma, você evita realizar retiradas desnecessárias da conta jurídica, além de ter maior controle sobre as finanças do seu negócio e assim conseguir ter mais domínio sobre os próximos passos. 

Enxugue os custos fixos

Reduzir os custos fixos também é um caminho para melhorar a gestão financeira. Esses nada mais são que os custos obrigatórios para o funcionamento da sua clínica, como:

Apesar de fixos, há maneiras de tentar reduzir e cortar gastos. Em relação a tv e internet e telefone, por exemplo, você pode tentar uma negociação com fornecedores ou realizar novas cotações para comparar o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Outra dica é em relação a terceirização de serviços. Contratar serviços nessa modalidade, como limpeza e segurança, por exemplo, pode gerar resultados muito positivos. Isso porque há uma redução de custos, uma vez que empresas terceirizadas possuem menos impostos pela mão de obra.

Planeje em curto, médio e longo prazo

Planejar é uma tarefa essencial em um negócio. E quando falamos em gestão financeira para clínicas odontológicas não é diferente. É importante saber aonde você quer chegar, e como o seu financeiro será preparado para isso.

Por isso, faça um planejamento financeiro empresarial a curto, médio e longo prazo.

Com base nesse planejamento, você conseguirá visualizar se está dentro dos parâmetros definidos e tomar decisões com base em dados mais assertivos.

Assim, ficará muito mais fácil programar investimentos, novas contratações e serviços, o que pode aumentar o fluxo de pacientes e, consequentemente, a produtividade na sua clínica.

Elabore ações para inadimplentes

A inadimplência continua sendo um grande problema para muitas empresas.

E por isso, é muito importante criar uma política de pagamento que não prejudique a gestão financeira da sua clínica. Para isso, é importante definir algumas normas básicas para recebimentos e pagamentos na sua clínica, como:

  1. Escolha as melhores formas de pagamento: priorize pagamentos à vista em dinheiro e cartão de crédito e débito, onde é garantido o recebimento dos valores.
  2. Tenha um bom relacionamento com o cliente: um bom relacionamento evita que o cliente se torne inadimplente, justamente porque este vai evitar manchar essa relação.
  3. Faça análise de crédito: por mais que possa parecer constrangedora, a análise de empréstimo para pj é essencial para proteger as receitas do consultório.
  4. Mantenha um histórico de pagamentos: assim como a análise de linha de crédito, manter o histórico de pagamento de seus atuais clientes também é uma forma de evitar a inadimplência.

Com essas dicas, você reduz a chance de ter pacientes inadimplentes e garante uma maior segurança na gestão financeira da sua clínica odontológica.

Automatize a gestão financeira

Contar com um sistema para te auxiliar com a gestão financeira pode ser uma grande vantagem para o seu consultório. Alguns softwares para clínicas possuem painéis gerenciais e financeiros, que contam com módulos completos para uma gestão 2.0, como: 

  • Controle de receitas
  • Análise de contas a pagar e receber;
  • Gerenciamento de despesas;
  • Acompanhamento de fluxo de caixa;
  • Administração de comissionamentos;
  • Controle de pagamentos por cartões e cheques;
  • Gerenciamento de saída e entrada de estoque.

Além disso, alguns sistemas também realizam a baixa automática de pagamentos via cheque e cartão, através de integração com maquininhas. Tudo isso te ajuda a manter o controle sobre a saúde financeira do seu negócio, sem contar com a facilidade de análise de resultados. 

Por fim, como mencionamos acima, o sucesso de uma empresa está inteiramente ligado à saúde financeira.

Afinal, não há negócio que sobreviva sem uma gestão financeira assertiva. E para ajudar nessa missão, a tecnologia continua sendo uma força mais que necessária.

O Dental Office é um software de gestão para dentistas com financeiro completo e cheio de funcionalidades, como agenda, prontuário, cadastro de pacientes, odontograma, telemonitoramento e muito mais. Com o Dental Office seu consultório é mais eficiente de qualquer lugar que você esteja! 

Teste gratuitamente e veja na prática tudo o que eles podem fazer por você. São parceiros da gente!

Agradecemos a leitura e até a próxima!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.