Você deseja ter independência, flexibilidade e liberdade para alcançar os seus sonhos?

Você pretende ou costuma fazer um “freela?!”

Já analisou o seu Custo de Oportunidade e percebeu que é muito mais viável buscar a formalização do seu negócio?

Com o passar dos anos e a evolução no processo de conscientização do impacto dos empreendedores no mundo em que vivem, a busca por propósito na jornada de trabalho aumentou vertiginosamente.

Romper com o status quo, modus operandi e trabalhar por conta própria é uma atitude revolucionária. No entanto, nessa aventura empreendedora há uma estrada cheia de desafios para ser desbravada.

Você pode seguir essa trilha empreendedora sem uma rota definida, usar um mapa ou melhor, planejar-se com um GPS ao lado. Qual você prefere?

Espero que escolha a opção mais inteligente: aquela que envolve conhecimento, planejamento e segurança.

Se você optou por se tornar um Freelancer e, enquanto Profissional Liberal, busca alcançar os seus objetivos, hoje, compartilharei os 4 principais passos que irão otimizar significativamente o seu tempo e lhe permitirão alcançar os seus sonhos de forma rápida e prática.

Você perceberá que tornar-se um “freela de responsa” nunca foi tão fácil.

Deixo a seguir os 4 Passos que serão um marco nessa sua jornada:

Elabore um Plano de Negócios

Você concorda que fugir das premissas que darão a sustentação devida e validação ao seu empreendimento é um erro?

Se deseja quebrar com o estereótipo de profissional que “vive de bicos” e passar a galgar propostas robustas com uma quantidade maior de clientes, você precisará romper com esse jeito amador de fazer negócios e se tornar um empreendedor de verdade. Para isso, realizar um Planejamento, como manda o figurino, será imprescindível.

Deixo a seguir os principais pontos que você deverá se atentar de forma criteriosa para que possa maximizar os seus resultados e reduzir seus erros na sua jornada freelancer:

Esses são apenas alguns dos pontos mais relevantes que você, Empreendedor Freelancer, deverá estudar com muita cautela e pôr em prática. Assim poderá realizar o seu sonho de consolidar a sua empresa e crescer constantemente.

Compartilharei com você a essência de cada um dos pontos citados, anteriormente, para que possa compreender o impacto absurdo que trarão para o seu negócio a longo prazo. Deixo-os a seguir:

Análise de Mercado

É nessa etapa que você precisa conhecer o seu cliente, fornecedores (caso possua) e concorrentes. Conheça a sua Persona ao máximo e busque entender a fundo como o seu concorrente se comporta, assim saberá como se diferenciar no mercado efetivamente.

Plano de Marketing

Nessa etapa, você precisará descrever a sua atividade de forma detalhada. Realize projeções, detalhe com critério a elaboração do preço da sua atividade, determine como fará a divulgação, comercialização e análise o seu posicionamento geográfico (caso isso seja relevante para a sua atividade escolhida).

Plano Operacional

Nessa fase, você deverá detalhar como ocorrerá a sua atividade. Os setores da sua empresa deverão ser definidos e a sua capacidade produtiva também. Registre o funcionamento de cada etapa do negócio e análise a quantidade de capital intelectual/Colaboradores que você irá necessitar para executar as funções.

Plano Financeiro

Essa é a etapa onde você provará a aplicabilidade de tudo que idealizou. É onde verá a funcionalidade/viabilidade da sua idéia. Por isso, conhecer o Investimento Fixo, Capital de Giro, Investimento Pré-operacional, Estimativa de Investimento Fixo e Estimativa de Faturamento Mensal será definitivo para o seu negócio.

Você consegue perceber a diferença que tudo o que foi comentado trará para o seu empreendimento?

A jornada do Empreendedor Freelancer é para os fortes, no entanto, quem colhe os maiores benefícios são justamente os obstinados que aceitam os maiores desafios e fogem da mediocridade.

Você não quer ser mais um no meio da multidão, certo?

Então, fique ligado e atente-se para o valor que um Serviço de Contabilidade Online Inteligente poderá agregar para o seu negócio.

Formalize-se, não perca tempo!

Se você concorda que o seu ativo mais precioso é o seu tempo e que, ao descobrir como usá-lo da melhor forma, deixará a sua marca no mundo, que tal tomar decisões que lhe permitam alcançar o seu sonho?

Para conquistar clientes, gerar autoridade e deixar de “fazer bicos,” você precisará fazer uso de determinadas práticas que venham a transparecer a segurança e o cuidado necessários. A forma ideal de fazer isso é através da formalização da sua empresa.

O empreendedorismo é um caminho seguro que dará toda a estrutura necessária para que você continue a crescer constantemente e com consistência. O céu será o limite para você, se buscar seguir as práticas legais. Por isso, a formalização do seu negócio será o escopo para os benefícios que obterá ao longo da sua jornada empreendedora.

Você poderá transformar-se em Microempreendedor Individual (MEI) ao acessar o Portal do Empreendedor e seguir as orientações presentes no site. No entanto, como creio que você deseja obter o máximo de desempenho e resultado para o seu empreendimento, o ideal é se tornar uma Microempresa (ME).

Por isso, irei compartilhar contigo os principais pontos para que você possa formalizar a sua Microempresa de um jeito rápido, prático e sem estresse ou dor de cabeça. Atente-se às ações que deverá tomar para transformar o seu desejo em realidade:

  • Busque o Registro da sua Empresa na Junta Comercial da sua cidade;
  • Obtenha a sua CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas);
  • Faça o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
  • Análise e escolha o Regime Tributário adequado para o seu negócio;
  • Realize a Inscrição Estadual ou o Registro Municipal;
  • Obtenha o Alvará de Funcionamento (caso necessite).

Meu querido amigo empreendedor, agente transformador social, preciso fazer a seguinte observação: seja bastante criterioso e organize muito bem todos esses documentos para que possa formalizar a sua empresa em tempo hábil. Não esqueça que o tempo é um recurso finito e que, por isso, a qualidade das suas escolhas serão imprescindíveis para os resultados que obterá com a sua empresa.

Você percebe o porquê é importante buscar a otimização do seu empreendimento?

Por isso, atente-se ao próximo tópico e descubra algumas das principais ferramentas que lhe ajudarão muito quanto a essa questão!

Otimize a sua Empresa com as Ferramentas Certas

Como já disse anteriormente, há uma série de benefícios para quem possui o perfil para atuar como Freelancer. No entanto, você já parou para pensar nos principais desafios que haverão para esse profissional e como superá-los?

No começo do artigo, comentei sobre a independência, flexibilidade e liberdade que estão presentes no dia-a-dia de um Freelancer e sobre a formalização da sua ME. No entanto, mencionarei agora os desafios pessoais que fazem parte dessa jornada e como remediá-los. Por isso, fique ligado!

Você pode estar surpreso com o termo “desafios pessoais,” mas aposto que irá concordar comigo depois.

Como diria Robert Kiyosaki no livro Pai Rico, Pai Pobre: a grande maioria das pessoas vive no Ciclo dos Ratos. Em resumo: essas pessoas vivem para pagar boletos. Mesmo ao angariar diversos títulos na faculdade, elas não rompem com o ciclo vicioso que as aprisionam em uma vida sem propósito, liberdade, independência e protagonismo nos seus empreendimentos.

Aposto que, se você está aqui, nesse exato momento, é porque deseja um destino diferente daquele que a maioria das pessoas que não buscaram a auto-realização conseguiram, certo?

Os principais desafios que um Empreendedor Freelancer encontrará pelo caminho são os seguintes:

  • Desenvolver uma Rotina Produtiva de Execução de Trabalho;
  • Prospecção de Clientes;
  • Administração Financeira;
  • Controle de Qualidade das Atividades.

São pontos de extrema relevância e que carecem da atenção devida. É por isso que você deve buscar ferramentas que irão colaborar para a resolução dos mesmos. Isso será indispensável. A seguir, deixarei algumas sugestões de ferramentas que lhe ajudarão a solucionar essas questões:

  • Trello – essa ferramenta lhe ajudará na manutenção da organização das suas atividades, além de colaborar para que não perca um compromisso com algum cliente. Será muito funcional para você, pois lhe permitirá controlar diversas tarefas indispensáveis ao mesmo tempo;
  • Focus To-Do – baseada na técnica Pomodoro, essa ferramenta lhe permitirá criar o hábito que será preponderante para obter o máximo de produtividade nas suas atividades como Empreendedor Freelancer: o foco. Essa plataforma ainda possui listas de tarefas onde você poderá mensurar no final de um período o quanto dedicou o seu tempo para cada atividade realizada;
  • Canva – se deseja elaborar um bom cartão de visita, infográfico, além de ter um belo design, o que fará toda diferença para prospectar clientes, essa ferramenta será extremamente importante;
  • MEGA – você necessitará de uma Cloud (nuvem) para realizar seu backup de arquivos e minimizar o risco de perdê-los. Esse site e/ou aplicativo lhe dará 50GB de espaço inicial em uma conta gratuita. Isso ajudará bastante no começo.

Construir a Independência, liberdade e flexibilidade desejada possui um preço: a autorresponsabilidade. Já dizia Stan Lee, com seu personagem “Tio Ben” dos quadrinhos do Homem Aranha: com grandes poderes, vem grandes responsabilidades!

Preste atenção ao próximo tópico, pois verá o marco que um Serviço de Contabilidade Online Inteligente será para a sua empresa!

Use a Contabilidade com Inteligência

Você sabe quais os benefícios que a Contabilidade Online trará para o Empreendedor Freelancer?

Já imaginou o impacto que otimizar consideravelmente o tempo para a formalização do seu empreendimento trará para você?

Além disso, dispor de toda informação contábil necessária para uma tomada de decisão seria o ideal, né?

E se eu te disser que tudo isso está ao seu alcance, não seria formidável?

A Agilize, 1° Contabilidade Online do Brasil, sempre preocupada em agregar valor para sua jornada, sabe que você não está aqui a toa. Por isso, preciso lhe contar um segredo: todo procedimento contábil poderá ser otimizado se você, ao usar o seu Poder de Escolha, decidir qualificar o seu tempo da melhor forma. Então, se você deseja resolver os seus problemas sem estresse, dor de cabeça ou perda de tempo, que tal, com apenas 1 toque, na palma da sua mão, transformar os seus sonhos em realidade?

Quer saber como tornar isso possível?

Toque aqui e descubra como fazer isso agora!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.