Se você tem uma empresa ou está no processo de abertura, certamente se deparou com a necessidade de fazer um Certificado Digital. Pois essa é uma das etapas que o empreendedor precisa cumprir para começar um novo negócio.

Neste artigo, além de saber como fazer um Certificado Digital para a sua empresa, você vai entender a importância e conhecer os tipos disponíveis. Continue lendo!

O que é Certificado Digital e para que serve?

O Certificado Digital é um documento eletrônico que permite que pessoas físicas ou jurídicas se identifiquem na internet e assinem documentos digitalmente. É como se ele fosse uma identidade digital da empresa. 

Os documentos assinados com o Certificado Digital têm validade jurídica perante órgãos públicos, Prefeituras e Justiça. Ou seja, assinar documentos dessa maneira é tão seguro quanto fazer isso presencialmente — e a empresa fica resguardada da mesma forma.

A principal vantagem de obter Certificado Digital é que ele permite emitir documentos oficiais, assiná-los e enviar obrigações ao governo, dispensando toda aquela papelada e o reconhecimento de firma em cartório. Ou seja, o Certificado Digital diminui a burocracia no seu negócio.

Além da assinatura de documentos, o Certificado Digital serve para:

  • emissão de nota fiscal eletrônica;
  • envio de declarações e obrigações acessórias ao governo;
  • realização de transações bancárias com segurança;
  • participação de leilões eletrônicos;
  • acesso a ambientes restritos digitais da receita Federal;
  • envio de declarações de Imposto de Renda.

Como fazer um certificado digital: entenda o que é uma Autoridade Certificadora

pessoa descobrindo como fazer um certificado digital

Antes de saber como conseguir o Certificado Digital, é necessário saber o que é a Autoridade Certificadora (AC) e como escolher uma. 

Esse é um dos primeiros passos para solicitação do documento! Só depois dessa escolha é que você poderá fazer a solicitação.

A Autoridade Certificadora é, como o nome indica, a entidade responsável pela emissão do certificado. Além disso, ela também pode renovar, revogar e gerenciar os documentos dos solicitantes e das outras ACs que estejam abaixo dela.

Como funciona a cadeia de Certificação Digital?

No Brasil, essa cadeira é regulamentada pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil e pelo Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI), que é considerado a AC-Raiz. Ou seja, ela executa as regras a serem seguidas por todas as ACs, que, por sua vez, credenciam Autoridades de Registro (AR).

A AR está abaixo da AC hierarquicamente falando. É na AR que o solicitante deve comparecer para entregar a documentação e emitir o seu Certificado Digital.

O que levar em conta na hora de escolher uma Autoridade Certificadora?

Para garantir a segurança da sua transação, é preciso escolher uma Autoridade Certificadora de confiança. Para isso, certifique-se de que ela esteja credenciada pela ICP-Brasil.

Como fazer um Certificado Digital: solicite um!

Solicitar um Certificado Digital é mais simples do que parece. Depois de escolher a Autoridade Certificadora, você deve fazer uma solicitação do documento. O processo é rápido e fácil — para isso, basta acessar o site da AC escolhida.

Quer conferir passo a passo como fazer um Certificado Digital? Continue lendo!

Depois da solicitação, é necessário pagar uma taxa

Em seguida, será necessário fazer o pagamento de uma taxa. O valor varia conforme o tipo de Certificado Digital solicitado e o período de duração. Tanto o recebimento da cobrança como o pagamento podem ser feitos digitalmente. 

Agendar atendimento

O próximo passo é agendar o atendimento presencial, na AR mais conveniente. O agendamento deve ser feito pela Central de Serviços do Serpro — Serviço Federal de Processamento de Dados. 

Comparecer à AR

Esta é a primeira etapa que deve ser cumprida presencialmente. No horário agendado, compareça à AR escolhida com toda a documentação necessária em mãos, assim como um documento de identificação.

A emissão do Certificado Digital acontece após a conferência dos documentos e confirmação da identidade do solicitante. O processo é rápido!

Agora é só usar

Assim que for validado, seu  Certificado Digital é entregue na mesma hora, seja ele físico ou digital. 

Certificado Digital da empresa: quais tipos existem?

Existem dois formatos de Certificado Digital para empresas:

  • A1: é um software que pode ser instalado em um computador e tem validade de um anos;
  • A3: dispositivo físico utilizado para assinaturas digitais, com validade de três anos. O dispositivo pode ser um token ou um smartcard.

Além dos formatos, os certificados também variam de acordo com sua finalidade. Esses são os principais tipos:

  • e-CNPJ: é a versão digital do CNPJ e serve para identificar a empresa nos ambientes digitais, emitir documentos (inclusive notas fiscais) e acessar sistemas públicos;
  • NF-e: é o certificado emitido exclusivamente para a emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • e-MEI: voltado para o MEI e permite a emissão de notas fiscais e registro de funcionário.

Entenda a importância do Certificado Digital para a empresa

Agora que você já sabe como fazer um Certificado Digital, é hora de entender melhor a importância desse documento para a empresa. Para começar, é preciso dizer que ele é obrigatório em algumas situações e por isso, a sua emissão é fundamental para que o negócio funcione em conformidade com a Lei.

Todas as empresas que atuam no regime de Lucro Presumido precisam ter um Certificado Digital. Para o regime do Simples Nacional, o documento é obrigatório somente em algumas cidades.

Além disso, toda empresa que tem funcionários deve ter um Certificado Digital para que funcione dentro da lei. Isso porque o documento é necessário para o cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias no eSocial.

Para as empresas que não são obrigadas a ter um Certificado Digital, a emissão do documento também traz vantagens. A principal delas é a segurança, já que o documento elimina o risco de fraudes nas transações.

Além disso, dá para economizar tempo e dinheiro gastos com impressão de documentos, reconhecimento de forma e outros trâmites burocráticos. O Certificado Digital também traz agilidade e comodidade para a assinatura e emissão de documentos, permitindo inclusive a automatização de algumas tarefas.

Agilize, a Primeira Contabilidade Online do Brasil

Em 2013, criamos a Contabilidade Online no Brasil. De lá pra cá, já conquistamos clientes de norte a sul do país porque os nossos clientes enxergam, na prática, quantos benefícios e quantas facilitações a tecnologia trouxe. Além da economia, já que as nossas mensalidades realmente cabem no bolso e incluem diversas funcionalidades bônus.

Se quiser entender como funciona a Contabilidade Online, veja esse vídeo curtinho abaixo e entenda melhor:

Por fim, te convido a solicitar o nosso contato para receber uma proposta personalizada para a realidade do seu negócio. Você receberá tudo bem explicadinho, com prazos, valores, benefícios incluídos e tudo mais. 

Além do mais, o nosso time de atendimento é treinado e motivado a ajudar. Fazemos questão de ter um papo diferenciado, com muita prestatividade para atender você da maneira que você merece.

Solicite uma proposta logo abaixo!

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.