Como fazer um Certificado Digital: tudo que você precisa saber
Se você tem uma empresa ou está no processo de abertura, certamente se deparou com a necessidade de fazer um Certificado Digital. Pois essa é uma das etapas que o empreendedor precisa cumprir para começar um novo negócio.
Neste artigo, além de saber como fazer um Certificado Digital para a sua empresa, você vai entender a importância e conhecer os tipos disponíveis. Continue lendo!
O que é Certificado Digital e para que serve?
O Certificado Digital é um documento eletrônico que permite que pessoas físicas ou jurídicas se identifiquem na internet e assinem documentos digitalmente. É como se ele fosse uma identidade digital da empresa.
Os documentos assinados com o Certificado Digital têm validade jurídica perante órgãos públicos, Prefeituras e Justiça. Ou seja, assinar documentos dessa maneira é tão seguro quanto fazer isso presencialmente — e a empresa fica resguardada da mesma forma.
A principal vantagem de obter Certificado Digital é que ele permite emitir documentos oficiais, assiná-los e enviar obrigações ao governo, dispensando toda aquela papelada e o reconhecimento de firma em cartório. Ou seja, o Certificado Digital diminui a burocracia no seu negócio.
Além da assinatura de documentos, o Certificado Digital serve para:
- emissão de nota fiscal eletrônica;
- envio de declarações e obrigações acessórias ao governo;
- realização de transações bancárias com segurança;
- participação de leilões eletrônicos;
- acesso a ambientes restritos digitais da receita Federal;
- envio de declarações de Imposto de Renda.
Como fazer um certificado digital: entenda o que é uma Autoridade Certificadora
Antes de saber como conseguir o Certificado Digital, é necessário saber o que é a Autoridade Certificadora (AC) e como escolher uma.
Esse é um dos primeiros passos para solicitação do documento! Só depois dessa escolha é que você poderá fazer a solicitação.
A Autoridade Certificadora é, como o nome indica, a entidade responsável pela emissão do certificado. Além disso, ela também pode renovar, revogar e gerenciar os documentos dos solicitantes e das outras ACs que estejam abaixo dela.
Como funciona a cadeia de Certificação Digital?
No Brasil, essa cadeira é regulamentada pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil e pelo Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI), que é considerado a AC-Raiz. Ou seja, ela executa as regras a serem seguidas por todas as ACs, que, por sua vez, credenciam Autoridades de Registro (AR).
A AR está abaixo da AC hierarquicamente falando. É na AR que o solicitante deve comparecer para entregar a documentação e emitir o seu Certificado Digital.
O que levar em conta na hora de escolher uma Autoridade Certificadora?
Para garantir a segurança da sua transação, é preciso escolher uma Autoridade Certificadora de confiança. Para isso, certifique-se de que ela esteja credenciada pela ICP-Brasil.
Como fazer um Certificado Digital: solicite um!
Solicitar um Certificado Digital é mais simples do que parece. Depois de escolher a Autoridade Certificadora, você deve fazer uma solicitação do documento. O processo é rápido e fácil — para isso, basta acessar o site da AC escolhida.
Quer conferir passo a passo como fazer um Certificado Digital? Continue lendo!
Depois da solicitação, é necessário pagar uma taxa
Em seguida, será necessário fazer o pagamento de uma taxa. O valor varia conforme o tipo de Certificado Digital solicitado e o período de duração. Tanto o recebimento da cobrança como o pagamento podem ser feitos digitalmente.
Agendar atendimento
O próximo passo é agendar o atendimento presencial, na AR mais conveniente. O agendamento deve ser feito pela Central de Serviços do Serpro — Serviço Federal de Processamento de Dados.
Comparecer à AR
Esta é a primeira etapa que deve ser cumprida presencialmente. No horário agendado, compareça à AR escolhida com toda a documentação necessária em mãos, assim como um documento de identificação.
A emissão do Certificado Digital acontece após a conferência dos documentos e confirmação da identidade do solicitante. O processo é rápido!
Agora é só usar
Assim que for validado, seu Certificado Digital é entregue na mesma hora, seja ele físico ou digital.
Certificado Digital da empresa: quais tipos existem?
Existem dois formatos de Certificado Digital para empresas:
- A1: é um software que pode ser instalado em um computador e tem validade de um anos;
- A3: dispositivo físico utilizado para assinaturas digitais, com validade de três anos. O dispositivo pode ser um token ou um smartcard.
Além dos formatos, os certificados também variam de acordo com sua finalidade. Esses são os principais tipos:
- e-CNPJ: é a versão digital do CNPJ e serve para identificar a empresa nos ambientes digitais, emitir documentos (inclusive notas fiscais) e acessar sistemas públicos;
- NF-e: é o certificado emitido exclusivamente para a emissão de notas fiscais eletrônicas;
- e-MEI: voltado para o MEI e permite a emissão de notas fiscais e registro de funcionário.
Entenda a importância do Certificado Digital para a empresa
Agora que você já sabe como fazer um Certificado Digital, é hora de entender melhor a importância desse documento para a empresa. Para começar, é preciso dizer que ele é obrigatório em algumas situações e por isso, a sua emissão é fundamental para que o negócio funcione em conformidade com a Lei.
Todas as empresas que atuam no regime de Lucro Presumido precisam ter um Certificado Digital. Para o regime do Simples Nacional, o documento é obrigatório somente em algumas cidades.
Além disso, toda empresa que tem funcionários deve ter um Certificado Digital para que funcione dentro da lei. Isso porque o documento é necessário para o cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias no eSocial.
Para as empresas que não são obrigadas a ter um Certificado Digital, a emissão do documento também traz vantagens. A principal delas é a segurança, já que o documento elimina o risco de fraudes nas transações.
Além disso, dá para economizar tempo e dinheiro gastos com impressão de documentos, reconhecimento de forma e outros trâmites burocráticos. O Certificado Digital também traz agilidade e comodidade para a assinatura e emissão de documentos, permitindo inclusive a automatização de algumas tarefas.
Agilize, a Primeira Contabilidade Online do Brasil
Em 2013, criamos a Contabilidade Online no Brasil. De lá pra cá, já conquistamos clientes de norte a sul do país porque os nossos clientes enxergam, na prática, quantos benefícios e quantas facilitações a tecnologia trouxe. Além da economia, já que as nossas mensalidades realmente cabem no bolso e incluem diversas funcionalidades bônus.
Se quiser entender como funciona a Contabilidade Online, veja esse vídeo curtinho abaixo e entenda melhor:
Por fim, te convido a solicitar o nosso contato para receber uma proposta personalizada para a realidade do seu negócio. Você receberá tudo bem explicadinho, com prazos, valores, benefícios incluídos e tudo mais.
Além do mais, o nosso time de atendimento é treinado e motivado a ajudar. Fazemos questão de ter um papo diferenciado, com muita prestatividade para atender você da maneira que você merece.
Solicite uma proposta logo abaixo!