Esquenta BF! 5 passos para fazer promoção de vendas e atrair novos clientes

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Quem aí não gosta de uma promoção de vendas? Basta ouvir essa palavra que já bate aquela curiosidade: quanto será? Será que vale a pena? Essa promoção é mesmo imperdível?

No entanto, para despertar esse nível de interesse no seu cliente e dar aquela turbinada nas vendas sem prejudicar o seu caixa é preciso tomar uma série de cuidados e planejar muito bem as suas ações.

Afinal, não basta dar o desconto — existem muitas outras coisas por trás! E aqui neste conteúdo você vai saber quais são elas, além de conferir as nossas dicas para planejar as suas promoções de vendas para a Black Friday!

  1. O que é promoção de vendas?
  2. Por que é essencial planejar a promoção de vendas?
  3. Quando fazer uma promoção?
  4. Tipos de promoção de vendas
  5. Como fazer promoção sem prejudicar o financeiro da empresa?
  6. 5 passos para fazer uma promoção na Black Friday

O que é promoção de vendas?

Para saber como fazer uma promoção de vendas, é preciso ter em mente que essa ação tem o objetivo de aumentar o faturamento em determinado período e necessita da análise de algumas questões para ter grande sucesso, como o comportamento do seu público.

A promoção de vendas, como o próprio nome sugere, é um conjunto de métodos e recursos que favorecem o aumento de receita do seu negócio devido a algum desconto ou condição especial, como brindes ou vouchers com descontos futuros.

Devemos frisar: essa estratégia deve ser muito bem elaborada, pois o objetivo é trazer um ganho real para o seu cliente, de contrário o resultado pode sair pior que o esperado e o seu negócio ser taxado como quem faz propagandas enganosas ou irrelevantes, tirando a sua credibilidade.

Afinal, somente oferecendo uma proposta considerável para o seu cliente você irá sensibilizá-lo ao ponto de estimulá-lo a adquirir o seu produto!

Por que é essencial planejar a promoção de vendas?

Assim como tudo o que você faz na sua empresa, a promoção de vendas precisa ser muito bem planejada. Afinal, ela impacta diretamente em uma coisa muito importante para a manutenção do negócio, que é a saúde financeira.

Não adianta fazer uma grande promoção e vender muitos produtos se você não está tendo lucro com isso, certo? Ou pior: está saindo no prejuízo!

E também não adianta colocar tudo na ponta do lápis e criar uma promoção que seja financeiramente vantajosa tanto para você quanto para o cliente se ninguém ficar sabendo da ação, não é mesmo?

Por isso é tão importante planejar a sua promoção de vendas! Isso vai permitir que você escolha os produtos certos para dar desconto, encontre um valor que seja vantajoso para todos e que saiba como divulgar essas ações para as pessoas certas.

Com um planejamento, tudo vai fluir de forma mais fácil, sem estresse e sem precisar tomar decisões em cima da hora, sem nem ter a oportunidade de analisar bem os dados sobre o seu negócio.

Quando fazer uma promoção?

Bom, existem vários momentos em que a promoção de vendas pode ser uma boa estratégia. Veja alguns exemplos:

  • Em datas comemorativas;
  • Quando você lança novos produtos e precisa vender os antigos;
  • Quando alguns produtos estão há muito tempo parados na prateleira;
  • Quando você trabalha com produtos perecíveis que estão perto da validade;
  • Quando um concorrente está conquistando os seus clientes;
  • Em eventos importantes que podem impulsionar as vendas (como nas Olimpíadas, por exemplo).

Tipos de promoção de vendas

O tipo de promoção mais comum é o desconto: você diminui o valor de um produto para que ele se torne mais atrativo, porém de modo que a sua venda ainda traga algum lucro para a empresa. E assim todo mundo sai ganhando, tanto o cliente, que paga menos, como você, que vende mais.

Mas existem ainda outros tipos de promoção que podem ajudar a potencializar os resultados do seu negócio. Conheça alguns:

  • Descontos progressivos: quanto mais peças o cliente compra, maior o percentual de desconto dado sobre o total da compra;
  • Desconto somente a partir do segundo item: assim você consegue aumentar o seu ticket médio e facilita a vida do cliente que precisa comprar mais de um produto;
  • Kits de produtos: o valor total diminui caso o cliente compre um kit com produtos determinados, que normalmente se complementam ou podem ser usados juntos;
  • Programa de fidelidade: os clientes são beneficiados com brindes ou descontos proporcionais à frequência de compra na sua empresa;
  • Leve dois, pague um: o cliente ganha um produto novo na compra de um ou mais itens;
  • Cupons de desconto: é um código que pode ser usado para obter descontos em compras, especialmente em e-commerces;
  • Brindes: na compra de um produto, o cliente pode ganhar outro;
  • Frete grátis: também é um tipo de promoção muito usado no e-commerce e muito valorizado pelo público.

Como fazer promoção sem prejudicar o financeiro da empresa?

Apesar de ser muito importante, não é difícil fazer as contas para entender se uma promoção pode ou não prejudicar o financeiro da empresa. O principal ponto aqui é conhecer os custos envolvidos na compra ou na produção de cada produto.

Afinal, para que a empresa não saia no prejuízo, o produto precisa ser vendido por um valor semelhante ao seu custo e, para que tenha lucro, por um valor maior.

Mas não é só isso, afinal, outros custos estão envolvidos na promoção — a elaboração de campanhas de divulgação, anúncios, decoração da loja, entre outras coisas. Ou seja, na hora de fazer a conta, não deixe de considerá-los também!

Como fazer uma promoção utilizando a internet

Trabalhar bem a sua presença no meio digital será fundamental para que o seu negócio faça promoções sem muito custo e obtenha o resultado desejado alcançando muita gente.

Que fique claro: sem esse tipo de presença, a sua empresa estará perdendo a chance de atingir o público sem gastar nada com isso, visto que hoje quase todas as pessoas utilizam a internet como forma de buscar por produtos e/ou serviços e que você pode fazer um perfil para o seu negócio gratuitamente.

Entretanto, não adianta apenas estar presente se você não buscar se aprofundar e conhecer como elas funcionam. Só assim você poderá usufruir ao máximo das mesmas.

Portanto, para o primeiro e mais importante passo rumo a utilização das ferramentas digitais para saber como fazer uma promoção, siga as dicas a seguir:

  • Estude as ferramentas disponíveis nas redes sociais. Muitas disponibilizam cursos gratuitos sobre como utilizá-las e neles você aprende a ir além de simplesmente postar uma foto. Use as hashtags a seu favor, crie uma bio atrativa e estratégica, saiba quais perfis ficar de olho, crie enquetes e interatividade com o seu público nos stories e por aí vai…
  • Seja constante, utilize sempre a mesma linguagem, as mesmas cores etc. Isso traz profissionalismo. 
  • Poste com regularidade e interaja com os seus seguidores, não há nada melhor do que ouvir a opinião de quem está do outro lado da tela. Assim não tem como errar!
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5 passos para fazer uma promoção na Black Friday

Agora vamos falar sobre a Black Friday? Ela é uma das datas mais importantes do ano para o comércio e uma excelente oportunidade para aumentar as vendas e chegar mais perto de bater as metas do ano!

A seguir, a gente mostra o passo a passo de como planejar a sua promoção de vendas para Black Friday!

1. Planeje os descontos

O primeiro passo é saber quais produtos vão entrar em promoção e quais benefícios serão oferecidos: descontos, frete grátis, brindes, etc. Para escolher alguns produtos, você pode analisar a Curva ABC da empresa e, para determinar o percentual máximo de desconto, deve calcular o custo de aquisição ou produção de cada produto da sua loja.

2. Cuide do estoque

Outro ponto importante é garantir que a empresa tenha estoque suficiente dos produtos que vão entrar em promoção, para não perder nenhuma venda. Ao mesmo tempo, não é interessante ter muitos produtos iguais sobrando na prateleira. Por isso, faça os cálculos com cuidado antes de fazer o pedido com os fornecedores.

3. Faça pedidos com antecedência

Na Black Friday, todo mundo vende mais, inclusive o seu fornecedor. Por isso, não deixe de fazer os pedidos com certa antecedência para evitar atrasos. E, se possível, negocie um bom desconto! Isso vai permitir que você ofereça preços ainda mais atrativos para os seus clientes.

4. Cuide da logística

Esse passo é essencial para quem tem e-commerce. É muito importante garantir que todas as pessoas envolvidas nesse processo estejam treinadas e prontas para lidar com o aumento da demanda. Assim você evita atrasos que podem resultar em clientes insatisfeitos e em avaliações negativas para a sua empresa!

5. Divulgue as suas ações

Depois que tudo estiver pronto, é hora de contar a todo mundo sobre as suas promoções de vendas para a data! Para isso, você pode usar as redes sociais, o e-mail marketing, anúncios, comunicações visuais na sua loja e até mesmo o boca a boca.

Como muitas empresas têm se antecipado e feito promoções durante todo o mês de novembro, não deixe de anunciar com antecedência as suas promoções. Assim os seus clientes podem se preparar para fazer as compras — e não gastar toda a grana com as promoções antecipadas dos seus concorrentes!

Conheça a Agilize!

Além de planejar as suas promoções para aumentar as vendas, você precisa estar preparado para o que vem depois, que é lidar com o crescimento nas vendas sem desorganizar as finanças e sem deixar de cumprir todas as obrigações fiscais e contábeis.

E para isso você pode contar conosco!

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