Como vender no WhatsApp: 15 dicas para você faturar muito
Você sabia que 70% das empresas nacionais utilizam o WhatsApp para aplicar estratégias de marketing e vender? Segundo o Panorama de Marketing e Vendas 2024, cada vez mais os empreendedores estão buscando entender como vender no WhatsApp devido sua alta taxa de sucesso em conversão de clientes.
É inegável que o WhatsApp se consolidou como uma das ferramentas de comunicação mais populares do Brasil, e muitos empreendedores estão aproveitando a plataforma para potencializar sua empresa.
Se você está se perguntando como vender no WhatsApp pode fazer parte da sua estratégia de negócio, saiba que ele oferece diversas funcionalidades que podem transformar a forma como você se relaciona com os clientes.
Neste conteúdo, você descobrirá as vantagens de usar o WhatsApp como canal de vendas e aprenderá 15 dicas práticas para maximizar seus resultados. Vamos lá?
Por que fazer vendas pelo WhatsApp?
Médias ou pequenas empresas que desejam um contato mais direto com seus clientes, podem confiar no mensageiro como um impulsionador das vendas. Confira a seguir, os principais benefícios de como vender no WhatsApp:
- Proximidade com o cliente: o WhatsApp permite um atendimento mais rápido e personalizado, facilitando o diálogo entre o cliente e a empresa;
- Mais chances do cliente ver a sua oferta: esse canal é muito mais efetivo na abertura de mensagens do que em outros canais;
- Ferramentas comerciais integradas: o WhatsApp Business, versão do mensageiro para empresas, oferece recursos como catálogos de produtos, respostas automáticas e etiquetas de organização de contatos, facilitando o gerenciamento das interações;
- Redução de custos: diferente de outras plataformas de e-commerce ou marketing, o uso básico do WhatsApp é gratuito, o que o torna uma solução acessível para empreendedores de todos os portes.
Como vender no WhatsApp: 15 dicas
Agora que você já sabe os principais motivos para investir nesse canal de vendas, confira como vender no WhatsApp, seguindo 15 dicas.
1. Utilize a versão profissional
Para começar, lembre-se de que mesmo que sua empresa seja pequena e nova no mercado, é importante demonstrar profissionalismo.
O WhatsApp Business é ideal para isso, é o mesmo aplicativo, mas com recursos específicos para empresas. Ele também é separado do modelo normal, ou seja, você pode ter tanto o WhatsApp convencional quanto a versão para negócios no mesmo aparelho.
Ah, isso vale tanto para vendas de produtos físicos, quanto para serviços, certo?
2. Tenha um número exclusivo para a sua empresa
Separe sua vida pessoal da profissional, tendo um número de telefone apenas para sua empresa. Ou seja, reforçando a primeira dica: demonstre profissionalismo. Então, gerencie suas conversas pessoais e profissionais, de forma separada, combinado?
3. Crie catálogos de produtos
O WhatsApp possui diversos recursos profissionais e um deles é a opção de catálogos de produtos.
Ele permite que você organize seus produtos com fotos, descrições e preços, facilitando o acesso dos clientes às informações necessárias para realizar uma compra.
O catálogo também simplifica o processo de compra, pois os clientes podem visualizar suas ofertas diretamente na conversa. Muito bom, né?
4. Trabalhe com o WhatsApp Web
Utilizar o WhatsApp Web no computador pode tornar o atendimento mais ágil e eficiente, principalmente se você lida com um grande volume de conversas.
A ferramenta também permite responder mensagens rapidamente, organizar contatos e realizar multitarefas com mais facilidade, utilizando o conforto de uma tela maior e teclado.
5. Use a mesma conta do WhatsApp em até quatro celulares
Se sua empresa já está há algum tempo no mercado ou se seu volume de vendas está crescendo, saiba que o aplicativo agora permite o seu uso em até 4 aparelhos diferentes simultaneamente.
Isso é muito útil se você trabalha com uma equipe de atendimento, pois diferentes pessoas podem responder às mensagens, sem a necessidade de trocar de aparelho constantemente. Além disso, essa integração mantém o atendimento contínuo e organizado.
6. Peça autorização para enviar mensagens
Na hora de entender como vender no WhatsApp nada de sair enviando mensagens sem perguntar sobre o interesse dos clientes, viu? Afinal, ninguém gosta daquelas vendas “forçadas” e você também pode acabar recebendo algum questionamento em relação à privacidade.
O cliente pode querer saber como você pegou o número dele e com quem, e claro, se não foi ele quem passou essa autorização, isso pode gerar um problema grande depois, principalmente em tempo de voga Lei Geral de Proteção de Dados na Internet (LGPD).
Além disso, esse canal deve ser usado de forma estratégica, então filtre quais contatos querem receber ofertas pelo WhatsApp e só depois, comece o envio das mensagens.
7. Prepare ofertas especiais
Aproveite para criar ofertas personalizadas para os clientes que interagem neste canal.
Também divulgue isso em outras redes, avise que quem estiver por lá pode receber alertas de novidades em primeira mão, bem como descontos exclusivos. Isso vai tornar esse tipo de contato mais especial e também pode atrair mais pessoas.
8. Utilize listas de transmissão
Esse recurso é ideal para comunicar ofertas, novidades e atualizações de forma mais eficiente, mantendo um toque de personalização, já que cada cliente recebe a mensagem individualmente.
Ao criar uma lista de transmissão você pode enviar uma mesma mensagem para vários clientes de forma simultânea, o que vai otimizar o seu trabalho e descartar a necessidade de criar grupos. O que é muito positivo, pois nem todo cliente que aceita receber ofertas por esse canal, gosta da obrigação de estar em grupos.
9. Tenha um calendário de conteúdos
Planejar com antecedência as mensagens que você vai enviar pelo WhatsApp é outra dica para manter a comunicação organizada e consistente.
Tenha um calendário de conteúdos, com datas específicas para enviar promoções, novidades e interações com os clientes. Isso evita improvisos e garante que sua mensagem sempre chegue no momento certo.
10. Aposte em diferentes formatos de mídia
Apostar em diferentes formatos de mídia pode tornar suas mensagens mais interessantes.
Sendo assim, utilize fotos de produtos, vídeos demonstrativos, áudios e até GIFs para tornar o conteúdo mais dinâmico e atrativo. Isso ajuda a capturar a atenção do cliente e destacar seus produtos de uma maneira visualmente mais impactante.
11. Faça uso do status do WhatsApp
O status atua de forma semelhante aos stories do Instagram e pode ser uma excelente forma de divulgação.
Aproveite para compartilhar novidades, promoções e conteúdo relevante por meio do status, atingindo os clientes de forma discreta, já que o conteúdo fica disponível por 24 horas.
12. Cuide da linguagem
Um dos fatores mais importantes ao vender pelo WhatsApp é utilizar uma linguagem que está em harmonia com os clientes que atende.
Dependendo do perfil do seu público, você pode adotar uma abordagem mais formal ou mais casual. O mais importante é manter a comunicação clara, respeitosa e alinhada com o estilo da sua marca e dos seus consumidores.
13. Defina o WhatsApp como um canal de atendimento
Além de vender, o mensageiro também pode te ajudar a atender seus clientes. Dessa forma, aproveite para oferecer suporte, tirar dúvidas e até mesmo enviar vídeos ou fotos de produtos específicos. Tudo isso pode te ajudar com a fidelização de clientes.
14. Construa sua base de contatos
Use seu site, redes sociais e outras plataformas para coletar números de WhatsApp dos clientes, sempre com a devida autorização.
Manter uma lista organizada e atualizada garante que você consiga realizar campanhas segmentadas e manter contato com quem já demonstrou interesse na sua marca.
15. Conecte sua conta do WhatsApp Business ao Instagram e Facebook
Por fim, lembre-se de conectar o mensageiro com o perfil da empresa em outros canais.
Isso facilita a comunicação entre as diferentes mídias e melhora a experiência do cliente, que pode entrar em contato diretamente pelo WhatsApp a partir das suas redes sociais.
Essa integração torna o processo mais ágil e aumenta as chances de conversão, já que os clientes têm múltiplas opções para falar com sua empresa.
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Entender como vender no WhatsApp pode transformar a forma como você se comunica com seus clientes e aumenta seu faturamento.
No entanto, para que o seu negócio funcione da melhor forma, é essencial manter sua empresa organizada, principalmente quando o assunto é a parte burocrática e operacional.
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