Como realizar uma consulta de NCM online e gratuita!

consulta de ncm

A consulta de NCM serve para descobrir o código numérico que identifica cada um dos produtos que circulam pelo Mercosul, isso é indispensável para empresas que trabalham com comércio de produtos e a falta do número pode criar sérios problemas para o negócio.

Neste artigo, você vai entender melhor qual é a importância do NCM e saber como fazer a consulta online, de forma rápida e gratuita, com uma ferramenta desenvolvida pela Agilize especialmente para ajudar você!

  1. O que é NCM
  2. Entenda os riscos de escolher o NCM incorretamente
  3. Como fazer a consulta de NCM de forma rápida e gratuita

O que é NCM?

NCM significa Nomenclatura Comum do Mercosul e é um código de 8 números que identifica cada um dos produtos que circulam pelos países que fazem parte do bloco econômico – Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

O número do NCM deve, obrigatoriamente, constar em toda nota fiscal eletrônica, independentemente do mercado circular no mercado interno ou externo.

Composição numérica do NCM

O código NCM é uma sequência de oito números, que se baseia no Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias (SH), um método de classificação internacional.

O código segue uma estrutura baseada no SH:

  • dígitos 1 e 2 do SH correspondem ao capítulo, ou seja, espécie de produto, como café, chá, mate e especiarias (designado pelo capítulo de número 09);
  • dígitos 3 e 4 do SH se relacionam à posição, ou seja, característica da mercadoria, como café torrado (sob a posição 0901);
  • dígitos 5 e 6 do SH identificam a subposição do produto, como café não descafeinado, por exemplo (com a subposição 090111);
  • dígito 7 do NCM corresponde ao item, ou seja, o método de classificação do produto;
  • e o dígito 8 do NCM se refere ao subitem ou identificação mais completa, como café moído (subitem 09011190). 

Entenda o risco de escolher o NCM de produto incorretamente

Fazer a consulta de NCM e encontrar o código correto para cada produto é muito importante, visto que o preenchimento da nota fiscal com a NCM errada pode atrapalhar a emissão do documento e até mesmo gerar multas para a empresa. 

Isso acontece porque, muitas vezes, os gestores não dão a atenção necessária à busca do código correto, que deve ser feita minuciosamente. 

Como realizar a consulta de NCM?

A consulta de NCM pode ser feita em um tabela disponibilizada pelo Governo no Portal da Nota Fiscal Eletrônica. 

No portal, você encontra todas as atualizações do documento, que acontecem periodicamente, e as datas de cada uma delas. É comum que a tabela NCM sofra alterações, por isso, você deve garantir que está fazendo a consulta em um documento atualizado.

Em 2021, por exemplo, alguns códigos foram incluídos e, outros, excluídos. Em 2022 aconteceu a mesma coisa.

Como fazer a consulta de NCM online de forma rápida e gratuita

A tabela NCM disponibilizada pelo governo é enorme – tem mais de 400 páginas -, afinal, são muitos os produtos que circulam no Mercosul. 

Por isso, nós aqui na Agilize encontramos uma forma de ajudar você a fazer a pesquisa de forma muito mais rápida e prática. Criamos uma ferramenta de consulta de NCM, na qual você pode buscar de maneira simples e automática o código de qualquer produto.

Para isso, você deve fazer a busca digitando um código ou a descrição do produto em questão.

saiba-como-consultar-ncm-online

Para ter acesso fácil a essa ferramenta, a nossa sugestão é que você acesse o site clicando no botão acima e salve o endereço na sua Barra de Favoritos, para nunca mais perdê-lo!

Conheça a Agilize!

A Agilize é uma empresa de contabilidade online que tem o objetivo de descomplicar a contabilidade para você. Nós cuidamos de tudo para que os seus impostos estejam sempre pagos e as suas obrigações sempre em dia, para que você possa focar no que realmente importa, que é o crescimento do seu negócio.

Solicite um orçamento agora e receba uma proposta personalizada para a sua empresa!