Se você é um profissional liberal e deseja ter sucesso financeiro, uma das principais questões que você deve se preocupar é com o controle de gastos. Essa atividade não consiste simplesmente em reduzir ao máximo suas despesas e custos, sendo preciso desenvolver planejamentos, metas, orçamentos e outros elementos estratégicos.

Essa administração não deve ser vista como pura burocracia, já que consiste em uma ferramenta importante para o seu crescimento profissional. Para que você saiba como realizar esse controle, primeiramente demonstramos a importância e benefícios de realizá-lo para sua empresa, depois explicamos as principais estratégias para isso e, após, como a contabilidade online ajudará nesse aspecto. Confira!

Qual é a importância do controle de gastos para profissionais liberais?

Os mercados dos profissionais liberais — sejam eles advogados, dentistas, engenheiros, arquitetos, entre outros — estão se tornando cada vez mais concorridos em nosso país e o controle financeiro é uma estratégia importante para você se manter mais competitivo a médio e longo prazo.

Isso ocorre pelo fato de que são conquistados diversos benefícios quando você faz um controle de gastos inteligentemente, como:

  • melhor visão sobre o fluxo de recursos: o profissional terá uma visão mais abrangente sobre suas entradas e saídas de dinheiro, permitindo saber quando há desperdícios de verbas;
  • maior qualidade na estrutura do orçamento: a elaboração de orçamentos e planejamentos se torna mais efetiva, concreto e adaptado à realidade;
  • melhora dos investimentos: você conseguirá identificar os pontos do negócio que exigem maior investimento;
  • aperfeiçoamento da tomada de decisões: as atitudes a serem tomadas para garantir o crescimento profissional se tornam mais claras.

Ao obter essas vantagens, você poderá se consolidar no mercado, atingir seus objetivos, bem como evita que sua vida pessoal e profissional sejam prejudicadas por descontroles financeiros.

Como fazer o controle de gastos de forma eficiente?

Não basta a boa vontade para usufruir desses benefícios, você precisará conhecer e saber aplicar estratégias de controle financeiro específicas para profissionais liberais. Confira nos tópicos abaixo!

Separe as finanças pessoais do negócio

Unir as finanças pessoais com o negócio é um dos principais motivos pelos quais os profissionais liberais e empreendedores em geral não conseguem se desenvolver. Ao misturar as contas, fica mais difícil encontrar quais são os principais gastos que oneram o negócio, já que não saberá se são os gastos pessoais ou da atividade que estão gerando prejuízos.

Por isso é crucial separar despesas pessoais da empresa, para isso, você pode definir uma quantia que consistirá no seu salário e não usar reservas da empresa para arcar com suas contas pessoais. Isso facilita a criação de planejamento e na declaração do imposto de renda (IR).

Tenha um planejamento financeiro

Mesmo que um profissional liberal seja bem-sucedido na sua profissão, geralmente ele não tem uma renda fixa. Nesse aspecto, é fundamental ter um planejamento financeiro para conseguir arcar com todos seus custos com frequência.

Será preciso organizar as contas a receber e a pagar, bem como definir valores para retiradas pessoais e porcentagens para realização de investimentos.

Preveja suas despesas

Separe e calcule todas as despesas ligadas à prestação de serviço, como refeições, impressões, transporte, contas de água, de luz, telefonemas etc. Ressalta-se que, mesmo que você utilize veículo próprio, deve-se considerar gastos com combustível, pedágios, estacionamentos etc.

Também é relevante calcular os valores para suas finanças pessoais, como gastos com lazer, eventuais imprevistos — como multas de trânsito —, investimentos para si e sua família, seguros etc. Com as informações sobre esses gastos você conseguirá chegar a um preço justo para seus serviços.

Crie reservas

É possível que o profissional liberal tenha sua demanda reduzida ou precise abaixar seus preços em razão de crises financeiras generalizadas. Nessa hipótese, será necessário se preparar financeiramente para que a crise não cause grandes impactos negativos nas contas pessoais e profissionais.

O ideal é que você crie uma reserva financeira que seja entre três e seis vezes do capital de giro e suas despesas. Com essa dica, você conseguirá passar por um período de crise sem grandes problemas.

Garanta o capital de giro

Capital de giro é a quantia de dinheiro necessária para que o profissional continue exercendo suas atividades. É importante saber que o montante varia conforme sua atividade, por exemplo, um escritório de engenharia requer menos capital de giro que uma clínica médica — já que os aparelhos e equipamentos podem ser mais custosos.

Além disso, a quantidade mudará se você trabalhar em conjunto com outros profissionais liberais ou firmar parcerias com empresas.

Para calcular o capital de giro ideal para seu negócio, é necessário anotar todos os gastos necessários para realizar sua atividade e para que você se mantenha. Ao fazê-lo, você poderá criar melhores planejamentos e terá maior segurança caso ocorra imprevistos.

Estabeleça metas

O estabelecimento de metas envolve tanto os aspectos pessoais como profissionais. Por exemplo, você pode planejar uma viagem em família ou fazer uma grande aquisição, bem como definir uma meta para expandir o seu escritório.

Quanto às metas profissionais, também é muito importante manter seus pés no chão, ou seja, elaborar metas que sejam alcançáveis. Caso contrário, você não conseguirá se manter motivado para atingi-las. Por outro lado, também é relevante não definir metas muito fáceis.

Como a contabilidade online pode ajudar nesse controle?

A contabilidade online consiste em uma plataforma online que disponibiliza vários recursos aos seus usuários, como:

  • previsão de impostos;
  • detalhamento dos impostos a serem pagos;
  • emissão e gestão de notas fiscais eletrônicas;
  • controle financeiro;
  • entre outras.

Esse tipo serviço está se tornando cada vez mais popular entre os profissionais liberais pelo fato de fazer com que diversas atividades se tornem automatizadas ou mais fáceis — como a emissão de notas fiscais. Isso permite que você controle seus gastos de forma mais fácil, segura e econômica.

Ressalta-se que é muito importante que você contrate um serviço que ofereça diferentes canais de comunicação e preste um atendimento humanizado. Como a contabilidade pode ser complicada, você precisará entrar em contato para solucionar suas dúvidas sobre o assunto.

Exercer um bom controle de gastos é bastante importante para que um profissional liberal consiga se manter competitivo no seu mercado. Com as dicas listadas e explicadas neste artigo, você conseguirá criar planejamentos vantajosos, precificar adequadamente seus serviços, definir metas alcançáveis e, até mesmo, criar reservas para sobreviver a crises financeiras!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Temos mais dicas para que melhore suas finanças! Leia nosso artigo que explica como construir bons hábitos para melhorar seu controle financeiro!

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.