Como fazer uma pesquisa de mercado para sua empresa?
Se você empreende e está buscando conteúdos que ajudem a criar a sua empresa ou fazê-la crescer, provavelmente já encontrou algum conselho sobre pesquisa de mercado.
Essa é uma forma de conhecer o seu público, os seus concorrentes, as demandas do setor, entre outras coisas. Ou seja, a pesquisa serve como base para o planejamento de muitas ações e estratégias.
Mas o que é mesmo essa tal pesquisa de mercado?
Se você tem essa dúvida, não se preocupe, porque aqui neste artigo você vai saber tudo sobre o tema: o que, quando fazer, vantagens, tipos e muito mais. Acompanhe!
- O que é pesquisa de mercado?
- Quando você deve realizar uma pesquisa de mercado?
- 4 motivos para sua empresa fazer uma pesquisa de mercado
- Tipos de pesquisa de mercado
- Como fazer uma pesquisa de mercado? Passo a passo!
- Quais são as melhores ferramentas para pesquisas?
O que é pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é uma pesquisa que tem o objetivo de ajudar o empreendedor a entender a realidade do mercado no está inserido ou pretende se inserir. Ela é uma forma de coletar e registrar informações importantes, que vão ajudar você a tomar decisões estratégicas sobre os próximos passos como empreendedor.
Existem dois tipos de pesquisa de mercado, que se baseiam nos diferentes tipos de dados que podem ser coletados:
- Pesquisa de dados primários: é aquela pesquisa que coleta dados inéditos direto na fonte, o que pode ser feito por meio de formulários, entrevistas e observações;
- Pesquisa de dados secundários: são pesquisas que utilizam dados já coletados e publicados, mas que podem ser muito úteis para o negócio.
Quando você deve realizar uma pesquisa de mercado?
Muito se fala sobre fazer pesquisa de mercado quando se está começando a empreender, ainda antes do Plano de Negócio. E sim, uma pesquisa é muito útil nesse momento, pois os dados levantados vão ajudar a tomar decisões estratégicas desde os primeiros passos.
Mas a pesquisa de mercado também pode trazer insights valiosos em muitos outros momentos:
- Desenvolvimento e lançamento de produtos;
- Planejamento de campanhas de marketing;
- Precificação;
- Planejamento de promoções e ações promocionais;
- Antes de implementar melhorias em processos internos;
- Para entender o comportamento do consumidor;
- Para avaliar a satisfação do público.
4 motivos para sua empresa fazer uma pesquisa de mercado
Lendo até aqui, já deu para perceber como a pesquisa de mercado pode ser útil para o empreendedor, não é mesmo? A seguir, a gente lista 4 motivos para você investir em uma pesquisa!
Conhecer melhor o seu público
Conhecer bem o público é essencial para diversos processos dentro de um negócio — desenvolver produtos, planejar a comunicação, precificar, entre outras coisas. Afinal, quanto mais você sabe sobre as pessoas que se relacionam com sua empresa, mais fácil fica desenvolver estratégias para se comunicar com elas.
Entender melhor os concorrentes
A pesquisa de mercado também é muito útil para quem quer entender melhor como seus concorrentes operam. Isso vai ajudar você a entender como precificam, quais estratégias de vendas adotam, quais são os seus diferenciais, em quais pontos falham, etc. Assim, fica mais fácil entender como você pode se diferenciar e se destacar entre eles!
Analisar a demanda do mercado
Se você está começando a empreender ou quer lançar um novo produto, a pesquisa de mercado vai ajudar a entender se realmente existe demanda pelo que você está criando — desenvolver um produto pelo qual ninguém está interessado só vai trazer prejuízo!
Identificar oportunidades com antecedência
Com tantas informações em mãos, vai ser fácil identificar tendências, estimar o que é mais lucrativo e até mesmo prever oportunidades de negócio com antecedência.
Tipos de pesquisa de mercado
Existem diversos tipos de pesquisa de mercado e a sua escolha vai depender dos seus objetivos. Se quer conhecer melhor o seu público, por exemplo, pode fazer uma pesquisa de hábitos de consumo. Quer outros exemplos? Confira:
- Pesquisa de força de marca: essa pesquisa mede a atenção que a sua marca recebe em relação aos concorrentes;
- Pesquisa de concorrência: avalia os pontos fortes e fracos e as principais estratégias de outros empresários do setor;
- Pesquisa de satisfação dos clientes: analisa os feedbacks dos clientes sobre o negócio e traz insights interessantes sobre pontos de melhoria;
- Pesquisa de satisfação dos colaboradores: pois é, você também pode fazer uma pesquisa interna na sua empresa para entender como os seus colaboradores se sentem e o que pode melhorar.
Como fazer uma pesquisa de mercado? Passo a passo!
Se você quiser, pode contratar uma empresa especializada para fazer a sua pesquisa de mercado. Mas outra possibilidade é colocar a mão na massa e fazer você mesmo. Quer uma ajudinha? A gente mostra o passo a passo:
- Defina o objetivo da pesquisa;
- Estabeleça o público-alvo com base no objetivo;
- Defina o tamanho da amostra: ou seja, quantas pessoas deverão responder a sua pesquisa;
- Elabore perguntas: elas devem ser simples, diretas e imparciais;
- Aplique o questionário;
- Compile e analise os resultados.
Quais são as melhores ferramentas para pesquisas?
No passo a passo, você viu um exemplo de pesquisa de mercado feita com base na coleta de dados direto com o público alvo — ou seja, uma pesquisa de dados primários. Para coletar esses dados, você pode contar com o auxílio de algumas ferramentas, como o TypeForm, GoogleForms, SurveyMonkey, entre outros.
Mas, caso queira coletar dados secundários, pode usar também outras ferramentas, como:
- Think With Google: o blog do Google traz artigos com dados interessantes sobre mercado, comportamento do consumidor e tecnologia;
- Sebrae: o Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedorismo faz diversos estudos e é referência nacional em conteúdos sobre empreendedorismo;
- Buzzsumo: é uma plataforma que analisa o desempenho de campanhas e conteúdos dos seus concorrentes;
- SEMRush: a ferramenta traz diversas funcionalidades para analisar a performance do seu site e dos concorrentes nas páginas de resultados dos buscadores (como o Google)
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