Como criar uma persona para sua empresa: entenda como fazer

como-criar-uma-persona

Você sabe como criar uma persona para sua empresa? Se a resposta for não ou se você nem sabe o que é uma persona, é importante acompanhar esse conteúdo até o final.

Afinal, como você vai divulgar seus produtos ou serviços, sem entender para quem você está vendendo? Entenda a importância disso? A persona é algo que vai te aproximar do seu tipo de cliente e com isso, suas chances de conversão serão muito maiores e realistas.

É a persona que vai te dar base para criar campanhas de marketing e definir abordagens mais específicas, até mesmo personalizar o seu atendimento. Contudo, será que a persona é a mesma coisa do público-alvo? E como criar uma persona?

As respostas estão todas neste guia, acompanhe!

  1. O que é persona?
  2. Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
  3. Por que criar uma persona?
  4. Tipos de persona
  5. Perguntas e informações que ajudam a definir uma persona: como criar uma persona?
  6. É possível usar Inteligência Artificial na criação de personas?

O que é persona?

Se você empreende, mas não está por dentro de todos os conceitos relacionados ao marketing, vamos trazer alguns exemplos simples para que você consiga entender o que é uma persona.

Imagine que você está acompanhando uma novela popular e que existe uma personagem principal, essa personagem acaba tornando-se uma referência para as espectadoras.

Perceba que esse público de espectadoras, elas acabam sendo muito parecidas entre elas, para começar, todas elas gostam da novela, depois, se parar para observar, elas costumam seguir hábitos de compra parecidos, são fãs dos mesmos artistas e até mesmo abraçam a mesma causa da personagem.

Dentro disso, elas acabam criando uma comunidade de mulheres (num cenário imaginário) com perfis e hábitos semelhantes. Ademais, elas possuem uma determinada faixa etária e algumas até são profissionais de áreas parecidas.

Agora, pense que a novela é sua empresa e que as espectadoras são suas possíveis clientes e aquelas características e dados importantes, como profissão, idade e hobbies, são informações relevantes que a tornam a sua persona ideal. 

Considerando esse exemplo, agora, de forma mais direta: a persona é o seu perfil ideal de cliente, é a soma dos dados e características de quem costuma gostar dos seus serviços ou produtos. Como no exemplo, as suas espectadoras, entende?

Ou seja, se você chegar com um produto que faça parte do universo delas e falar sobre coisas que elas gostam, entender suas dores e preferências, vai ser muito mais natural que a venda aconteça, não concorda?

Então, a persona é um personagem que você cria, mas os dados desse personagem carregam informações baseadas em fatos reais. No entanto, onde achar esses dados e informações? 

É simples: na sua rede de contatos, em pesquisas de satisfação e até mesmo naquelas pessoas que interagem constantemente com o conteúdo da sua empresa nas redes sociais. 

Lembrando que conforme o segmento da sua empresa e o que você vende (mesmo que seja um serviço), pode existir mais de uma persona. De qualquer forma, a persona vai carregar esses dados gerais do seu público. 

Pense que ao criar a persona, você está criando um perfil fictício em uma rede social. Para criar esse perfil, você precisa preencher a idade, localização, profissão, renda, hobbies, sonhos pessoais e metas profissionais. 

Só que esses dados e preferências vão conter informações sobre a maioria dos seus clientes, entendeu?

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Veja, apesar de você considerar o seu público-alvo na hora de criar a persona, eles não são a mesma coisa. 

Acontece que a persona vai além de dados gerais, lembra do nosso exemplo das espectadoras da novela? Imagine que você vai entrevistá-las, descobrir seus padrões de consumo, suas preferências, suas reclamações sobre a novela, suas expectativas, ou seja, é um contato mais humanizado e próximo de quem elas realmente são.

O público-alvo são aquelas pessoas que você deseja atingir e que conhece dados gerais sobre ela, mas a persona vai detalhar essas informações, aumentando sua conexão com essa audiência, te ajudando a criar um atendimento personalizado para elas.

Por que criar uma persona?

Como acabamos de explicar no tópico anterior, a criação da persona permite um contato mais próximo com seu público. 

Isso significa que a comunicação pode ser melhorada, os conteúdos podem ser criados atendendo as necessidades mais específicas desse público e consequentemente chamando mais a atenção dessas pessoas.

Já observou como algumas ações de marketing dão certo e algumas pessoas se identificam e começam a engajar respondendo a vídeos, comentando nas publicações e se identificando com o que está sendo apresentado? Certamente, essa empresa soube como criar uma persona e começou a falar diretamente com ela.

Além da comunicação, os próprios serviços e produtos podem ser melhorados com base nas informações da persona. Também vai ficar mais fácil entender quais dúvidas seus clientes ainda possuem em relação a eles e como eles vão ajudar aquelas pessoas. 

Resumindo: você vai saber para quem está vendendo, o que essa pessoa espera, o que ela precisa, o que ela gosta e tudo que ela costuma comprar ou fazer com frequência. Tendo todas essas informações, o sucesso das vendas será muito maior.

Antes de continuar, já se inscreve na nossa newsletter e acompanhe outros conteúdos relevantes para o mercado empreendedor.

[neswletter-form-agilize]

Tipos de persona

Lembra que falamos que é possível existir mais de uma persona? Pois é! Acompanhe os tópicos abaixo e entenda melhor como criar cada tipo de persona pode fazer a diferença na sua empresa.

Buyer persona

Esse tipo de persona é o mais tradicional, sendo criado para guiar a empresa em ações comerciais e na comunicação, conforme já falamos antes. A proposta principal da criação da buyer persona é antecipar hábitos de compra e para isso precisamos considerar os dados reais.

Brand persona

Por outro lado, a brand persona é aquela relacionada com a identificação e admiração da sua marca

Ela também vai guiar a forma como uma marca se comunica com o público, ou seja, qual é o tom de voz, quais são os valores (por exemplo, uma empresa que abraça a sustentabilidade), e tudo isso vai tornar a imagem da empresa muito mais autêntica.

Proto-persona

Já a proto-persona refere-se a uma versão mais “simples” da persona ideal. O que é muito comum em empresas que não possuem tempo, orçamento e poucos recursos para entender como criar uma persona de forma mais eficiente.

Nesse caso, são as pessoas que trabalham na empresa que podem ajudar a definir os principais dados dessa persona. 

Sendo assim, pode ocorrer alguma reunião de brainstorming (metodologia para criação de ideias) para que a sua equipe traga informações que elas pensam ser relevantes sobre alguém que compraria seus produtos ou serviços.

Lembrando que esse processo também pode ser feito antes da criação oficial da buyer persona, ou seja, é como uma prévia da persona final, mas com informações e sugestões que a própria empresa trouxe.

Perguntas e informações que ajudam a definir uma persona: como criar uma persona?

Bom, já ficou claro que para saber como criar uma persona você precisa se basear em dados, certo?

Dito isso, você precisa escolher como vai coletar esses dados: pesquisas, formulários, enquetes nas redes sociais, ações promocionais (com algumas perguntas envolvidas) e até mesmo a boa e velha conversa em tempo real.

Após definir isso, é hora de entender quais perguntas precisam ser feitas e para que você não se perca, separamos elas em categorias, acompanhe a seguir.

Características da personalidade

Quem é essa pessoa? Como ela se chama? Quais são as características da personalidade? 

Exemplos:

Nome:Raquel
Características:Alegre, carismática, organizada e comunicativa
Frase que ela usaria para se definir:Amo aventuras, por isso sou apaixonada por esportes!

Comportamentos

Agora, quais seriam os comportamentos que ela provavelmente teria?

Exemplos:

Não gosta de rotina;Adora conversar com os amigos;Gosta de novos desafios;Não tem medo de estar em meio a natureza;Ama os animais e gosta de estar em contato com eles.

Dados demográficos

Depois de entender as características e comportamentos dessa pessoa, é hora de coletar alguns dados demográficos.

Exemplos (com perguntas e respostas):

Quantos anos você tem?30 anos
Onde você mora?Em Salvador, na Bahia
Com quem você mora?Com meu esposo e um cachorro 
Você estuda?Já sou formada em Marketing.
Você trabalha?Sim, trabalho no setor de marketing de uma contabilidade.

Necessidades e objetivos

Por fim, também é importante entender quais são as dores e expectativas do seu público. Isso deve ser considerado na criação da persona. Para isso, questione quais são os objetivos e sonhos dessa pessoa, suas metas a curto e longo prazo, o que gostaria de mudar, etc.

Exemplos:

Meu sonho é morar longe da cidade e ficar mais próxima da natureza;Gostaria de trabalhar em uma empresa do segmento esportivo;Minha meta para esse ano é o fazer no mínimo 5 trilhas;Tenho medo de altura, mas gostaria de viajar mais de avião.

Reunir todas essas informações vai te ajudar a entender como criar uma persona para sua empresa, confira como ficou a prévia da nossa persona que considerou os dados acima:

Frase da biografia:“Os desafios e as aventuras me motivam.”
Nome:Raquel Silva
Escolaridade:Graduação completa em Marketing.
Estado civil:Casada
Localização:Reside em Salvador, na Bahia. Mora com seu esposo e seu cachorro de estimação.
Meios de comunicação:Instagram, LinkedIN, Google Meet, WhatsApp.
Objetivos:Atuar no segmento esportivo e fazer parte de causas que abraçam a sustentabilidade e o amor aos animais;Trabalhar no modelo remoto para viajar mais.
Medos:Se sente triste por não conseguir fazer outras atividades esportivas que envolvam altura;Teme não conseguir mudar pro setor que sente mais afinidade.

É possível usar Inteligência Artificial na criação de personas?

Sim, a inteligência artificial é capaz de ajudar na criação da persona. Inclusive, ela pode otimizar esse processo, especialmente se você usar uma IA que trabalhe com grande volume de informações e processamento de dados.

O ideal é sempre testar as plataformas e entender qual delas faz mais sentido pras suas necessidades, mas você pode começar pedindo algumas sugestões de perguntas para incluir em suas pesquisas ou pedindo modelos de criação de persona. Para isso, use o ChatGPT, o Gemini e até mesmo o Deepseek.

O legal é que alguns sistemas que são baseados em inteligência artificial conseguem puxar dados das redes sociais e isso vai te ajudar a identificar algumas preferências do seu público.

Ferramentas gratuita para gerar personas

Complementando o que falamos no tópico anterior, algumas ferramentas podem otimizar esse processo de criação de personas. Comece pelo básico: Google Forms. Essa ferramenta é muito simples e fácil de usar. 

Além disso, lá você vai conseguir inserir perguntas relevantes para criação da persona, além de ter a possibilidade de editá-las, quando achar necessário.

Para começar, abra um arquivo na ferramenta, como se estivesse abrindo um novo documento para escrever no Google Docs, depois é só ir editando conforme suas preferências. No geral, a ferramenta é bem intuitiva:

Caso sinta dificuldade em criar o formulário, é só consultar o guia que o próprio Google oferece.

Outra dica de ferramenta que se baseia em inteligência artificial para análise de dados, é o Typeform, a proposta dessa ferramenta é apresentar formulários mais atrativos e com isso, coletar mais informações sobre seus clientes. 

Ainda, vale conhecer algumas outras opções, incluindo o Make My Persona da HubSpot (gerador gratuito de persona) e o Xtensio.

Conte com a Agilize!

Como vimos, aprender como criar uma persona pode ser simples e complexo ao mesmo tempo, tudo vai depender do quanto você está disposto(a) a investir nessa atividade. Contudo, ficou claro que sua criação é essencial para melhorar a experiência do usuário, vender mais e claro: saber como se comunicar com o seu público.

Ao seguir as dicas apresentadas durante o conteúdo, temos certeza de que você terá a base para começar a criar a persona da sua empresa. 

Sabemos que a vida de empreendedor é cheia de desafios e que muitas funções acabam ficando acumuladas para uma única pessoa, por isso, é importante contar com profissionais para cuidar das outras áreas da sua empresa, como a parte contábil. Para isso, você pode contar com a Agilize. Somos a primeira contabilidade online do Brasil e já descomplicamos a vida de milhares de empreendedores por todo o país. 

Nossos processos são todos digitais e você não vai precisar sair da sua casa ou escritório para resolver questões burocráticas. Estamos sempre evoluindo e buscando facilitar a vida do empreendedor moderno. Clique no banner abaixo e receba uma proposta personalizada para sua empresa!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Perfil de cliente: saiba quais os principais e como vender para eles
  2. Comportamento do consumidor 2025: características como utilizar à favor da sua empresa?
  3. Como encantar o cliente: 8 estratégias para colocar em prática

Agilize sua empresa agora


Agilizer

Clique para simplificar processos e aumentar seus resultados

×
×
Agilize Contabilidade