Você está curioso para saber se as novidades da Tabela do Simples Nacional de 2020 afetarão o seu empreendimento?

Desde já, Como o próprio nome dá a entender, o intuito do Simples Nacional é simplificar processos do mesmo modo que, indiretamente, promover a otimização do seu negócio como veremos ao longo do artigo. Por outro lado, há quem discorde, julgue o Regime um tanto complicado e fique apreensivo ao ouvir falar sobre as “Novidades” que, dessa forma, estarão presentes na Tabela do Simples Nacional 2020.

Na minha opinião, em suma, a apreensão quanto ao tema deve ser encarada de forma relativa. Afinal, aquele que tem como intuito tomar decisões inteligentes, que promovam a otimização de processos e, consequentemente, aumentem a produtividade do seu empreendimento, definitivamente, não sofre por antecipação com as novidades que surgem praticamente todos os anos.

Como costumo frisar: frequentemente, o que promove boas relações entre pessoas e empresas são os valores que essas possuem em comum. Assim, creio que, se você está aqui, é definitivamente por um motivo óbvio: não quer mais do mesmo, quer deixar a sua marca no mundo e agregar valor para seus clientes, certo?

A Agilize, 1° Contabilidade Online do Brasil, sempre preocupada em agregar valor para a sua jornada empreendedora, trará hoje para você um conteúdo épico, que lhe proporcionará de uma vez por todas decisões inteligentes e economicidade do seu ativo mais precioso, o seu tempo. Por isso, fique ligado nos tópicos a seguir para que possa aproveitar as vantagens de cada dica compartilhada da Tabela do Simples Nacional 2020:

Os Pontos mais Importantes do Simples Nacional

Caso queira conhecer as novidades da Tabela do Simples Nacional, primeiramente,atente-se às características desse Regime Tributário.

Deixo a seguir os principais pontos que definem a essência do Simples Nacional:

  • Regime Facultativo;
  • Irretratável para todo o Ano-calendário;
  • Diversos Tributos são abrangidos (IRPJ, CSLL, Cofins, IPI, PIS/Pasep, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP);
  • Recolhimento dos Tributos através de um único documento (DAS – Documento de Arrecadação do Simples);
  • Microempresa (ME) e Empresa de PequenoPorte (EPP) possuem à disposição sistema eletrônico para a realização do cálculo do valor mensal devido, geração do DAS. Isso vigorou a partir de janeiro de 2012 para constituição do crédito tributário;
  • Prazo de e declaração do DAS corresponde ao mês subsequente àquele onde foi auferida a Receita Bruta;
  • Possibilidade dos Estados adotarem sublimites de Receita Bruta para a EPP visto a participação no PIB (Produto Interno Bruto). Caso ultrapassem os sublimites, poderá haver cobrança de ISS e ICMS através dos seus respectivos responsáveis (Municípios e Estados).

Sob o mesmo ponto de vista, um outro ponto importante que vale lembrar: a regulamentação do Regime do Simples Nacional ocorre através da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) estão abrangidos pelo regime. Além disso, para que você possa optar pelo Simples Nacional precisará atender aos pré-requisitos a seguir:

  • Ser ME ou EPP;
  • Seguir a legislação (LC. n° 123/2006);
  • Formalizar a opção pelo Simples Nacional.

Conforme a Lei Complementar 155, quem opta por esse regime poderá auferir uma Receita Bruta de até R$4.800.000,00 ao ano.

Saiba que qualquer dúvida que possa ter, você poderá contar com o único time deexperts da contabilidade online do Brasil.

Descoberta_Anexo_Simples_Nacional.jpeg

Como Descobrir em Qual Faixa do Anexo Você Está na Tabela do Simples Nacional

Antes de mais nada, você sabia que, para descobrir qual o valor deverá ser pago ao optar pelo Simples Nacional, necessitará realizar o cálculo para encontrar a faixa que o seu Anexo está?

Por isso, prepare-se! Desde já, irei ensiná-lo o passo-a-passo que permitirá descobrir isso de uma vez por todas a seguir:

  1. Acesse o Anexo ao qual a sua atividade corresponde
  2. Descubra a RBA12 (receita bruta acumulada dos 12 meses anteriores);
  3. Veja qual a ALIQ (alíquota indicada no anexo correspondente) específica;
  4. Encontre a PD (parcela a deduzir indicada no anexo correspondente);
  5. Aplique todos os dados anteriores na seguinte fórmula: (RBA12 xALIQ) – PD / RBA12 = ALIQ ESPECÍFICA
  6. Ao encontrar a ALIQ ESPECÍFICA, você deverá aplicar ao seu faturamento do mês, como prevê a Lei.

Após seguir o passo-a-passo, você descobrirá enfim o valor que deverá efetuar. Tenha bastante atenção, pois isso será definitivo para a sua declaração.

Agora que você está ciente sobre as ferramentas necessárias para descobrir o montante que deverá pagar através da Tabela do Simples Nacional,simultaneamente, devo frisar que, se deseja economizar tempo, aumentar a sua produtividade, focar na única coisa que agregará valor para o seu cliente e trará reconhecimento para seu empreendimento (sua atividade-fim), então conheça as vantagens do Serviço de Contabilidade Online Inteligente. Use a tecnologia para alcançar seus sonhos de um jeito mais rápido!

Novidades_Simples_Nacional.jpeg

Novidades do Simples Nacional 2020

Você sabia que algumas questões novas ligadas ao Simples Nacional poderão impactar seu negócio de forma substancial?

A princípio, muito se discutiu acerca das novidades que viriam a impactar as atividades presentes nas Tabelas do Simples Nacional. Para o ano de 2020,basicamente, você deverá dar atenção redobrada para 3:

  • Prazo para Opção;
  • Abrangência para Desenvolvimento de Programas de Computação;
  • Exclusão de Atividades do MEI.

Prazo para Opção

Conforme essa novidade, a princípio, quem quiser optar pelo Simples Nacional deverá atentar-se à basicamente 2 situações:

  • Empresas em Atividade: a opção poderá ser feita em janeiro até o último dia útil do mês.
  • Empresa em Início de Atividade: 30 dias após o deferimento de Inscrição, desde que não sejam decorridos da data de abertura constante do CNPJ (180 dias para empresas abertas até 31/12/2019 ou 60 dias para empresas abertas a partir de 01/01/2020).

Abrangência para Desenvolvimento de Programas de Computação

Antigamente, esse tipo de empresa só poderia aderir ao Simples Nacional se a Prestação de Serviço ocorresse no estabelecimento do Prestador. Agora, esse contraponto, em suma, não possui mais relevância e independe do local. Logo, quem realiza essa atividade poderá optar tranquilamente pelo regime do Simples Nacional.

Exclusão de Atividades MEI

Houve a exclusão de 14 ocupações do MEI relativas ao Anexo XI da Resolução CGSN 140. Assim, prazo para solicitar o desenquadramento do regime, para aqueles que exercem qualquer uma dessas atividades, foi até o dia 31 de janeiro de 2020.

Observação: por outro lado, o processo das exclusões das atividades estão em revisão ainda.

Para conhecer quais são essas 14 ocupações toque aqui.

É bastante informação, não é mesmo?

Por isso, alguns dizem que “de Simples, o Simples Nacional não possui nada!”

Se que facilitar a sua tomada de decisão, fique atento ao tópico abaixo!

Atenção_Tabela_Simples_Nacional.jpeg

Tabela do Simples Nacional 2020

Você conhece quais os tipos de Atividades estão presentes nos Anexos das Tabelas do Simples Nacional?

Atualmente, há 5 Anexos e 5 Tabelas. Conheça quais os tipos de Atividades cada Anexo trata a seguir:

  • Anexo I – Comércio;
  • Anexo II – Fábricas e Indústrias;
  • Anexo III – Reparos e manutenção, serviços de instalação, além de agências de viagens, escritórios de contabilidade, academias, laboratórios, odontologia e empresas de medicina;

  • Anexo IV – empresas fornecedoras de serviço de vigilância, limpeza, obras,construção de imóveis e serviços advocatícios;

  • Anexo V – empresas prestadoras de serviço de auditoria, engenharia, jornalismo, tecnologia, publicidade e outros.

Agora que você já descobriu em qual Anexo está, me diz uma coisa: já ouviu falar sobre o Fator-R?

Se a sua atividade estiver enquadrada no Anexo V, o mais oneroso dentre os demais, você sabia que há a possibilidade de migrar para o Anexo III conforme a sua Receita Bruta nos últimos 12 meses?

Pois saiba que o grande responsável por essa mudança de Anexo que poderá impactar o seu negócio é o Fator-R.

Quem não deseja dessa forma gerar mais economicidade para as suas finanças, né? Afinal, de quê adiantaria buscar otimização dos procedimentos contábeis se nãopara isso, concorda?

Por isso, se quiser fazer uso dessa grande vantagem do Fator-R, não deixe de ler o artigo a seguir: Aprenda tudo que você precisa sobre o Fator-R, hoje

Dessa forma, se você seguiu as recomendações feitas anteriormente, então prepare-se para conhecer as faixas do Anexo referente à sua Atividade exercida ao tocar aqui.

Após isso, atente-se ao tópico abaixo, assim, poderá consolidar todo o conhecimento necessário para causar uma revolução na sua empresa!

Como tornar o Simples, realmente, Simples

Você está realmente surpreso com o tanto de Informações que devem ser levadas emconsideração para descobrir o valor que deverá ser pago através da consulta do Anexo e Tabela do Simples Nacional referente à sua atividade?

Agora, imagine: você, empreendedor, milhares de decisões para tomar, um negócio a ser consolidado, diversos clientes ávidos por uma empresa que esteja consciente do seu impacto no mundo e que agregue valor para a vida deles. Assim, há muitas escolhas decisivas que você deverá fazer e muito trabalho a ser feito, concorda?

Ninguém merece passar por essa vida e ser apenas mais um. Por isso, não sou muito afeito à frase: estou aqui para somar! Creio que todos nós devemos trazer um diferencial em qualquer âmbito da vida, principalmente, nosnegócios. Do mesmo ponto de vista, somos reconhecidos e deixamos a nossamarca no mundo pelas nossas singularidades, não é mesmo?

Gosto sempre de frisar que a afinidade decorre de uma visão compartilhada de mundo e, consequentemente, de valores. Faz todo sentido, quando olhamos em volta e percebemos assim que nossos familiares, amigos e clientes, adotam posturas parecidas em essência nos mais diversos contextos da vida. Afinal, afinidade e sinergia devem andar juntas, certo?

Agora, compreende a importância de utilizar o seu Poder da Escolha conscientemente?

Se busca agregar mais valor ao seu empreendimento e otimizar cada vez mais o seu ativo mais valioso, o seu tempo, preze dessa forma pela busca do simples. Menos é mais, quando fazemos escolhas inteligentes.

Se tudo isso faz sentido faz sentido para você, toque aqui e simplifique os seus problemas agora!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário, logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.