Se você já utilizou um Serviço de Contabilidade Online Inteligente e percebeu que o Simples Nacional se adequa melhor ao seu atual perfil, é imprescindível que fique por dentro das mudanças que impactarão o seu empreendimento em 2020, certo?

Talvez você não tivesse a alcunha de agente transformador social (como gosto de chamar), Empreendedor, em 1996, mas foi quando aquilo que deu início ao Simples Nacional foi criado. Isso aconteceu por meio da Lei de n° 9.317/1996

e o termo, junto com algumas modificações no regime, foi cunhado em 2006 através da Lei Complementar n° 123.

O intuito, ao criar esse regime, foi incentivar o micro e pequeno empreendedor que visa agregar valor para o mundo, ao transformar o seu sonho em realidade.

A implementação desse regime trouxe inúmeros benefícios para os empreendedores. Dentre os principais, os que mais se destacaram foram a arrecadação unificada dos tributos, presentes nas diversas esferas do Governo, a dispensa nos registros estaduais e municipais e a dispensa de 20% do INSS patronal na folha de pagamento.

Visto a importância do Simples Nacional no processo de consolidação e longevidade da sua empresa, o mais inteligente a ser feito é atentar-se às mudanças que irão ocorrer em 2020, concorda?

A Agilize, 1° Contabilidade Online do Brasil, sempre preocupada em agregar valor para a sua jornada, traz hoje as principais mudanças que você deverá atentar-se para esse ano vindouro. A seguir, deixo os tópicos mais importantes que verá sobre o assunto:

Conheça as Características do Simples Nacional

Você concorda que, antes de falar sobre qualquer mudança, para que não hajam erros ou equívocos, é prudente relembrar ou conhecer as principais características do Simples Nacional?

Acho imprescindível começar dessa forma, visto que um dos princípios da Agilize é a otimização. Sendo assim, nosso foco é minimizar os erros e potencializar os acertos sempre. Para isso, priorizamos muito o planejamento.

Feita as devidas considerações, vamos às principais características do Simples Nacional que você precisará estar atento antes de mencionarmos as mudanças que ocorrerão em 2020:

  • Facultativo;
  • Irrevogável para todo o ano-calendário;
  • Abrange o IRPJ, CSLL, Cofins, Pis/Pasep, ICMS, IPI, ISS e Contribuição para Seguridade Social a cargo da Pessoa Jurídica (CPP);
  • Cumprimento ao DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Você deverá guardar isso em mente pois faz parte da essência do Simples Nacional e norteia todo o assunto em questão.

Atente-se ao tópico a seguir e conheça as mudanças que ocorrerão em 2020!

Mudanças que ocorrerão no Simples Nacional

O ano de 2020 começou e mesmo que você tenha pulado as 7 ondas, feito a sua refeição noturna à base de lentilhas e usado roupas amarelas para garantir sucesso financeiro, nada disso adiantará se não realizar um planejamento para que isso ocorra, né?

A melhor forma de promover isso é manter-se atualizado. Para tal, é necessário buscar fontes com informações fidedignas e atualizadas.

Costumeiramente, realizamos a prática do Sprint com o nosso time de Agilizers e obtemos insights para proporcionar às dicas mais quentes para você. Por isso, aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades sobre o Simples Nacional e tudo mais relacionado ao universo contábil.

De antemão, devo frisar: o Comitê Gestor do Simples Nacional publicou a Resolução 150

que altera a 140 de 2018. Daí surgiu as 4 importantes alterações que você precisa ficar atento para não ser surpreendido neste novo ano.

Então, vamos às mudanças ocorridas no Simples Nacional em 2020:

  • Prazo para optar pelo Simples Nacional;
  • Ampliação para Empresas de Desenvolvimento de Software;
  • Alterações em Atividades do MEI;
  • Agendamento para o Simples Nacional.

Prazo para Optar pelo Simples Nacional

Anteriormente, o prazo para optar pelo Simples Nacional era de 180 dias. Agora, após a Resolução, o prazo será de 60 dias a partir da data de emissão do CNPJ.

Visto isso, o ideal é que você disponha de um Serviço de Contabilidade Online Inteligente para lhe ajudar no enquadramento do regime e para que não haja problemas com o novo prazo, mais curto.

Observação: tanto a inscrição Estadual quanto a Municipal continuam com o prazo de 30 dias.

Ampliação para Empresas de Desenvolvimento de Software

Antes da Resolução, a empresa de Desenvolvimento de Software que desejasse optar pelo Simples ficava restrita à realizar as suas prestações de serviços apenas no ambiente do contratante. Caso contrário, não poderia optar pelo Regime do Simples Nacional. Agora, após a Resolução, passou a ser diferente: o prestador poderá optar pelo regime independentemente de onde prestar o seu serviço.

Alterações em Atividades do MEI

Algumas atividades foram excluídas do MEI. Por isso não vacile e veja se a sua está na lista.

Agendamento para o Simples Nacional

Agora, caso decida optar pelo regime do Simples Nacional, conforme à Resolução da CGSN nº 147/2019 que revogou o artigo 7º da Resolução CGSN nº 140/2018 e tirou a possibilidade de realizar o agendamento da opção pelo Simples Nacional, você só poderá fazer a solicitação no mês de janeiro do ano escolhido.

Você percebeu o tamanho do impacto que tudo isso gerará na sua empresa?

A sua tomada de decisão dentro do seu negócio precisa ser ágil e prática para que possa aproveitar bem o seu Custo de Oportunidade.

Podemos lhe ajudar com isso!

Aceite as Mudanças e Mudará o Mundo

Saber conduzir as mais diversas situações com a mentalidade certa é para quem está acima da mediocridade, não é mesmo?

Não quero com isso suscitar passividade, pelo contrário, busco estimular a ação efetiva. Mudar quase sempre gera incômodo, principalmente no começo.

O que quero deixar bem claro é: sair da zona de conforto e contrariar todos aqueles que se apegaram ao status quo e modus operandi vigente é para quem busca agir de forma obstinada.

Se deseja quebrar paradigmas, você está no lugar certo. Estar com quem compartilha valores e visão de mundo contigo, além de “falar a sua língua,” é raridade. Ter afinidade é algo imprescindível para gerar valor e transformar qualquer sonho em realidade.

Adequar-se às novas mudanças do Simples Nacional exigirá que você possua todos os pontos qualitativos mencionados acima. Acredito que já tenha percebido a importância de reagir às mudanças apresentadas pelo regime de forma otimizada.

Se você não quer ser mais um no meio da multidão e deseja executar as suas tarefas de um jeito ágil, prático, inteligente e sem muita complexidade, então não perca seu tempo: agilize a sua vida com apenas 1 toque na palma da sua mão!

Se não vê a hora de fazer tudo isso acontecer, toque aqui e saiba mais!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

9 comentários

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.