Muitas vezes o empresário ou o postulante a empresário se depara com termos que podem lhe parecer estranhos. Um destes termos é “Lucro Presumido”. É por isso que achamos interessante trazer ao Blog da Agilize este tema.

Lucro Presumido é uma modalidade de regime tributário na qual os impostos são calculados com base em um percentual do seu faturamento. Nesta forma de tributação, presume-se que um determinado valor do faturamento da empresa foi seu lucro e, portanto, será sobre essa parcela que alguns impostos serão calculados.

A grande maioria das micro e pequenas empresas que não se enquadram no Simples Nacional são de Lucro Presumido. Listamos abaixo os impostos federais e municipais para empresas de serviço que pertecem a este regime tributário:

Impostos Federais
PIS (Programa de Integração Social)– 0,65 %

COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) – 3,00%

CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) –  1,08% ou 2,88% (depende da atividade)

IRPJ (Imposto de Renda – Pessoa Jurídica) – 1,2%; 2,4%; ou 4,8% (depende da atividade)

Impostos Municipais – Em Salvador
ISS (Imposto sobre Serviços) – 2% à 5% (depende da atividade)

O objetivo desse post foi trazer de maneira breve e direta uma explicação sobre o Lucro Presumido e seus impostos. Nos próximos posts, detalharemos de maneira mais completa como cada um desses impostos é calculado.

Lembramos que a escolha sobre a melhor forma de tributação para sua empresa (Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real) deve ser tomada com o máximo cuidado. É importante contar com a ajuda do seu contador para descobrir se Lucro presumido é o regime tributário mais apropriado para sua empresa.

Quer abrir sua empresa? Conheça a Agilize.


Parcele em 4x sem juros
Consultoria gratuita – Definimos juntamente com você o melhor formato para sua empresa
Serviço delivery (opcional) – Recolhemos sua documentação onde você estiver

Quero receber uma proposta

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.