Você já deve ter percebido a complexidade que é a questão tributária para os empreendedores, no Brasil, certo?

A burocracia no país ainda é tão grande que muitos dos agentes do empreendedorismo acabam por pagar muitos impostos, de forma errada, por não entenderem muito bem como ocorre a incidência desses tributos.

A jornada empreendedora requer muita atenção e dedicação com esse assunto, pois, se você deseja evoluir nessa caminhada, provavelmente aumentará o seu faturamento e consequentemente irá pagar um montante maior, proporcional ao percentual em tributos.

Aposto que você não deseja aumentar também o pagamento de tributos, de forma indevida, não é mesmo?

Ciente disso, o melhor caminho é buscar informação com quem se preocupa em agregar valor para você.

É por isso que a Agilize, primeira empresa de contabilidade online do Brasil, preparou um conteúdo personalizado sobre restituição de impostos indevidos no Simples Nacional, que lhe ajudará na geração de valor na sua cadeia de serviços.

Dito isso, não vacile!

Atente-se às informações desse artigo, pois lhe ajudarão a não sofrer mais com o pagamento indevido de tributos do regime

citado e, consequentemente, poupar seu dinheiro, de forma apropriada.

Deixo a seguir os tópicos que serão imprescindíveis para alcançar o seu intento:

Descubra agora, se você pagou Impostos Indevidos

Há a necessidade, antes de tudo, da averiguação de alguns pontos, que serão extremamente relevantes para constatar algum erro relacionado à cobrança do Imposto Indevido do Simples Nacional. Você faz idéia de quais são?

Saiba que serão preponderantes para dar o passo inicial que lhe possibilitará a comprovação da restituição.

Então, vamos lá!

Comece pelos Extratos

É através desse documento que você poderá analisar de forma detalhada o seu pagamento, referente ao Simples Nacional.

Aproveite e analise os documentos de Entrada e Saída da sua empresa, também.

Você pode se arrepender se esquecer estes dados, também

Não se esqueça de analisar seu CFOP (Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços), ICMS ST (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, com Substituição Tributária), data do serviço prestado, cálculo do ISS (Imposto Sobre Serviço). Atente-se a essas questões, pois isso fará toda diferença no processo de identificação do pagamento Indevido.

Todos esses dados devem ser analisados de forma criteriosa e com muita atenção, pois se você deixar um detalhe passar isso poderá fazer toda diferença, para você, lá na frente.

Fique ligado, no próximo tópico. Não se esqueça que cada passo compartilhado será fundamental, para que você possa alcançar o objetivo almejado.

Recupere seus Impostos

Preparado para conhecer os impostos que, caso perceba que houve pagamento indevido, você poderá resgatar?

Os principais impostos que, para os contribuintes, costumam apresentar mais irregularidades no pagamento, são os seguintes:

  • ISS
  • ICMS ST
  • PIS
  • COFINS

Os impostos que você precisará ter uma atenção especial são aqueles que podem fazer parte de operações com Substituição Tributária (ST). Nesse caso, os que fazem parte são o ICMS ST, PIS e COFINS. Isso acontece porque operações com Substituição Tributária são mais complexas e, consequentemente, necessitam de um controle melhor.

No caso do ISS, você deverá atentar-se para o Cadastro de Prestadores de Serviços de Outros Municípios (CEPOM). Essa questão acaba por atingir milhares de empresas e, por isso, muitas acabam por pagar um ISS maior que o devido.

Um outro ponto muito importante é que o ICMS em alguns estados possuem redução de alíquota ou até isenção. Muitos empreendedores, por não saberem disso, acabam não se utilizando dessa informação e assim acabam com um ônus muito maior.

Percebe a importância de estar atento à legislação tributária?

Um serviço de contabilidade online inteligente pode lhe ajudar com isso.

Conte conosco!

Uma opção incrível: Compensar Débitos

Digamos que você possua algum débito. Se, em algum momento comprovar o Imposto Indevido, a Receita Federal abate e paga a diferença.

Isso fará uma enorme diferença, para seu negócio, pois poderá diminuir o seu Passivo Tributário, de forma rápida. Essa medida é importante pois você diminuirá a incidência de juros sobre o montante principal.

Vale ressaltar que, ao compensar o valor do pagamento do Imposto Indevido com o Passivo Tributário, pode ser que você consiga zerá-lo. Logo, não haverá mais o montante inicial, sobre onde incidiam os juros e aumentavam o seu valor devido.

Percebeu que a Receita Federal devolve o montante relativo ao Imposto indevido que você pagou?

Milhares de Contribuintes têm se beneficiado com essa medida.

Observação: a depender do imposto, a Receita Federal poderá restituir o Caixa da sua empresa, em um prazo de 30 ou 60 dias.

Use a Fiscalização, ao seu favor

Você já percebeu o quanto atentar-se para a restituição pode lhe ajudar, certo?

No entanto, devo lhe chamar atenção para um outro ponto muito importante: você necessitará comprovar a sua restituição, ao Fisco.

Surpreso?

Espero que não!

Infelizmente, muitos empreendedores fazem a solicitação de restituição, mas não possuem os documentos devidos, para comprová-la.

O Fisco pode cobrar a comprovação da restituição, durante 5 anos.

Perceba que, caso não possua os dados devidos, para comprovação da restituição, você poderá se colocar numa fria. Não dispor da informação necessária para comprovação da restituição gerará uma multa altíssima que poderá prejudicar o seu negócio.

Acho que ficou claro que o processo necessita de bastante atenção, né?

Por isso, não vacile!

Quer um conselho?

Se deseja simplificar todo esse processo, dispor de todo suporte necessário para otimizar o seu empreendimento e facilitar a sua vida, ao resolver esse problema, não deixe de ler o tópico a seguir.

Restituição para quê?

Não solicite a Restituição de Impostos

Achou estranha a afirmação acima?

Parece contraditória?

Calma, você ainda irá concordar comigo!

Me responda o seguinte: será que possuir todo o suporte e informação necessários para evitar o pagamento de Tributos Indevidos, desde o começo, não seria o ideal?

Imagine se todo esse dinheiro economizado estivesse aplicado em uma boa Renda Passiva. Você teria um rendimento muito melhor, não acha?

Curioso para saber como isso pode ser possível de forma ágil e prática?

E se eu te disser que você poderá ter na palma da sua mão, toda a informação pertinente ao seu negócio, principalmente, no que se refere ao seu Regime Tributário e impostos incidentes. Tenho certeza que você não pensaria 2 vezes ao desejar ter o poder de resolver tudo isso, em apenas clique.

Você sabia que isso é possível?

Pois então, se deseja tudo isso alinhado à uma empresa que entende você e que, acima de tudo, possui crenças e valores parecidos com os seus, está no lugar certo.

Não perca seu tenho, se deseja revolucionar o seu negócio. Conheça agora a Agilize!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe-nos um comentário, logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.