Veja como desenvolver um bom pitch de vendas

como desenvolver um pitch de vendas

O pitch de vendas é uma ferramenta que todo vendedor deve usar. Quanto mais aprimorado ele for, maiores as chances de conversão. Ele contribui com o poder de persuasão, conexão com o cliente e ainda ajuda a obter informações necessárias para apresentar os melhores argumentos.

Neste artigo, trazemos algumas dicas para criar um pitch de vendas eficaz e aumentar os resultados do seu negócio!

  1. Saiba o que é pitch de vendas
  2. Entenda a importância do pitch de vendas para a sua empresa
  3. Aprenda como fazer um pitch de vendas
  4. Confira 8 exemplos de pitch de vendas

O que é pitch de vendas?

O pitch de vendas é um discurso rápido que um vendedor apresenta para convencer um cliente em potencial a comprar aquilo que ele está vendendo — seja um produto ou serviço.

O pitch de vendas também é chamado de pitch de elevador justamente por essa sua característica de ser um discurso rápido, como uma conversa entre pessoas que se encontram no elevador e têm poucos segundos para passar a mensagem.

Por isso, é importante que esse discurso seja bem objetivo, claro e interessante. Assim, é possível explicar rapidamente a relevância do seu produto ou serviço, convencendo o comprador nos primeiros segundos da fala.

Qual a importância do pitch de vendas para a sua empresa?

Você conhece algum vendedor que nasceu para vender? Essa pessoa geralmente tem o dom da fala e um grande poder de persuasão, convencendo rapidamente uma pessoa a fazer uma compra por meio do seu discurso.

Mas nem todas as pessoas são assim, não é mesmo? E para ajudar esse tipo de profissional de vendas existe o pitch de elevador. Ao contrário do que muitos pensam, o pitch não precisa ser um discurso sempre espontâneo.

Ele pode (e deve) ser construído com calma, com base em dados e conhecimentos sobre sua persona. Além disso, é muito importante que o vendedor ensaie o pitch de vendas até que fique perfeito. 

Assim, todos os vendedores, mesmo aqueles que não têm o talento nato, podem ter um discurso padronizado, destacando bem todos os benefícios do que está sendo vendido e trabalhando as principais objeções encontradas para cada produto.

pilares para desenvolver um pitch de vendas

Como fazer um pitch de vendas?

Agora que você já sabe o que é pitch de vendas e conhece a sua importância para o comercial da empresa, confira as nossas dicas de como fazer um pitch de vendas de sucesso!

Estude sua audiência

Você sempre vai encontrar essa dica aqui nos nossos conteúdos! Sabe por quê? Porque conhecer a sua audiência é fundamental para planejar qualquer ação, principalmente quando estamos falando de vendas!

Quando você sabe o que a sua audiência deseja, espera, teme e gosta, fica muito mais fácil saber o que dizer no seu pitch de vendas. O estudo sobre comportamento do consumidor vai te entregar o conhecimento sobre o público que os seus vendedores precisam e também ajudará a encontrar a melhor linguagem e a escolher os melhores meios de comunicação, garantindo que o diálogo não vai ser desagradável para o seu interlocutor.

Conheça bem o seu produto

Para criar um  bom pitch de vendas, também é muito importante conhecer bem o seu produto. Só assim você vai saber quais características precisa evidenciar, quais benefícios ele traz para os seus usuários e quais informações as pessoas costumam buscar antes de fazer a compra.

Você também não deve deixar de conhecer os pontos fracos do produto ou serviço que está vendendo. Assim, poderá traçar estratégias para disfarçá-los e compensá-los com outras vantagens.

Quebre objeções

As objeções são todos os argumentos que um cliente usa para não fazer uma compra — falta de dinheiro, falta de confiança na oferta e na empresa, etc. A melhor forma de lidar com essas objeções é conhecê-las.

Assim, você pode criar argumentos e acrescentá-los ao seu pitch de vendas, fazendo com que o discurso contorne as principais objeções e ofereça soluções para todas elas.

Ofereça soluções personalizadas

Conhecendo a sua audiência e os principais perfis de clientes, você vai poder oferecer no seu pitch de vendas soluções personalizadas para cada necessidade, adaptando informações e dando foco a diferentes características de forma estratégica.

Mostre como resolver problemas

Na maioria das vezes, um cliente faz uma compra para resolver um problema, por isso, não deixe de evidenciar no seu pitch de vendas como o produto vai ajudá-lo a resolver essa questão!

Aponte benefícios, e não características

Faça o cliente se interessar pelos benefícios que um produto proporciona, e não às suas características físicas. O que o produto tem a oferecer? Quais objetivos o cliente vai atingir depois da compra? Foque nesses pontos para um pitch de vendas de sucesso!

Peça a venda

No fim do discurso, não deixe de fazer uma oferta. Afinal, o seu objetivo é vender, não é mesmo? Não tenha vergonha de perguntar ao cliente se ele quer comprar e falar sobre valores. 

confira 8 exemplos de pitch de vendas

Confira 8 exemplos de pitch de vendas

Que tal conferir alguns exemplos para se inspirar?

Apontador de benefícios

Como falamos, é importante mostrar os benefícios, e não as características. Em vez de dizer que o seu produto é feito com determinados materiais, mostre como ele pode ajudar o cliente.

“O nosso produto pode fazer a sua empresa economizar até 40% com manutenção de equipamentos”.

Direto ao ponto

É o pitch que pede logo a venda, sem muita introdução.

“Posso te apresentar uma solução que vai ajudar você a emagrecer?”

Espelho

Adequa o discurso ao tipo de linguagem do cliente.

“O nosso serviço de marketing de conteúdo ajuda você a aumentar o ROI, ROAS e CAC.”

Facilitador

Dá menos opções para que o cliente não tenha dificuldade na hora da escolha.

“Nós temos 10 opções de produtos, mas separei aqui os 3 que se encaixam melhor na sua necessidade”

Flexível

Mostra flexibilidade e disponibilidade do profissional para se adaptar à rotina do cliente.

“Que horas podemos conversar sobre isso?”

Agregador de valor

Mostra como a solução oferecida agrega valor ao negócio do cliente.

“Com base no seu relato, sugiro que faça isso para tornar o seu trabalho mais fácil”.

Resolvedor de problemas

Mostra como o produto pode solucionar o problema do cliente.

“O principal objetivo do produto é otimizar o tempo de quem trabalha com tecnologia”

Saltador de objeções

É amigável na hora de quebrar objeções.

“Entendo a sua opinião e já conheci pessoas que passaram por isso, mas existe uma solução”.

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