O que é marketing de influência e como aplicar no seu negócio!

entenda o que é marketing de influência

O marketing de influência tem tudo a ver com o momento em que estamos vivendo no mundo digital — as pessoas estão cada vez mais ligadas no celular, novas redes e formatos surgem a todo momento e existem influencers falando sobre todo tipo de coisa.

E os números comprovam: a previsão é que o marketing de influência movimente R$ 79 bilhões em 2022. Isso porque quem testou, já aprovou. Mais de 70% dos profissionais de marketing dizem que os clientes ganhos com essas estratégias são de qualidade superior aos obtidos com outros tipos de marketing.

Impressionante, não é? E aqui neste conteúdo nós vamos ajudar você a aplicar o marketing de influência no seu negócio! Continue lendo!

  1. Entenda o que é Marketing de Influência
  2. Saiba o que são os “influencers”
  3. Por que investir em Marketing de Influência?
  4. Descubra como aplicar o Marketing de Influência no seu negócio
  5. Entenda como medir o retorno do Martketing de Influência
  6. Saiba como transformar o Marketing de Influência em Vendas

O que é Marketing de Influência?

Marketing de Influência é uma estratégia de marketing digital que conta com o apoio de pessoas produtoras de conteúdo para divulgar produtos e serviços. Para isso, as empresas fazem parcerias com criadores de conteúdo que têm um público fiel e engajado e, assim, conseguem exercer algum tipo de influência sobre essas pessoas — daí vem o nome Marketing de Influência ou Influencer Marketing, em inglês.

A ideia aqui é que esses influenciadores criem uma ponte entre a empresa e o seu público. 

O Marketing de Influência pode ser utilizado com diferentes objetivos: atrair novos clientes, aumentar o brand awareness, gerar valor para a marca, reter clientes, divulgar novos produtos e até mesmo aumentar as vendas.

O que são esses “influencers”?

Os influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas que têm forte presença nas redes sociais e, por causa desse trabalho, conseguiram construir um público fiel e engajado, que confia nas suas opiniões e é influenciado pelas suas dicas.

Hoje, existem influencers atuando em praticamente todos os nichos do mercado — moda, beleza, empreendedorismo, educação, carros, saúde, exercícios físicos, alimentação, etc. Com certeza tem um influenciador por aí falando sobre um tema que se relaciona com o seu negócio!

Pessoas tendem a passar mais credibilidade

Mas qual é a vantagem do Marketing de Influência sobre as outras estratégias? É simples: pessoas comuns passam mais credibilidade sobre as suas opiniões. É muito mais fácil o público confiar na opinião de uma pessoa que acompanha e conhece a rotina do que em uma atriz falando sobre um novo produto na televisão.

E isso provavelmente já aconteceu com você! Certamente você já descobriu algum produto vendo televisão ou sendo impactado por algum outro tipo de publicidade e foi pesquisar mais sobre o produto na internet. Nessas pesquisas, se você conferiu resenhas em blogs, assistiu vídeos no YouTube ou assistiu aos stories de alguém usando o produto pelo Instagram, você foi impactado pelo Marketing de Influência!

E se esses conteúdos ajudaram você a decidir pela compra, a estratégia conseguiu atingir os seus objetivos.

Micro Influenciadores vs Grandes Influenciadores

Os influencers são classificados de acordo com o seu número de seguidores:

  • nano influenciadores: até 10 mil seguidores
  • micro influenciadores: de 10 mil a 100 mil seguidores
  • influenciadores intermediários: de 100 mil a 500 mil seguidores
  • macro influenciadores: de 500 mil a 1 milhão de seguidores
  • mega influenciadores: mais de 1 milhão de seguidores.

A escolha vai depender de uma série de fatores, incluindo o perfil de público que você quer atingir o seu orçamento para a campanha — afinal, mega influenciadores cobram mais para divulgar produtos. 

Se você já tem uma persona ou se o seu produto interessa a um público mais específico, um nano ou micro influencer pode trazer bons resultados. Eles costumam ter mais proximidade com o público, porém os seus conteúdos alcançam menos pessoas.

Já os mega influenciadores são excelentes opções para dar visibilidade à sua marca, mas nem sempre conseguem entregar taxas de conversão tão boas, já que não são tão próximos do seu público.

saiba por que investir em marketing de influência

Por que investir em marketing de influência?

Seja com pequenos ou grandes influenciadores, o marketing de Influência pode ser uma boa pedida para divulgar a sua empresa.

A seguir, você confere alguns motivos para investir na estratégia!

Acessibilidade

O Marketing de Influência é acessível para empresas de todos os tamanhos, principalmente porque não exige grandes investimentos. Alguns nano influenciadores trabalham inclusive com permuta, recebendo produtos de presente em troca de divulgação.

Resultados reais

Uma pesquisa realizada pelo Tomoson, um marketplace de influencers, aponta que as empresas que investem em Marketing de Influência têm receitas de US$ 6,50 para cada dólar investido. Um ROI excelente e que, sem dúvidas, tem potencial para crescer ainda mais — por isso, 59% dos participantes da pesquisa planejam investir ainda mais em Marketing de Influência nos próximos 12 meses.

Confiança

Como já falamos, pessoas reais inspiram confiança no público. É muito comum que os consumidores busquem opiniões de quem já testou um produto antes de tomar uma decisão de compra.

Você, como consumidor, confiaria mais na opinião de uma pessoa ou no que a própria marca diz sobre o seu produto em anúncios publicitários?

A ideia aqui é justamente essa, usar a opinião de pessoas comuns para trazer credibilidade e passar confiança para o público, para que os consumidores se sintam mais seguros na hora de fazer uma compra.

Público certo

Outra grande vantagem de apostar no Marketing de Influência é que você consegue segmentar o público que vai ser impactado pelas suas ações. Como os influencers já têm o seu público definido, você pode escolher trabalhar com aqueles que conversam com os consumidores que você deseja atingir.

Potencializa a imagem da marca

Além de ajudar a empresa a captar novos clientes e seguidores, o Marketing de Influência é uma excelente estratégia para quem quer fortalecer a imagem da marca. Associar a empresa a um produtor de conteúdo com os mesmos princípios e valores é uma das formas de fazer isso e, ao mesmo tempo, contar a sua história e apresentar as principais ações do negócio.

Enriquece a estratégia de conteúdo

Quando se soma às outras ações de marketing já praticadas pela empresa, o Marketing de Influência enriquece a sua estratégia de conteúdo, espalhando ainda mais informações relevantes sobre o seu negócio na internet, em diferentes formatos e com diferentes linguagens.

Constrói parcerias de resultado

Quando os valores da empresa e do influencer estão alinhados, são grandes as chances de criar uma parceria de sucesso a longo prazo, beneficiando o influencer, a empresa e, claro, os consumidores.

Possibilita diferentes formatos

O Marketing de Influência acontece nas redes sociais e você sabe que os formatos de conteúdo são os mais variados possíveis, não é? Além disso, novos formatos e novas redes vêm surgindo a todo momento. Com os influencers, você consegue adaptar todo tipo de conteúdo às suas necessidades, seja criando conteúdos aprofundados ou só seguindo as trends.

Contribui para melhorias na decisão de compras

A divulgação feita por produtores de conteúdo, em muitas situações, pode ser fundamental para ajudar as pessoas a tomar a decisão de compra. Como falamos, é comum que as pessoas pesquisem por opiniões de quem já comprou determinado produto antes de decidir fazer a aquisição.

Nesse sentido, garantir que ela encontre bons reviews sobre o que você está vendendo na internet pode ser uma excelente estratégia!

Como aplicar o Marketing de Influência no seu negócio

Agora que você já sabe o que é o Marketing de Influência e conhece a sua importância é hora de colocar a mão na massa. Confira o passo a passo que preparamos para ajudar você a desenvolver a sua primeira estratégia de comunicação com um influencer!

Conheça o seu público

Essa é a primeira dica que vamos dar sempre que estivermos falando de comunicação. Conhecer o seu público é fundamental para entender o que, como e por onde falar. 

É importante conhecer as suas expectativas, dores, desejos, obstáculos, objeções e até gostos pessoais — quais redes sociais mais usam, que tipo de conteúdo preferem consumir, etc. Para descobrir todas essas nuances, você deve desenvolver um estudo de comportamento do consumidor.

Com esse conhecimento, você aumenta consideravelmente as chances de uma comunicação eficaz e de uma verdadeira conexão com o seu público!

Tenha objetivos claros

Uma estratégia de marketing de Influência pode ter vários objetivos. Determiná-los é muito importante para que você dê os próximos passos e tome decisões estratégicas. Como já mostramos aqui, alguns influenciadores vão trazer mais visibilidade, outros, mais conexão.

Entender onde você quer chegar com essas ações é o primeiro passo para escolher bem um parceiro!

como aplicar o marketing de influencia no seu negócio

Encontre os influenciadores adequados

Para escolher os influencers, você precisa considerar uma série de fatores. O principal deles é o público — é fundamental que o influenciador se comunique bem com o público que você deseja atingir.

Além disso, também precisa considerar os seus valores pessoais, causas que apoia, a impressão que ele passa, como é visto pelo público e a linguagem que ele usa para se comunicar.

Aqui não podemos deixar de falar sobre valores. A depender do número de seguidores e da taxa de engajamento, os valores cobrados pelos influencers podem variar bastante. Não se esqueça de considerar isso na hora de escolher alguém!

Planeje suas ações em conjunto com os influenciadores

O influenciador é um prestador de serviço como outro qualquer. Por isso, é importante formalizar a parceria em contrato. Para isso, combine com ele antecipadamente quais ações serão realizadas.

Você pode dar sugestões e ouvir o que ele tem a dizer! Não se esqueça de que o influencer está sempre em contato com o público e pode trazer insights interessantes para a sua estratégia.

Defina uma estrutura para a parceria

Além de conversar com o influencer sobre os seus objetivos e planos para a ação, não deixe de deixar claro quais são os valores da sua marca e as suas expectativas para a parceria.

Também é importante fazer acordos sobre os direitos de uso do conteúdo e imagem pela marca.

Respeite a liberdade criativa do influenciador

O influenciador é um criador de conteúdo profissional, que trabalha diariamente com divulgação de produtos e serviços e conhece bem o seu público. Por isso, é importante ouvi-lo antes de definir uma estratégia!

Não adianta ser rígido na hora de definir a ação e fazer exigências que não combinem com o estilo do influencer — isso vai fazer com que a ação soe forçada e pode até levantar a desconfiança do público. 

É muito importante que a ação pareça natural, por isso, permita que o influenciador dê o seu toque pessoal à divulgação!

Dica bônus: não escolha o influencer somente pelo número de seguidores

Como você já sabe, existem muitos critérios que podem ser considerados na hora de escolher um influencer. É claro que o número de seguidores é um deles, mas não deve ser o único e nem o principal!

É muito mais importante que o influencer tenha poder de persuasão, uma boa relação com o seu público e um bom engajamento do que muitos seguidores.

Pense com a gente: será que vale mais ter 100 mil seguidores que não interagem ou 10 mil seguidores engajados e que realmente compram o que está sendo mostrado?

Como medir o retorno do Marketing de Influência?

É claro que você como empresário, precisa medir o retorno das suas ações. Só assim saberá o que dá certo e o que precisa ser revisto!

Para isso, é preciso estar sempre acompanhando as métricas e comparando os resultados.

Essas são algumas métricas utilizadas para medir o retorno com o Marketing de Influência:

  • alcance das publicações;
  • impressões;
  • taxa de engajamento;
  • novos visitantes no site;
  • aumento de seguidores;
  • cliques no link;
  • aumento das buscas no Google;
  • leads gerados;
  • conversões no site;
  • conversões na loja física;
  • downloads.

As métricas a serem acompanhadas dependem dos seus objetivos e das estratégias desenhadas!

Como faço o Marketing de Influência se transformar em vendas?

Como toda estratégia de marketing, é importante que essa também se transforme em vendas, seja direta ou indiretamente. Mas para vender, não basta contratar um influencer e deixar que ele faça todo o trabalho. Se o consumidor visitar o seu site e não encontrar as informações que busca, por exemplo, pode ser que ele desista de comprar.

Por isso, é preciso alinhar outras estratégias ao Marketing de Influência:

  • garanta que as suas redes sociais têm postas atrativos;
  • tenha um site com boa usabilidade;
  • disponibilize muitas fotos sobre os produtos;
  • garanta um atendimento de excelência;
  • invista em outros meios de comunicação, como e-mail marketing, materiais ricos e produção de conteúdo própria, tanto em blogs como nas redes sociais da empresa.

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