O LinkedIn é uma rede social que cresceu mundialmente e se tornou uma forma bastante eficiente para as empresas aumentarem suas vendas, bem como expandir seus negócios e firmar novas parcerias. De acordo com o próprio LinkedIn, a plataforma conta cerca de 500 milhões de membros registrados em todo o mundo, sendo que o Brasil é o 3º país com maior quantidade de usuários.

Diante dessas informações, pode-se concluir que essa rede pode ser uma forte aliada para desenvolver sua empresa. Porém, é fundamental saber utilizá-la corretamente para evitar erros e aproveitar seus benefícios. A seguir, esclarecemos como obter visibilidade, construir uma boa rede de conexões, utilizar e criar grupos, dentre outras informações. Confira!

Cumpra os requisitos para obter visibilidade

Ao criar uma conta no LinkedIn, você encontrará uma página com dezenas de campos em branco que precisam ser preenchidos com suas informações profissionais e dados da sua empresa. É fundamental completar a sua Bio para garantir a visibilidade mínima na rede e conseguir desenvolver o seu perfil.

Antes de prosseguir para os próximos tópicos, confira uma lista de informações básicas para garantir que você está no caminho certo para vender mais no LinkedIn:

  • histórico: adicione a sua trajetória profissional ou empresarial, e outros elementos que atestem sua credibilidade no segmento em que atua;
  • imagem: certifique-se de que a foto de perfil seja profissional, esteja visível e bem posicionada;
  • recomendações: peça que colegas ou clientes anteriores façam recomendações no seu perfil;
  • contato: e-mail, telefone, Whatsapp, Telegram e outros canais que você disponibiliza para contato;
  • experiências: participação em eventos, congressos, palestras e outras experiências relevantes;
  • demais dados: outras informações que achar relevante.

Construa uma rede de conexões importante

Como se trata de uma rede social, obviamente você deve se conectar com pessoas reconhecidas do seu setor para aumentar a credibilidade com possíveis clientes, fornecedores, parceiros ou até mesmo investidores.

Seus colegas poderão recomendar seus serviços para conhecidos, além de potenciais clientes acessarem seu perfil por meio de suas conexões. Veja algumas dicas para aumentar suas conexões quantitativa e qualitativamente:

  • adicione seus amigos de faculdade, ex-colegas de trabalho e conhecidos;
  • adicione eventuais contatos obtidos com a participação em cursos, palestras e eventos na área;
  • divulgue o link do seu perfil do LinkedIn na sua assinatura de e-mail, no cartão de visitas, entre outros lugares;
  • mantenha atualizações constantes e com qualidade no perfil;
  • adicione contatos de grupos do próprio LinkedIn;
  • produza conteúdos, compartilhe artigos, notícias, entre outros conteúdos informativos e interessantes para atrair conexões;
  • evite postar acontecimentos pessoais, de modo a transmitir mais profissionalismo.

Não deixe de utilizar e criar grupos

Um usuário com o plano básico do LinkedIn pode participar de 100 grupos, que são locais virtuais onde profissionais se encontram para compartilhar insights e conhecimento. Embora a quantidade seja alta, é importante escolher os mais relevantes ao seu segmento.

Você também pode criar os seus próprios grupos. Nesse caso, o recomendável é compartilhar entre todos seus contatos para maximizar sua visibilidade. É importante se manter ativo tanto nos grupos que entrou como os que criou, para isso você pode:

  • postar sobre assuntos novos: mantenha-se atualizado sobre as tendências e tecnologias do seu setor e as publique no grupo;
  • manter a frequência de postagens: faça publicações semanais para conquistar o status de influenciador dentro dos grupos;
  • evitar fazer propaganda: faça o mínimo de propagandas dos seus produtos ou serviços. Quando você encontrar um potencial cliente, ofereça soluções por mensagem privada.

Crie e desenvolva uma persona

No LinkedIn, é possível criar uma persona — uma personificação da sua empresa, que tem uma Bio própria, participa dos grupos, responde outros usuários etc. Isso também é conhecido como Brand Persona, pois você insere os valores e princípios da marca dentro de um perfil.

Quando você cria persona, inclua Hashtags para permitir que outras pessoas a encontrem pelo sistema de busca da plataforma. Mas antes de fazer postagens com o perfil, é importante ter duas coisas em mente:

  • refinar os pilares da sua empresa, deixando-os bastante claros;
  • entender seu tom de voz e manter um padrão durante a comunicação com seu público.

Aproveite os recursos do LinkedIn Sales Navigator

Há uma ferramenta fornecida pelo LinkedIn que se chama Sales Navigator — navegador de vendas em inglês —, que permite fazer buscas de novos leads — contatos que são possíveis consumidores — utilizando segmentações e filtros. Uma demonstração do Sales Navigator é disponibilizada ao contratar uma Conta Premium.

A tecnologia permite que o gestor identifique contatos específicos graças às suas informações, como localização, segmento que trabalho, cargo, hábitos etc. A partir desses filtros, você acessa perfis de clientes em potencial dentro de poucos minutos.

Outra funcionalidade é conhecida como Lead Builder — que pode ser traduzido construtor de leads —, uma ferramenta que pode filtrar os contatos com base em informações do perfil, como cargo, país, nível do cargo, localidade, tamanho da empresa, setor, ramo de atuação etc.

Na prática, a ferramenta apresenta um rico menu ao usuário, disponibilizando uma barra de busca, feed com todos os clientes em potencial, empresas salvas e sugeridas, listagem de potenciais clientes com os filtros e muito mais.

Conforme informações do próprio LinkedIn Sales Navigator, os usuários que usam essa tecnologia conseguem aumentar em 35% o ticket médio, em 34% suas oportunidades e em 5% a taxa de fechamento de negócio.

Aproxime-se dos prospects humanamente

Se você observou que um contato tem o potencial para se tornar seu cliente (prospects), utilize a opção “seguir” para acompanhar suas atualizações, já que isso permitirá uma abordagem mais acertada. Você pode seguir uma pessoa independentemente de sua aceitação, então é uma ferramenta que pode ser constantemente usada pela sua empresa.

É importante acertar o momento em que você entra em contato com um prospect para oferecer seus serviços ou produtos. Após segui-lo, monitore suas atividades para identificar seus problemas, sua forma de se comunicar, dentre outras informações relevantes. Isso permitirá que você faça uma abordagem mais humanizada e menos mecânica, aumentando suas chances de venda.

Após aperfeiçoar todos esses recursos, é importante integrar o LinkedIn ao processo de venda da organização. Assim, você poderá converter os contatos da sua rede de social em clientes, maximizando suas vendas e o faturamento do seu negócio.

Não é fácil exercer um bom marketing da sua empresa na internet, principalmente pelo fato de que é preciso ter uma abordagem diferente em cada rede social. Se você quer se aprofundar no assunto, acesse este artigo e entenda como divulgar sua empresa em mídias digitais!

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Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

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