Como criar um produto? Veja o passo a passo!
Você está pensando em criar um produto para fazer o seu negócio crescer? Pois saiba que essa é uma excelente ideia! A criação de um produto pode trazer novos clientes para o negócio e potencializar os ganhos da empresa.
Quer saber mais sobre como criar um produto? Então continue lendo para entender a importância de estar sempre atualizando o seu portfólio de produtos e saber como criar um produto de sucesso do zero!
Por que criar novos produtos?
A lista de motivos para criar um novo produto para a sua empresa não é pequena. E ela já começa com um dado interessante levantado por uma pesquisa da consultoria McKinsey — empresas que lançam novos produtos frequentemente são mais propensas a ter um desempenho superior no mercado do que aquelas que não fazem esse tipo de investimento.
Criar um novo produto vai ajudar o seu negócio a:
- Aumentar o seu market share;
- Conquistar novos clientes;
- Ter mais relevância de marca;
- Se preparar para as mudanças do mercado;
- Acompanhar tendências;
- Se destacar da concorrência.
Como consequência, é natural que a empresa cresça mais rapidamente e tenha uma margem de lucro maior do que os concorrentes.
6 etapas de como criar um produto do zero
E agora que você já sabe quais são os benefícios, que tal conhecer as 6 etapas de como criar um produto de sucesso?
1. Ideias
O brainstorming é o primeiro passo para a criação de qualquer produto. Nesse momento, todos que fazem parte do processo podem expressar suas ideias sem julgamentos e, depois, as melhores serão selecionadas.
E sim, muitas vezes a equipe gostaria de criar algo completamente novo, mas novos produtos também podem surgir a partir da adaptação de outros já existentes — esse é o caso de muitos produtos de sucesso!
Então não se esqueça de considerar as soluções já presentes no mercado e pensar em como elas podem ser transformadas e aprimoradas!
2. Validação
Depois de fazer uma seleção cuidadosa das melhores ideias, é hora de validá-las. Assim você garante que está criando algo que realmente solucione os problemas dos seus clientes e que eles estejam dispostos a pagar por isso.
Para fazer a validação, você pode:
- Trocar ideias com pessoa conhecidas;
- Investir em uma pesquisa de mercado;
- Analisar a concorrência;
- Usar o Google Trends;
- Lançar uma landing page para avaliar o interesse do público.
3. Planejamento
Antes de tirar o novo produto do papel você vai precisar fazer um planejamento para cada uma das próximas etapas. Isso vai ajudar a ter uma ideia concreta de como o produto vai ficar, como vai funcionar e do que você precisa para que ele se torne real.
Nessa etapa, você deve desenhar o seu produto e fazer um levantamento de materiais necessários e custos, além de prever prazos.
4. Protótipo
O protótipo é um modelo inicial do produto, que funciona como um teste. Desenvolvendo essa primeira peça você vai poder testar as suas funcionalidades, encontrar pontos de melhoria e até mesmo entender melhor o processo de criação.
Tenha em mente que nem sempre o primeiro protótipo é igual à versão final do produto. Em alguns casos, pode ser necessário fazer mais de uma tentativa até chegar ao modelo perfeito.
5. Desenvolvimento
Depois de chegar ao modelo final, é hora de produzir. Nesta etapa, você deve começar a pensar em outros pontos como a identidade visual, nome, embalagem, registro de marca, licenças, elaboração de manuais, entre outras coisas.
6. Lançamento
Por fim, é hora de apresentar o produto ao mercado! Essa é uma etapa muito importante, que pode fazer toda a diferença nos resultados das vendas.
Nesta etapa, você deve:
- Definir canais de comunicação;
- Determinar a linguagem que será utilizada;
- Escolher indicadores de desempenho para acompanhar;
- Criar perfis nas redes sociais;
- Investir em mídia;
- Definir canais de venda.
E como criar um infoproduto?
Se você está pensando em investir no meio digital, criando e-books, cursos, aplicativos, etc., saiba que o passo a passo é muito parecido. Confira:
- Ter a ideia;
- Validá-la;
- Definir o formato do produto;
- Estudar o público-alvo;
- Produzir o conteúdo no formato escolhido;
- Escolher uma plataforma de vendas;
- Fazer o lançamento.
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Além de saber como criar um produto e fazer o seu lançamento no mercado, existem outros pontos que precisam de muita atenção para que a sua empresa possa crescer sem problemas: estamos falando sobre finanças e contabilidade!
O sistema tributário brasileiro pode confundir até mesmo os empresários mais experientes. Por isso, antes de criar um novo produto, é preciso saber se a sua comercialização se encaixa nas atividades-fim da sua empresa e entender como ele será tributado — isso é importante até mesmo para a correta precificação!
Ter um contador ao seu lado nesse momento é essencial e para isso você pode contar com a gente! Somos a primeira contabilidade online do Brasil e estamos ao lado do empreendedor em todos os momentos, desde a abertura da empresa até a criação de novos produtos e seu lançamento no mercado, sempre garantindo que o seu negócio está cumprindo todas as suas obrigações fiscais e contábeis.
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