O que é RAIS?

O que é RAIS: Relação Anual de Informações Sociais

Periodicidade: Anual

Primeiramente, se você busca o que é RAIS, saiba que ela é declaração acessória para o Ministério do Trabalho referente às informações sociais. Caso a empresa não tenha funcionários, faz-se a RAIS negativa.

Ainda sobre o que é RAIS, importante dizer que a RAIS negativa é a declaração na qual são fornecidos somente os dados cadastrais da empresa (através do CNPJ), quando a mesma não dispôs de empregados durante o ano em questão ou no caso desses permaneceram inativos. A declaração da RAIS Negativa pode ser obtida ao clicar aqui.

Dito isso, se você deseja saber mais sobre o que é RAIS e evitar qualquer possibilidade de problema com a RAIS, conheça agora os 3 principais pontos que irão otimizar a realização desse procedimento:

O que é RAIS: o que é necessário para declará-la

Você sabe quais foram as Novas Alterações para a declaração da RAIS em 2020?

Conforme Portaria 6.136/2020, a entrega da RAIS deverá ser feita do dia 09 de março ao dia 17 de abril do ano de 2020.

Feita as devidas ressalvas, descubra quem não deve Declarar a RAIS através das seguintes classificações:

  • Participantes do Grupo 1 do eSocial;
  • Participantes do Grupo 2 do eSocial.

Observação: conheça os Grupos do eSocial ao clicar aqui.

Outro ponto importantíssimo, que devo frisar, é que, conforme a Portaria 1.127/2019, as empresas participantes dos Grupos 1 e 2 estão desobrigadas da realização da declaração da RAIS através do GDRAIS 2019. O pagamento de abono salarial ocorrerá através do Portal do eSocial.

Dessa forma, para as Pessoas Jurídicas (PJ) de direito público/privado ou, do mesmo modo, para pessoas físicas equiparadas às empresas fica mantido o que está previsto no Decreto nº 76.900, de 23 de dezembro de 1975, conforme consta no Manual de Orientação do ano-base 2019.

Uma Forma Infalível para Preencher a RAIS Sem Erros

Você já parou para pensar o quanto poderá economizar do seu tempo ao descobrir as informações necessárias para realizar a RAIS da sua empresa?

Por isso, compartilho agora as informações que você deverá seguir para economizar o seu ativo mais precioso:

  • CPF do Trabalhador;
  • Data de Admissão;
  • Data de Nascimento;
  • Data e Motivo da Rescisão do Contrato;
  • Valores das Verbas Rescisórias Devidas;
  • Valores das Parcelas Integrantes e Não Integrantes das Remunerações Mensais dos Trabalhadores (deve estar presente a correspondente discriminação e individualização de valores).

Aja com prudência se quiser ser efetivo. Assim, não deixe de se organizar e tomar decisões inteligentes. Se não deseja perder tempo com obrigações acessórias, atente-se às informações que compartilhamos com você!

Como se Proteger da Fiscalização

Se você não deseja correr riscos, o ideal é que use a velha premissa da organização. Por isso, sabe em quantos dias, ao realizar a RAIS, você poderá ter acesso ao recibo referente à declaração em questão?

Caso não saiba, você poderá obter o recibo da RAIS após 5 dias úteis. Para ter acesso ao seu recibo, clique aqui e retire o mesmo através do portal da RAIS.

Para não correr riscos com o fiscalização, você, além de manter a organização das informações necessárias, deverá acessar a Cópia e o Recibo da RAIS através do sistema interno do Ministério da Economia.

Dito isso, coloque em prática os procedimentos compartilhados. Dessa forma, aposto que você não se arrependerá ao perceber que os pontos mencionados foram capaz de otimizar ainda mais o seu empreendimento.

Para finalizar: se deseja manter a sua empresa otimizada e causar uma revolução positiva na mesma, clique aqui agora e descubra de uma vez por todas como tornar isso realidade!