O Balanço Patrimonial (BP) é um documento contábil essencial para orientar o planejamento financeiro e apurar os resultados de uma empresa. Esse documento é, normalmente, produzido posteriormente à escrituração e revisão de toda a movimentação financeira da companhia, podendo expressar de modo quantitativo e qualitativo, em um determinado período, o posicionamento econômico da instituição.

Por mais trabalhoso que pareça, realizar o Balanço é fundamental para o sucesso da empresa, uma vez que a tarefa pode colaborar para a tomada de decisões a curto e longo prazo. Abaixo, compreenda como usar o Balanço Patrimonial.

O que você precisará?

Para que seja possível realizar o Balanço, é preciso ter acesso às contas da companhia que devem ser pagas, que já foram pagas, que já foram recebidas e as que ainda estão por receber. Elas serão agrupadas conforme a sua finalidade financeira, ou seja, deverão ser classificadas de acordo com os elementos do patrimônio que registram e, também, ordenadas a fim de auxiliar a análise financeira da empresa, podendo listar valores investidos, débitos, possíveis empréstimos e pagamentos a serem efetuados.

Tudo o que for registrado deve aparecer no balancete mensal, que servirá de base para o Balanço Patrimonial. Este último deve ser apresentado mediante referências do “Exercício Atual” e do “Exercício Anterior” da instituição, exibindo as demonstrações contábeis e comparativas de um ano para outro. Facilmente, os resultados aqui obtidos podem contribuir para a reflexão frente às atividades financeiras e ao posicionamento político da companhia, assim como as medidas que devem ser estimuladas e as que podem ser evitadas.

Os três pilares

O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

Ativo

Diz respeito aos bens e direitos da organização, incluindo aplicações de recursos que possam fornecer benefícios econômicos a longo prazo e que sejam frutos de eventos anteriores. São exemplos de Ativo os investimentos para aplicações, valores a receber, estoque, seguros a vencer, veículos, terrenos, imóveis, conta corrente, equipamento de escritório e poupança.

Passivo

Inclui as obrigações e dívidas da empresa com terceiros. Aqui podemos listar os impostos a pagar, os serviços a prestar, os fornecedores e funcionários a pagar e as ações ordinárias. Também podemos incluir o patrimônio líquido dos sócios da companhia nessa categoria.

Patrimônio Líquido

Aqui devem ser expressos os recursos próprios da companhia, ou seja, as contas que demonstram o valor contábil pertencente aos sócios e referentes a um determinado período. Para chegar ao Patrimônio Líquido é preciso calcular a diferença, seja positiva ou negativa, entre o valor do Passivo e do Ativo. É a partir desse resultado que se pode identificar o que a empresa obteve de lucro, quais foram os prejuízos do período calculado, o que há de reservas para investimentos futuros, os ajustes de avaliação patrimonial e quais foram os investimentos dos proprietários com a empresa.

Um passo importante para a segurança de sua companhia é manter o Balanço Patrimonial em dia. Isto é, realizar a atualização da planilha de contas mensalmente, sem omitir ou manipular os valores. Seja a empresa de grande, pequeno ou médio porte, este trabalho deve ser realizado com precisão para que não haja falhas ou posteriores dores de cabeça. Nesses casos, a ajuda de um contador pode ser bem-vinda.

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.