Entenda o que é GFIP: reunimos tudo o que você precisa saber!

Se você, da mesma forma que muitos empreendedores, um dia se perguntou o que é GFIP, para começo de conversa, preciso lhe dizer que essa guia substituiu a antiga GRE.

Nesse sentido, a GRE nada mais foi do que uma guia de recolhimento do FGTS, que se fez presente no nosso país na década de 90.

Entretanto, se você nunca ouviu falar sobre GRE e ainda assim necessita compreender o que é GFIP, lhe adianto que essa guia é imprescindível para evitar erros e multas junto à Receita Federal.

Ou seja, a GFIP visa facilitar a vida do funcionário e manter o bom funcionamento do negócio. Portanto, é um tema extremamente importante para você.

Dito isso, se deseja conhecer ainda mais sobre esse assunto que facilitará a sua jornada empreendedora, fique atento aos pontos compartilhados, selecionados especialmente para você, a seguir:

O que é GFIP?

A GFIP é um documento de arrecadação do FGTS e de informações à Previdência Social. 

Ela possui dados relativos ao contrato de trabalho e ao vínculo da empresa com o funcionário e remunerações geradas pelo SEFIP – um aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal para trazer mais segurança e agilidade no recolhimento do FGTS.

Além de descobrir o que é GFIP, saiba também que a guia surgiu em 1999 – quando substituiu a GRE.

Vale ressaltar que a intenção desse documento é facilitar o acesso às informações para os seus usuários (negócios, trabalhadores e Previdência) e, assim, tornar o atendimento do INSS simples e rápido.

Homem buscando o que é GFIP no Google.

Agora, uma pergunta: se você parou para refletir sobre o que é GFIP, possivelmente tentou descobrir o que cada uma das letras que compõe o termo significa, né?

Assim, para conhecer um pouco mais sobre essa questão, veja o significado de GFIP a seguir:

O que significa GFIP?

Saiba que o termo GFIP abrevia um nome autoexplicativo que evidencia o porquê da tributação a ser paga. Assim,  “Guia de recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social” é o que significa GFIP, a sigla.

Logo, as letras iniciais, que estão em destaque, são responsáveis pela formação do termo em si – como pôde ver destacado em negrito. 

Significado da sigla GFIP.

O que é GFIP: qual o seu objetivo e a sua importância? 

Descobrir o que é GFIP será importante para o seu negócio de um modo geral, porque o seu funcionário poderá necessitar dessa guia – que é um meio de comprovação dos benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por isso, conheça quais são os objetivos da declaração GFIP logo abaixo e entenda a sua relevância:

  • Manter em apenas um lugar informações sobre toda a jornada dos trabalhadores de uma empresa – visto que isso economiza tempo na busca por dados importantíssimos para a Previdência, empresa e funcionário (isso colabora para um serviço ainda melhor junto aos postos do INSS);
  • Facilitar o acesso dos dados da empresa e dos seus funcionários à Previdência Social;
  • Fazer com que a empresa seja a responsável por comprovar o tempo de contribuição e salários recebidos e retirar essa obrigação do trabalhador;
  • Permitir a individualização do recebimento de valores recolhidos ao FGTS. Logo, a empresa poderá depositar esses valores relativos às contas vinculadas a cada funcionário – separadamente;
  • Colaborar para que o funcionário não corra riscos ao ter que levantar todas as informações necessárias para estar assegurado e, só assim, tenha acesso aos seus benefícios junto à previdência.

Já a importância da guia está em confirmar todas as remunerações recebidas pelo funcionário, enquanto o mesmo prestou serviço para uma empresa, e, além disso, comprovar também o seu tempo total de contribuição.

Observação: é pela falta dessas comprovações que, em alguns casos, um funcionário perde o direito aos seus benefícios trabalhistas

Então a atenção deve ser redobrada para ambas as partes envolvidas. Tanto para o empreendedor, quanto para o colaborador.

E cá entre nós: percebe-se o quanto a declaração GFIP visa otimizar processos para que, assim, quem a usa tenha mais praticidade na centralização e organização das informações requisitadas.

Afinal, quem não gosta de  simplicidade e praticidade, né?

Até aqui, você viu o que é GFIP, seus objetivos e importância. A seguir, saiba mais sobre quem deverá realizar a sua entrega!

Agora que você já sabe o que é a GFIP, saiba quem precisa entregá-la!

Os negócios que necessitam entregar a GFIP mensalmente devem atender a algumas premissas. Por isso, além de saber o que é a GFIP, conheça quais são as premissas para entregá-las e não dê bobeira com coisas simples:

  • Necessidade de comprovar o vínculo com o funcionário ou o salário pago aos mesmos;
  • Necessidade de recolher o FGTS dos seus funcionários.

Perceba o quanto essas informações sobre o que é GFIP, sua funcionalidade, importância, prazos, entre outras, são mais do que necessárias para que a Previdência Social possua um sistema com registros válidos, que farão toda diferença para que os funcionários possam estar segurados.

Além de tudo o que já vimos até aqui sobre a GFIP, ainda temos mais coisas importantes a te dizer. Nos acompanhe…

Onde entregar a declaração GFIP?

Aqui, vale chamar atenção para o SEFIP, pois esse sistema será o responsável por gerar a guia GFIP. É importante para você que busca o que é GFIP.

Assim, essa guia de recolhimento deverá ser preenchida e, em seguida, entregue através do canal eletrônico “Conectividade Social” – aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal.

A agilize te ensina o que é gfip e muito mais

Saiba quais informações devem constar na declaração GFIP

Compreender o que é GFIP está diretamente ligado à conhecer os dados que constam nessa guia.

Portanto, conheça quais dados são esses logo a seguir:

  • Dados relativos ao negócio (razão social e nome fantasia, CNPJ, endereço do estabelecimento físico, etc);
  • Fatos geradores da GFIP (ocorrências responsáveis por gerar a GFIP);
  • Dados e informações sobre o funcionário;
  • Valor que será recolhido referente ao FGTS;
  • Valores a serem pagos ao INSS;
  • Remuneração bruta do funcionário (salário total, sem descontos), com a inclusão também os benefícios.

Perceba o quanto é necessário manter os dados relativos ao seu negócio de forma organizada, assim como o seu fluxo de caixa, o pagamento correto dos impostos e tudo mais… 

Isso facilitará o preenchimento da GFIP e evitará que você cometa erros que podem gerar multas.
Além do mais, organizando essas informações você poderá acessá-las sempre que precisar. Isso é fundamental para fazer um planejamento e traçar metas.

Refletindo sobre o que é GFIP e a sua importância.

O que é GFIP: multas e prazos!

Como tudo na contabilidade, é preciso estar atento às multas e aos prazos. Logo, não adianta apenas saber o que é GFIP, seus objetivos e a sua importância. 

É preciso estar atento também ao que acontece quando algum erro é cometido, para que assim você evite surpresas desagradáveis ou até mesmo saiba como resolver o problema, caso aconteça de qualquer forma.

Por isso, fique atento e conheça a seguir quais as multas e prazos da guia em questão:

Multas do GFIP

A multa que incide caso não seja realizado o pagamento da guia no prazo, será de 2% ao mês sobre o valor total – referente às contribuições informadas na GFIP. 

Entretanto, a cada mês que passar, o percentual aumentará em 2 vezes. Então, cuidado para não perder o prazo, e mais cuidado ainda para não persistir com o atraso, pois a dívida é cumulativa e só aumentará com o tempo.

Dessa forma, no primeiro mês a multa será de 2%, no segundo, 4%, no terceiro, 6% e por aí vai – até o limite máximo de 20% do valor relativo à guia. Já imaginou o prejuízo?

Além disso, o valor da multa possui um limite mínimo, para uma declaração sem fato gerador (GFIP sem movimento), equivalente a R$200,00 e, nos demais casos, R$500,00.

Está conseguindo acompanhar todos os detalhes sobre o que é GFIP? Esperamos que sim, mas caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário abaixo que estamos sempre de olho.

Prazos da declaração GFIP

Esteja atento ao prazo de entrega, pois será sempre no sétimo dia útil do mês seguinte – após o fato gerador, ou seja, da ocorrência da obrigação da GFIP.

Observação: quando a GFIP possuir dados referentes ao 13° salário, o prazo será no dia 31 de janeiro do próximo ano.

Quais são os benefícios da GFIP?

E para ir além sobre o que é GFIP e fechar com chave de ouro a compreensão do tema, veja logo abaixo os benefícios que A GFIP proporciona:

  • Otimização: desde 1999, com a chegada da GFIP, em substituição à GRE-FGTS, houve uma simplificação na quantidade de documentos e informações necessárias para a Previdência Social, trazendo mais praticidade e menos burocracia para o empresário.
  • Facilidade: aqueles empreendimentos que cumprem com as obrigações referentes ao FGTS desfrutam de muito mais rapidez e praticidade nas informações e, consequentemente, no processo de tomada de decisão;
  • Segurança: os dados dos usuários (negócio, colaborador e Previdência Social) serão acessados pela Previdência Social de forma exclusiva.

E agora, depois de entender sobre o tema pelas mãos de quem entende do assunto, pedimos a licença da palavra para falar um pouco sobre a nossa contabilidade.

Somos a Primeira Contabilidade Online do Brasil

Você percebeu o quanto todo o processo mencionado acima acerca do que é GFIP, mesmo já sendo um grande avanço em relação a praticidade, ainda conta com etapas extremamente burocráticas e que requerem bastante atenção?

Por isso é fundamental ter o apoio de um serviço de contabilidade que ajude a tirar as suas dúvidas e tenha muita experiência no assunto.

Em 2013, criamos a Contabilidade Online no Brasil. De lá pra cá, já conquistamos clientes de norte a sul do país porque os nossos clientes enxergam, na prática, quantos benefícios e quantas facilitações a tecnologia trouxe. Além da economia, já que as nossas mensalidades realmente cabem no bolso e incluem diversas funcionalidades bônus.

Se quiser entender como funciona a Contabilidade Online, veja esse vídeo curtinho abaixo e entenda melhor:

Por fim, te convido a solicitar o nosso contato para receber uma proposta personalizada para a realidade do seu negócio. Você receberá tudo bem explicadinho, com prazos, valores, benefícios incluídos e tudo mais. 

Somos a primeira contabilidade online do Brasil, uma contabilidade feita por contadores, fiscalizada e regulamentada, que facilita as coisas através do uso da tecnologia, centralizando e organizando as informações em um sistema próprio para você nunca mais ter que mexer em papelada.

Além do mais, o nosso time de atendimento é treinado e motivado a ajudar. Fazemos questão de ter um papo diferenciado, com muita prestatividade para atender você da maneira que você merece.

Solicite uma proposta logo abaixo e conheça o nosso serviço: