banner fluxo de caixa

eSocial

Você está preocupado com as consequências decorrentes da substituição que acontecerá com o E-social?Para aquele empreendedor que já assinou a newsletter do blog da Agilize, o que direi não será uma grande novidade: a contabilidade passa por inúmeras mudanças constantemente. Por isso, é de extrema importância que você mantenha-se atualizado com informações de fonte segura. Isso garantirá a otimização do seu tempo e impedirá que sofra por antecipação com determinados assuntos.

Ao longo de 2019, desde quando houve o anúncio de que, em 2020, o e-social passaria por mudanças Impactantes, muitos empreendedores adotaram uma postura apreensiva. Em parte, é natural a reação, visto que, costumeiramente, alguns burocratas não colaboram com a burocracia.

No entanto, apesar de todo o debate gerado e das divergências acerca dos rumos das novas mudanças adotadas para o e-social, a proposta é simplificar o processo e facilitar o uso da informação entre as partes interessadas.

Por isso, a Agilize, 1° Contabilidade Online do Brasil, sempre preocupada em agregar valor para a sua jornada empreendedora trará hoje para você o que há de mais atual a respeito desse assunto que possui uma relevância absurda para o seu empreendimento. Então, não vacile, atente-se aos tópicos que deixarei a seguir:

O Essencial para Simplificar o Novo Panorama

Você, em algum momento, julgou que a quantidade de informações exigidas pelo e-social gerou uma certa complexidade para finalidade do programa?

Há basicamente uma divisão clara quanto às opiniões acerca da substituição do e-social. De um lado, tem aqueles que acreditam que os 2 sistemas que serão os responsáveis pela substituição trarão mais burocracia e, consequentemente, morosidade para os processos ligados às empresas e os Órgãos Públicos Federais. Já do outro, tem aqueles que creem que haverá um processo de simplificação, pois os 2 sistemas possuem propostas bem definidas e irão desconsiderar informações que no e-social foram tidas como irrelevantes (otimização do processo).

Segundo o Governo, o compromisso é com a simplificação do processo. Ao longo da elaboração dos 2 sistemas que irão substituir o e-social, o Governo recebeu 119 propostas de melhoria e 84% dessas foram aceitas. A prioridade é a redução do número de dados informados pelo empregador, visto que os novos sistemas implantados cruzarão informações de outros bancos de dados já existentes.

Dentre as principais mudanças que ocorrerão nesse processo de simplificação, o tratamento com a Duplicidade de Informações possuirá uma atenção especial. Há documentos que deverão ser retirados, seja pela duplicidade ou por decreto de Lei. Por isso, conheça os principais a seguir:

  • RG;
  • Título de Eleitor;
  • Informações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST);
  • NIT/PIS.

Observação: informações sobre Folha de Pagamento, Caged e comunicação de Acidentes de Trabalho serão mantidas.

Outras propostas também foram consideradas e acertadas para implantação dos sistemas:

  • Utilização de Tabela Padrão de Rubricas, sem a necessidade de realização dos próprios cadastros;
  • Eliminação de Tabela de Funções, Horários e Cargos;
  • Falta de necessidade de Cadastramento de Processos Judiciais que não possuem relação com Tributos/FGTS.

Você precisa entender esse contexto, meu caro empreendedor. Esse assunto é de extrema relevância para a sua tomada de decisão, além de impactar diretamente na realização do seu sonho. Se você quer deixar a sua marca no mundo, atente-se aos pontos mencionados.

Você sabia que um Serviço de Contabilidade Online Inteligente poderá auxiliá-lo de forma efetiva nessa questão?

Otimização, Burocracia e Inovação

Simplicidade, praticidade e objetividade são pontos difíceis de se obter em qualquer área da vida. No entanto, é difícil imaginar uma evolução sem essa constante busca, concorda?

Essa reflexão aparenta ser bem generalista, mas, quando analisada com calma e critério, você percebe o seu caráter essencialista. Assim, no mundo dos negócios e nas 3 esferas governamentais (Federal, Estadual e Municipal) não é diferente.

Apesar da dualidade de opiniões sobre a substituição do e-social por 2 novos sistemas, a proposta da mudança surgiu após diversas audiências representativas, onde as mesmas relataram que o sistema até então vigente era um entrave burocrático para as atividades.

No entanto, creio que o problema não seja em essência a burocracia, mas a forma com que a mesma fora conduzida todo esse tempo. Há excessos na mesma. Por isso, você, nosso querido agente transformador social, empreendedor, sofre com essa questão. Daí, surge a importância da inovação dos processos burocráticos, sua otimização.

Só para você ter uma idéia: o e-social até meados de 2019 necessitava de cerca de 900 informações inseridas na sua plataforma.

Hoje, ao implantar os 2 novos sistemas, o objetivo é ter uma ferramenta de Controle e Gestão da área de Previdência e Trabalho que favoreça tanto a esfera pública quanto aos empreendedores/empresários.

Você percebe o impacto disso na elaboração da informação que necessitará para o seu processo de tomada de decisão?

Você sabia que um Serviço de Contabilidade Online Inteligente poderá tornar esse processo ainda mais prático?

Redução de Gastos com a Substituição

Você está preocupado porque fez um investimento financeiro no e-social e não sabe como ocorrerá esta Substituição?

Eu imagino o quanto essa informação sobre a Substituição do e-social deve ter mexido contigo. Mas, de antemão, quero que fique tranquilo, pois se você investiu no programa, saiba que a transição respeitará seus esforços tecnológicos e de capacitação de mão de obra.

As Micro e Pequenas Empresas irão ingressar diretamente nos 2 novos sistemas, após Janeiro de 2020. Além disso, haverá distinção entre o sistema usado para Médias e Grandes Empresas daquele usado para as Micro e Pequenas.

Se a sua principal preocupação sobre o e-social refere-se aos impactos que a Substituição traria para o seu empreendimento, você compreendeu que o seu investimento nesse sistema será preservado, né?

Porém, se você quiser mais tranquilidade, flexibilidade e comodidade, além de ganhar tempo para realizar o sonho de consolidar o seu negócio, um Serviço de Contabilidade Online Inteligente poderá causar essa revolução tão desejada.

O quê acontecerá com o Calendário?

Você sabia que houve alteração no Calendário de Implantação do e-social nas empresas?

A Portaria nº 1.419, de 23 de dezembro de 2019 prorrogou o prazo para o envio dos eventos que deveriam ser inseridos no sistema até janeiro de 2020.

Eventos como a Folha de Pagamento, início da Obrigatoriedade dos Órgãos Públicos e de Saúde e Segurança do Trabalhador, além da Classificação das Empresas em grupos são exemplos que tiveram seus prazos alterados.

Veja a seguir como os prazos ficaram dispostos e seus respectivos grupos:

Grupo 1 – Empresas com Faturamento Superior à R$ 78.000.000,00

  • Eventos de Tabela – Periódicos e Não Periódicos – já implantados;
  • 08/09/2020 – Eventos de SST – Saúde e Segurança do Trabalhador – S-2210, S-2220, S-2240.

Grupo 2 – Empresas com Faturamento Inferior à R$ 78.000.000,00, exceto optantes pelo Simples Nacional

  • Eventos de Tabela – Periódicos e Não Periódicos – já implantados;
  • 08/01/2021 – Eventos de SST – Saúde e Segurança do Trabalhador – S-2210, S-2220, S-2240.

Grupo 3 – ME e EPP optantes pelo Simples Nacional, MEI, Empregadores Pessoas Físicas (exceto domésticos), entidades sem fins lucrativos

  • Eventos de Tabela – Periódicos e Não Periódicos – já implantados;
  • Eventos Periódicos – Folha de Pagamento – S-1200 à S-1299:
    • 08/09/2020 – CNPJ básico com final 0, 1, 2 ou 3;
    • 08/10/2020 – CNPJ básico com final 4, 5, 6 ou 7;
    • 09/11/2020 – CNPJ básico com final 8, 9 ou Pessoas Físicas.
  • 08/07/2021 – Eventos de SST – Saúde e Segurança do Trabalhador – S-2210, S-2220, S-2240.

Grupo 4 – Entes Públicos do Âmbito Federal e Organizações Internacionais

  • Eventos de Tabela S-1000 à S-1070, do leiaute do e-social, exceto o evento S-1010;
  • Eventos Não Periódicos S-2190 à S-2420
  • Eventos de Tabela S-1010
  • Eventos Periódicos S-1200 à S-1299;
  • Eventos de SST – Saúde e Segurança do Trabalhador – S-2210, S-2220, S-2240.

Grupo 5 – Entes Públicos de Âmbito Estadual e Distrito Federal

  • Eventos de Tabela, Não Periódicos e Periódicos – Cronograma a ser estabelecido em ato específico;
  • 08/07/2022 – Eventos de SST – Saúde e Segurança do Trabalhador – S-2210, S-2220, S-2240.

Grupo 6 – Entes Públicos de Âmbito Municipal, Comissões Polinacionais e Consórcios Públicos

  • Eventos de Tabela, Não Periódicos e Periódicos – Cronograma a ser estabelecido em ato específico;
  • 09/01/2023 – Eventos de SST – Saúde e Segurança do Trabalhador – S-2210, S-2220, S-2240.

Não vacile, atente-se aos prazos estabelecidos. No entanto, se deseja otimizar esses processos que são imprescindíveis para obtenção da consolidação necessária para o seu empreendimento, sem agonia ou estresse, um Serviço de Contabilidade Online Inteligente fará toda diferença para você nessa questão.

Dica Infalível para Evitar Surpresas Indesejadas

Você concorda comigo que encontrar a melhor solução para as questões inesperadas que surgem para a sua empresa é o ideal?

Isso é óbvio, certo?

No entanto, não é fácil e, infelizmente, há uma probabilidade ínfima disso acontecer. Sabe porquê?

Muitos empreendedores não possuem informações atualizadas, fidedignas e em tempo hábil, acerca do seu negócio. Isso inviabiliza uma tomada de decisão assertiva frente às surpresas indesejadas que acontecem no decorrer da administração da empresa.

No entanto, creio que você não deseje fazer parte da mediocridade. Pois, se chegou até aqui, é porque possui um diferencial: você busca meios para agir com estratégia e inteligência.

Se deseja ter acesso a informação sob medida para tomar a melhor decisão a respeito de como proceder com a substituição do e-social, ter um time de experts ao seu dispor para esclarecer as suas dúvidas sobre questões contábeis em apenas 1 toque, na palma da sua mão, conheça agora o que um Serviço de Contabilidade Online Inteligente fará por você!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.