Você deseja realizar um investimento que lhe possibilite aumentar seu rendimento, porém, que possua um risco, consideravelmente, baixo, frente às outras opções do mercado?

O cenário econômico brasileiro dá claros sinais de mudança e tudo indica que é para melhor. A taxa selic baixou consideravelmente, se levarmos em consideração os 5 anos passados e o mercado imobiliário está em processo de aquecimento, novamente.

Se você já percebeu que manter boa parte do dinheiro da sua empresa, na conta corrente ou aplicado em qualquer outro investimento de Renda Fixa, não é um grande negócio, então você está no lugar certo.

A Agilize, 1° Startup de Contabilidade Online do país, sempre preocupada em agregar valor para sua jornada empreendedora, compartilhará hoje com você mais uma dica incrível, que irá otimizar o rendimento da sua empresa.

Por isso, não vacile, atente-se a cada informação dada, se deseja causar uma revolução no seu negócio.

Deixo a seguir os principais pontos que irão causar o impacto desejado nos seus investimentos e, consequentemente, no rendimento da sua empresa:

Se deseja Investir, Planeje-se ou Sofra as Consequências

Se você decidiu otimizar suas decisões financeiras e, consequentemente, aumentar suas chances de lucrar mais, então não deixe de colocar em prática os conselhos que estão ao longo do tópico.

Você conhece as premissas básicas para um bom investimento?

Caso não conheça deixo os principais pontos que serão responsáveis por uma tomada de decisão assertiva, quanto ao quesito investimento, para seu empreendimento:

  • Organize as suas finanças
  • Conheça o seu Perfil de Investidor
  • Conhecimento nunca é demais

Organize as suas finanças

Manter suas notas fiscais organizadas, realizar conciliação bancária, estar em dia com suas obrigações tributárias e não misturar suas finanças pessoais com as da empresa são exemplos de questões que podem mascarar drasticamente a situação financeira do seu negócio.

Como destinar um montante financeiro da sua empresa, para realização de investimentos, se, de repente, você precisa do valor em questão para compor seu capital de giro?

Percebe o risco que você poderá correr, caso não leve a sério essa questão?

Para lhe ajudar nisso, deixo um artigo que será um divisor de águas para sua organização financeira: Construa bons hábitos e obtenha o controle das suas finanças

Após isso, você terá ao seu dispor informação fidedigna, para tomar uma decisão, sem correr riscos.

Caso decida otimizar sua organização financeira, possuir um serviço de contabilidade online inteligente fará toda diferença para o seu negócio.

Podemos lhe ajudar com isso!

Conheça o seu Perfil de Investidor

Se você já se organizou, o próximo passo será imprescindível para direcionar os seus esforços financeiros.

O autoconhecimento é uma tarefa árdua, mas, extremamente, gratificante, quando bem feita.

Pois saiba que descobrir se o seu perfil está entre o Conservador, Moderado ou Agressivo será preponderante para definir como você irá investir suas finanças, da melhor forma.

Quer saber mais sobre esse assunto?

Pode ficar tranquilo, pois a Agilize produziu um artigo personalizado, para você, sobre o mesmo: Aprenda uma forma infalível de investir o seu dinheiro

Não deixe de lê-lo, pois será um divisor de águas, na sua jornada, enquanto Investidor.

Conhecimento nunca é demais

Feito as considerações anteriores, você estará apto a investir em um FII que atenderá a demanda do seu atual contexto. No entanto, se você não mantiver a sua busca pelo conhecimento, se não inteirar-se cada vez mais sobre a opção feita, correrá o risco de perder dinheiro e comprometer uma parte importante do seu negócio.

Você percebeu o quão importante é cuidar dessas premissas básicas, antes de decidir sobre o como investirá parte do dinheiro do seu negócio?

Vou te contar um segredo: um serviço de contabilidade online pode te ajudar na organização das suas finanças, de forma prática e ágil. Assim, você poderá analisar o FII que mais se adequa ao seu perfil e contexto atual.

O que é Fundo de Investimento Imobiliário (FII)?

Se você já ouviu falar sobre Renda Fixa, provavelmente deve ter ouvido também sobre Renda Variável, certo?

Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) é um tipo de Renda Variável. Isso quer dizer que ao adquirir cotas desse investimento, seu preço e rendimento são variáveis, ao longo do tempo.

Nesse caso, seu risco aumenta e, consequentemente, a probabilidade do seu rendimento aumentar também é maior.

Esse tipo de investimento é formado pela união de vários investidores com um objetivo comum. Não constitui personalidade jurídica. Essa formação acontece tal como um condomínio, com um objetivo ou retorno esperado. Nesse processo há a divisão da receita e da despesa gerada. Os fundos são geridos por especialistas contratados.

Esses pontos citados acima, dentro do campo da Renda Variável, confere muito mais segurança, em detrimento de outras opções de investimentos com um risco um pouco maior.

Como a própria nomenclatura do Investimento deixa claro, o mesmo está ligado ao segmento imobiliário.

Há 2 tipos de FII. São eles:

  • Fundos de Tijolo
  • Fundos de Papel

Fundos de Tijolo

Fundos que possuem imóveis físicos, tais como shoppings centers, hotéis, edifícios empresariais, etc.

Fundos de Papel

Fundos compostos por aplicações financeiras no setor imobiliário, como por exemplo: CRI, CRA, LCI e LCA.

É importante atentar-se para a seguinte questão: O patrimônio dos FIIs são divididos em cotas de valores iguais.

Ao investir nesses fundos você adquire pequenas partes de imóveis.

Consegue imaginar os benefícios disso, ao invés de comprar um imóvel físico, por exemplo, e colocar para alugar?

Agora, me diz uma coisa: você percebe a importância de um serviço que lhe possibilite informações fidedignas e uma tomada de posição ágil e prática?

Um serviço de contabilidade online inteligente fará toda diferença para você!

Curioso para saber como acontece o funcionamento da FII?

Fique ligado no tópico a seguir!

Aprenda o funcionamento dos FIIs, já!

Você está preparado para conhecer o funcionamento do investimento que impactará drasticamente seu rendimento?

Como disse anteriormente, o Fundo de Investimento Imobiliário é gerenciado por um especialista contratado. Esse profissional é responsável pela análise diária do Fundo que verifica toda e qualquer alteração no patrimônio e no mercado desse segmento.

Conforme a demanda do cenário, o gestor realiza alocações, cujo objetivo é a máxima rentabilidade futura.

É importante que, ao comprar cotas de FIIs, você analise com muito critério aquelas do imóvel adquirido.

Para os Fundos de Tijolos, o aumento da sua rentabilidade será proveniente das cotas valorizadas, referentes a imóveis bem localizados, que facilitam a locação do mesmo.

Já no que se refere às cotas de Fundos de Papel seu funcionamento é muito mais estável, visto que boa parte dessas é composta por aplicações de Renda Fixa.

Todo processo é muito similar ao de compras de ações. Vale lembrar que esses fundos são negociados na bolsa de valores, como um “papel.”

Para que realize tudo isso, você deverá abrir uma conta, em uma corretora de valores, e adquirir seus FIIs por meio do Home Broker (É basicamente um sistema eletrônico que liga você ao pregão eletrônico), no mercado de capitais ou das carteiras recomendadas por analistas dessas instituições.

Benefícios do Fundo de Investimento Imobiliário

Você está curioso para conhecer os benefícios que esse Fundo de Investimento trará para você?

Deixo a seguir os principais benefícios dos FIIs que impactarão positivamente seus investimentos:

  • Investimento Inicial Baixo (Em média R$ 100)
  • Rentabilidade Mensal
  • Diversificação com poucos recursos
  • Recebimento de lucros referentes à aluguéis, além da valorização das cotas
  • Não há preocupação e desgaste com Inquilino
  • Quanto à rentabilidade mensal, não há incidência de Imposto de Renda
  • Pouca burocracia envolvida

Frente aos benefícios citados preciso fazer algumas observações, para que você amplie a possibilidade de maximizar seus rendimentos:

  • Procure FIIs grandes, bem diversificadas, para que minimize seus riscos.
  • Não adianta ter cotas que valorizam muito, mas que possuem pouca liquidez.
  • Se comprar ou vender alguma cota, nesse caso haverá incidência de IR e deverá ser declarado em DARF, até o último dia do mês subsequente.
  • Estude o Gestor das suas cotas.
  • Analise as emissões das cotas.

Um detalhe importantíssimo: por regra, o lucro repassado para os investidores do FII pode corresponder até 95% do mesmo. Geralmente, os 5% restantes ficam sob os cuidados do Gestor do investimento, para um possível imprevisto.

Não deixe de fazer isto, hoje!

Você sabe porquê a busca pela otimização da sua empresa, como um todo, deve ser constante?

A otimização parte de uma demanda específica, atrelada a um contexto específico. Dessa forma você deverá atentar-se para os estágios do seu negócio.

Com os seus investimentos não será diferente. Você precisa estar atento para as demandas que surgirem e as práticas que lhe possibilitem um retorno positivo, em um curto espaço de tempo.

Por isso, se você busca consistência para o seu negócio, observe atentamente o Fundo de Investimento Imobiliário, pois os benefícios, como mencionados acima, poderão colaborar para que sua empresa ganhe consistência, à longo prazo.

Friso que se o objeto social do seu negócio não é investimento, você não poderá buscar lucrar mais com essa prática do que com a sua atividade, descrita pelo seu CNAE .

Uma forma de você otimizar essa questão acima: ao receber os seus dividendos, você deverá transferi-los para sua conta de Pessoa Física e aí sim terá a opção de investir no seu FII, de um jeito ainda mais seguro.

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Quer saber mais sobre o assunto?

Deixe um comentário, logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.