banner fluxo de caixa

Planejamento Financeiro

Ano novo, vida nova, e na virada do ano mais promessas (metas) são estabelecidas junto ao clima de euforia. Muito provavelmente, se você não elaborar um plano de ação, tudo não passará de palavras jogadas ao vento, certo?

Que tal dar um basta no clichê de final de ano?

Imagine realizar de uma vez por todas aquilo que sempre ficou no campo das ideias. Fazer o seu negócio acontecer, ganhar a consistência devida e longevidade acima de tudo não é para aquele que não buscou as ferramentas apropriadas, àquelas que poderiam lhe proporcionar otimização operacional e, consequentemente, de tempo.

A Agilize, sempre focada em agregar valor para a sua jornada, não quer que as suas promessas findem com 2019, mas que adentrem 2020 e se concretizem no final do ano vindouro. Para isso, você deverá atentar-se à como elaborar um plano financeiro anual que lhe possibilite a realização dos seus sonhos.

Você quer saber como fazer isso com efetividade?

Já não vê a hora de descartar a possibilidade de ter dor de cabeça com os imprevistos que ocorrem ao longo do ano e lhe fazem sentir arrependimento por não ter buscado um jeito de resolver esse problema de forma indolor?

Se sua resposta for “sim,” não vacile: atente-se aos tópicos que irão revolucionar os resultados que você obterá ao longo de 2020 a seguir:

A Mentalidade Certa Definirá o Sucesso do Planejamento

Você deseja realizar as suas promessas de ano novo, colher resultados significativos na sua empresa e dar um basta na auto-enganação?

Para mudar seus hábitos sem correr riscos, você deverá antes de tudo fazer uma reflexão acerca das suas crenças, pois as mesmas, muitas vezes, são responsáveis por lhe manter preso à um ciclo negativo.

Compreender que o dinheiro corresponde ao tempo que você escolheu empreender em algo (sua empresa, por exemplo) e que, assim, o mesmo colabora para as suas conquistas e sua felicidade é imprescindível.

Ao compreender que o dinheiro é apenas um resultado justo por escolher empreender um recurso finito que mensura a sua vida, o tempo, dizer que ele não é importante é uma falácia, concorda?

“Dinheiro só se obtém com trabalho árduo.” Essa frase é polêmica. Mas concordo em partes com ela, pois o esforço deve vir acompanhado de otimização. Com o tempo, se você realizar escolhas com qualidade, haverá menos esforço e mais produtividade, consequentemente, mais recursos financeiros e qualidade de vida, isso sem falar no ganho que haverá em relação à longevidade do seu empreendimento.

Além de pensar suas crenças em relação ao dinheiro, repensar a forma com que você encara os problemas/desafios na sua vida é imprescindível.

Se você pensar em essência, chegará à seguinte conclusão: vivemos por demanda. A demanda sempre será um problema a ser resolvido. Isso é o que nos move. Existimos para resolver problemas.

Esses são apenas alguns pontos que você deverá analisar para que promova um efeito dominó

positivo para o seu empreendimento. Será o começo do seu Planejamento Financeiro para 2020.

Sem um Plano de Negócios, não há Planejamento Financeiro Anual

Você deseja minimizar seus riscos e tomar decisões que valorizem os seus recursos?

O principal objetivo do Plano de Negócios é mostrar a viabilidade do seu empreendimento e minimizar seus erros ao empreender.

No entanto, errar também faz parte do processo. Sempre gosto de lembrar de uma frase que marcou a minha vida quando participei do processo de criação da Agilize: erre rápido, aprenda rápido. É uma máxima no mundo das startups, que resume a essência desse modelo de negócio. Porém, errar com inteligência, ciente de que fez o máximo que estava ao seu alcance é sinal de sabedoria. Preze por isso.

Para chegarmos ao planejamento financeiro para 2020 que maximizará seus resultados e irá minimizar seus riscos, antes, precisamos entender a estrutura do plano de negócios e a sua influência na sua análise financeira.

Você conhece os principais pontos que dão corpo à um Plano de Negócios?

  • Planejamento Estratégico;
  • Produtos e/ou Serviços;
  • Análise de Mercado;
  • Plano de Marketing;
  • Planejamento Financeiro

De uma forma geral, o Planejamento Financeiro é um dos últimos pontos a serem realizados, pois é através dele que você irá transpor as suas idéias e todos os outros quesitos analisados da estrutura de um Plano de Negócios para o campo financeiro. Isso possibilitará a mensuração e análise real da viabilidade da sua empresa.

É uma via de mão dupla: os demais pontos de um Plano de Negócios endossam e minimizam previamente o que será mensurado em um Planejamento Financeiro.

Você está curioso para saber como elaborar o seu Planejamento Financeiro Anual, né?

Então não desgrude os olhos da tela. Atente-se ao próximo tópico!

Como fazer um Planejamento Financeiro Rápido e Efetivo

Aposto que você não vê a hora de comprovar a sua ideia, tirá-la do papel e realizar seus sonhos. Então me diz uma coisa: você sabia que há uma forma simples e prática de fazer isso acontecer?

Para realizar seu sonho de colocar o seu empreendimento em prática, anteriormente, deverá seguir o passo-a-passo que a Agilize preparou para você:

  • Análise o atual Cenário Financeiro da Empresa;
  • Registre as Informações obtidas;
  • Possibilidades e Cenários;
  • Elabore um Plano de Ação.

Analise o atual Cenário Financeiro da Empresa

Se deseja conhecer o atual Cenário Financeiro que a sua empresa se encontra, alguns pontos são fundamentais:

Esses são os principais pontos para uma análise concisa do Cenário Financeiro para elaboração do seu Planejamento Financeiro Anual.

Registre as Informações obtidas

Chegamos ao passo onde a premissa será a projeção e a mensuração. Por isso registre tudo ao longo de um período. Você deverá planejar o seu faturamento.

Os principais pontos que você deverá atentar-se para esse passo são:

  • Faça uma projeção financeira à curto (1 ano) e médio (2 a 3 anos) prazo;
  • Projete os Gastos Recorrentes e aqueles Extraordinários que podem ocorrer;
  • Avalie e Segmente, dentre os Pontos Anteriores, aquilo que é necessário daquilo que pode ser adiado;
  • Realize o Demonstrativo Financeiro;
  • Elabore o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado de Exercícios.

Em cada ponto mencionado, você deverá tomar nota do processo e avaliar com cautela e coerência àquilo que, realmente, é imprescindível para o seu negócio.

Possibilidades e Cenários

Como você não possui bola de cristal e visto que o objetivo do Planejamento é minimizar riscos, trabalhar com a ideia de alguns cenários é de suma importância.

Os 3 cenários que deverão contextualizar o seu Planejamento Financeiro Anual serão:

  • Pessimista
  • Otimista
  • Realista

Esses cenários, como os próprios nome já deixam claro, visam criar projeções do tipo Pessimista, Otimista e Realista, onde você irá conseguir antever formas de obter o melhor de cada situação. O intuito é minimizar o impacto que surpresas desagradáveis podem trazer consigo e obter o máximo do seu revés.

Elabore um Plano de Ação

Se você fez tudo como combinado e colocou as informações anteriores no papel, então chegou a hora de elaborar um Plano de Ação para, assim, poder colocar tudo em prática.

O que você deverá fazer nessa etapa será:

  • Definição de Objetivos e Metas alinhados com as Projeções;
  • Desenvolver Ações Necessárias para que possam se tornar realidade;
  • Elaborar um Cronograma realista das ações;
  • Alinhar com os Colaboradores competentes as atividades devidas;
  • Realizar a Mensuração dos Resultados;
  • Registrar as Ações Realizadas para analisá-las posteriormente.

Essas são as principais medidas para que você possa colocar um Plano de Ação em prática.

Você deve estar curioso para saber como fazer tudo isso de forma rápida, né?

Pois saiba que um Sistema de Contabilidade Online Inteligente poderá lhe oferecer toda a informação necessária para que você possa tomar as melhores decisões para o seu negócio. Tudo isso de forma ágil e prática.

Me diz uma coisa: você conhece os benefícios que esse tipo de serviço trará para seu empreendimento?

Atente-se ao próximo tópico!

Tecnologia, a Revolução do Planejamento Financeiro

Se você começou a empreender agora ou se já possui um certo tempo, deve ter percebido o quanto organizar as informações que necessita para tomada de decisão não é fácil, certo?

A quantidade de tempo que um Microempreendedor ou uma Microempresa necessita muitas vezes para levantar informação fidedigna e relevante, que possa impactar no final das contas no processo de agregar valor para seu cliente e sua cadeia de serviços e/ou produtos, é absurda.

Se você não vê a hora de ganhar a relevância desejada para seu empreendimento e causar impacto nas pessoas e no mundo, então use as melhores ferramentas tecnológicas que estão ao seu dispor.

Você conhece os benefícios que um Serviço de Contabilidade Online Inteligente trará para o seu Planejamento Financeiro Anual?

Deixo-os a seguir:

  • Praticidade;
  • Agilidade no cumprimento das Obrigações Legais;
  • Independência;
  • Segurança;
  • Profissionais Experts à sua disposição;
  • Mais tempo para gerar valor para o seu negócio;
  • Economia.

São muitos os benefícios, mas não param por aí. Imagine dispor de toda informação financeira necessária em apenas em apenas 1 toque, na palma da sua mão. É muita praticidade, não é mesmo?

Curioso para saber como transformar seus sonhos em realidade?

Clique aqui e saiba mais!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.