Captar clientes é um dos grandes desafios enfrentados por vendedores e empresas. Essa dificuldade surge da necessidade de usar estratégias específicas que permitam alcançar esse objetivo — contudo, nem todos os empreendedores sabem aplicá-las.

Os fatores cruciais para ter sucesso na captação são ter um bom relacionamento com o cliente e um atendimento humanizado, bem como conhecer a fundo o perfil do seu público. Continue a leitura e confira as 8 dicas mais eficientes para conquistar seus clientes. Preparado?

As 8 melhores dicas para captar clientes para o seu negócio

1. Conhecer o perfil do cliente

A primeira e principal dica é aprender tudo sobre o seu cliente. Colete todas as informações possíveis sobre o seu público-alvo, incluindo:

  • hábitos de consumo;
  • idade;
  • gênero;
  • classe social;
  • poder aquisitivo;
  • localização;
  • nível de escolaridade;
  • ideologias;
  • comportamento;
  • desejos; entre outras informações.

Com esses dados, você poderá traçar um perfil que inclua os problemas que seu cliente enfrenta e como seus produtos ou serviços podem ajudar a resolvê-los. Todas as decisões do seu negócio devem ser baseadas na satisfação dos clientes com esse perfil.

Também é recomendável criar uma persona, que é a personificação do cliente ideal da sua empresa. Para fazê-lo, você deve imaginar uma pessoa com nome, objetivos e outras informações que podem interferir na decisão de compra. Veja um exemplo dos dois conceitos para entender melhor a diferença:

  • público-alvo: mulheres entre 23 e 30 anos, com ensino superior completo, solteiras e que consomem infoprodutos com frequência;
  • persona: Amanda, 25 anos, formada em sociologia, tem uma rotina corrida e busca infoprodutos sobre gestão depois do trabalho.

Esse conhecimento ajudará a otimizar suas ações de marketing e vendas, tornando a captação de clientes muito mais fácil e eficiente.

2. Manter-se conectado aos clientes

É fundamental que a empresa mantenha contato constante com os seus clientes. A melhor forma de fazer isso, atualmente, é por meio das redes sociais, ou seja, as empresas devem usar Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn como elo entre a marca e seu público.

De acordo com Digital in 2018: The Americas, pesquisa realizada pelas empresas Hootsuite e We are Social, 62% da população brasileira é ativa nas redes sociais, sendo que 58% buscam por serviços ou produtos pela internet. Portanto, é inegável que se tratam de ferramentas importantes para se manter conectado com seu público.

Entretanto, é importante saber que as redes sociais têm suas próprias características, portanto o conteúdo das publicações deve ser adequado para cada uma delas. Entenda suas diferenças:

  • Facebook: é possível criar fan pages e ter maior interação com clientes;
  • Twitter: há uma limitação de 280 caracteres para cada publicação, assim elas devem ser objetivas e diretas;
  • Instagram: é a rede mais popular atualmente, seu foco é a divulgação de imagens;
  • LinkedIn: especializada em perfis profissionais e empresariais, é interessante para serviços entre empresas (B2B) e com grande valor agregado;
  • Pinterest: rede com grande número de mulheres e com foco em imagens, o perfil precisa ser nutrido com conteúdo personalizado.

3. Investir na sua carteira de clientes antigos

Essa estratégia consiste em tomar medidas para manter e fidelizar seus clientes antigos. Alguns exemplos de ações que colaboram para isso são:

  • antecipar suas necessidades;
  • investir em um ótimo atendimento pós-venda;
  • fornecer programas de fidelidade com benefícios e ofertas exclusivas;
  • personalizar as vendas;
  • investir em um atendimento de qualidade;
  • ter atenção às críticas, sugestões e feedback dos clientes.

Você também pode pesquisar os motivos pelos quais os clientes deixaram os concorrentes e apresentar soluções para esses problemas. Assim, os consumidores potenciais passarão a optar pelos seus serviços ou produtos em detrimento dos concorrentes.

4. Definir e explicar a proposta de valor da marca

Já entrou em um site em busca de informações sobre um produto, mas não encontrou uma boa explicação ou ela era desnecessariamente complexa? É importante tomar cuidado para que os seus visitantes não passem pela mesma experiência no seu negócio.

Diferentemente do que muitos pensam, um conteúdo complicado não traz uma boa impressão da empresa. É importante expor todos os detalhes do produto ou serviço de forma clara, transparente, objetiva e com linguagem acessível.

5. Fazer com que o próprio cliente seja um captador

Tornar o cliente um captador consiste em fazê-lo recomendar sua marca aos seus familiares, amigos, colegas e conhecidos. Isso é conhecido como marketing boca a boca e é uma das estratégias mais eficientes para ampliar sua carteira de clientes.

Imagine que um cliente goste tanto de sua marca que o recomende para 10 pessoas, depois cada um desses indivíduos recomendam sua empresa para outro grupo. Sua clientela se multiplicou com pouco investimento.

Para atingir esse objetivo, tome ações que fidelizam os clientes, como as que foram sugeridas no tópico 3, e também incentive a recomendação da marca para terceiros em troca de descontos e/ou benefícios, por exemplo.

6. Utilizar marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de materiais com informaçoes sobre assuntos relevantes ao cliente, o que atrai sua atenção de forma natural e espontânea, soluciona seus problemas e auxilia em todo o processo de compra sem promover diretamente a marca.

Na prática, você deve preparar eBooks, artigos, posts, vídeos e outras mídias digitais que sejam relevantes para seu público-alvo. Quando os usuários têm acesso aos materiais, é despertado o interesse em sua empresa, além de proporcionar mais interação, engajamento e maior confiança em sua marca.

7. Usar e-mail de nutrição de conteúdos

Essa estratégia consiste em enviar boletins informativos (newsletter) por e-mail aos clientes. Eles podem conter notícias, promoções, blog posts, vídeos e outros conteúdos, desde que sejam de interesse do seu público.

É importante que seja elaborado um fluxo de mensagens bem escrito, com e-mails segmentados para cada grupo dos seus leads, bem como que sejam enviados de forma automática e periódica. Lembre-se de que é necessário ter permissão do usuário para fazer os envios. Por isso, disponibilize um campo para assinatura de newsletter em seu site.

8. Integrar inbound e outbound marketing

Essas são duas estratégias de marketing bastante diferentes, porém ainda há ações que podem ser integradas. Primeiro, entenda as diferenças entre os dois conceitos:

  • outbound: consiste no marketing tradicional, em que a empresa apresenta seus produtos e serviços por propagandas em revistas, cartazes, jornais, TV, patrocínios de eventos etc.;
  • inbound: tem a finalidade de atrair e fidelizar clientes por meio de conteúdos de qualidade, como o investimento no marketing de conteúdo, explicado anteriormente.

A empresa pode investir em ambos os tipos de marketing para maximizar seus resultados e, consequentemente, seu faturamento. Por exemplo, você pode criar um blog com informações relevantes para seus potenciais clientes, bem como investir em promoções dos produtos e serviços no mesmo site.

São inúmeras as estratégias que podem ser usadas para captar clientes. Recomendamos que aplique nossas dicas, adaptando-os à realidade do seu negócio. Assim, você conseguirá multiplicar sua clientela e o desenvolvimento de sua empresa.

Também é fundamental que você saiba quais são os principais erros cometidos ao abrir uma empresa e como evitá-los. Confira os 5 principais deles aqui!

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Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

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