Você já se questionou sobre o impacto que seus hábitos geram na sua vida?

Desde seguir um plano alimentar para conseguir aquele corpo desejado, ao sucesso tão almejado nas finanças da sua empresa, uma coisa é consensual: criar um bom hábito exige uma mudança de rotina.

Sair da zona de conforto é uma tarefa árdua para muita gente, mas é necessário para tornar os sonhos realidade.

Pensando nisso, entender o processo de formação dos hábitos é imprescindível para que você possa mudar a sua vida e, consequentemente, a saúde financeira da sua empresa.

Ficou curioso para entender como você poderá construir bons hábitos e causar uma revolução no seu negócio?

Venha comigo que vou lhe mostrar a chave que possibilitará abrir a porta para resolução desse problema!

Para otimizar a leitura para você, deixo um índice abaixo com os assuntos que serão abordados:

Será que meus hábitos atrapalham as finanças da minha empresa?

Um dos principais hábitos que atrapalham o controle financeiro das empresas é confundir o patrimônio das mesmas com o dos sócios. Isso é um erro grave! Pois há distorção no custo fixo e isso compromete o fluxo de caixa.

Não faça isso! Ambos os patrimônios não devem se misturar.

Outro hábito danoso é não ter um fluxo de caixa. Para manter a saúde financeira da sua empresa é necessário estar ciente do dinheiro que entra e sai do seu caixa.

Espero que você não esqueça de ter em mãos, sempre, todos os comprovantes (tanto das compras quanto das vendas realizadas). Sem esses fica difícil para você manter a clareza nas informações sobre a sua empresa e isso acaba por prejudicar futuramente o seu processo de tomada de decisão.

Não esqueça: registre tudo! Mesmos os pequenos gastos devem estar sob o seu controle.

Me diz uma coisa: você já fez um plano financeiro? Caso sua resposta seja “não,” saiba que esse, também, é um dos hábitos que impossibilitam o controle das suas finanças. Pois é através de um plano financeiro que você saberá quais investimentos poderão ser feitos, conforme os recebimentos futuros, e evitar gastos imprevistos.

Além de tudo que foi mencionado como hábitos prejudiciais, um ponto é importantíssimo: você, empreendedor, que busca ter uma vida mais flexível, dinâmica, com informações ágeis, precisas, que colaboram para o processo assertivo de tomada de decisão, necessita de um sistema de gerenciamento que lhe economize o tempo gasto com criações de planilhas e que promova segurança nas informações da sua empresa.

Nós podemos lhe ajudar!

Como se desenvolvem os hábitos?

Conforme Charles Duhigg, repórter do The New York Times, autor do best-seller “O poder do hábito,” a forma de mudar o que não dá certo na sua vida é através do entendimento da construção dos seus hábitos.

Aposto que está imaginando as mudanças significativas que você poderá promover principalmente quanto aquilo que se refere às finanças da sua empresa, correto?

Fique atento para entender o processo, pois trará grandes benefícios para você!

O autor do livro pesquisou o tema há mais de duas décadas e observou que, segundo a ciência, os hábitos surgem a todo momento porque o cérebro busca formas de poupar esforços.

Você já deve ter feito aquelas inúmeras promessas clássicas de final de ano, que nunca se concretizam, não é mesmo?

Muitos hábitos passam despercebidos pois se manifestam de forma involuntária, foram construídos ao longo dos anos, são padrões comportamentais, como por exemplo: escovar os dentes, tomar banho, etc. Esse processo foi assimilado, aprendido e internalizado. Ficou no inconsciente e consequentemente acabou por poupar esforços cognitivos. Logo, para promover novos hábitos, é necessário entender o porquê dos mesmos acontecerem e a sua finalidade.

A formação dos hábitos acontecem em 3 etapas:

  • Deixa
  • Rotina
  • Recompensa

A Deixa indica qual o hábito deve ser acionado e faz com que o cérebro entre no modo automático. A Rotina é a forma como a Deixa é executada. Já a Recompensa é responsável por fazer o cérebro perceber se vale a pena internalizar esse “loop.”

Mas afinal, o que seria esse tal “loop?”

O loop do hábito nada mais é do que a repetição do mesmo (é a execução das 3 etapas, outras tantas vezes). É quando o processo se torna um padrão!

Aposto que você começará a rever os maus hábitos que teve, até então! Os “insights” propostos são inúmeros.

Que tal ver esse conceito aliado às finanças da sua empresa?

O gatilho financeiro: como tudo começa!

O hábito é acionado através de um gatilho. É necessário, anteriormente, que você faça um exame de consciência e reconheça os seus.

Como fazer isso?

O gatilho está associado a uma sensação, um sentimento, que provoca o começo de um hábito.

Imagine a seguinte situação: você percebe sua empresa envolta por inúmeras dívidas, atolada na desorganização para com as suas finanças; mistura ambos os patrimônios; não possui um fluxo de caixa, nem um plano financeiro; não controla todas as suas entradas e saídas, ciente dos mínimos detalhes; Não guarda, nem costuma organizar suas notas, comprovantes e etc.; Não possui um sistema de gerenciamento que possa ajudar nesse processo. Toda essa situação mexe contigo, lhe deixa ansioso, tenso.

É natural que não se sinta bem e deseje algo para minimizar, compensar todo esse sentimento negativo. É nesse momento que as piores decisões podem ser tomadas. Quer um exemplo? Aquele empréstimo sem a análise devida que,ao invés de aliviar a situação, empurra suas finanças para o buraco.

Tudo isso acontece porque essa sensação busca uma solução a curto prazo que pode gerar um sentimento de recompensa, por conta do seu imediatismo imponderado, mas que não se sustenta ao longo do tempo (como na situação do empréstimo, citada acima).

Porém, a diferença toda está aí: você tem o poder de escolha! Fora isso, nesse momento, está compreendendo como se dá a construção dos hábitos e poderá quebrar este “loop” na sua vida!

A sua tomada de decisão tem que ser consciente, analisando todos os prós e contras. O descontrole emocional poderá acarretar inúmeros problemas para saúde financeira da sua empresa e ser preponderante para gerar gatilhos para construção dos maus hábitos. Faça o contrário!

Ação financeira: interrompa o “loop!”

Diante das frustrações que se seguem você torna a repetir a ação e a transforma em um hábito.

E aí, como sugerido, já fez um exame de autoconsciência e reconheceu os gatilhos que permitem que você construa os seus maus hábitos?

Recomendo que anote-os em um papel para que não esqueça! Pois para adentrarmos na Ação Financeira precisamos disso!

A Ação Financeira é o próximo passo que lhe permitirá o começo para quebra do “loop.”

Então, após um sentimento, que estamos considerando como negativo (nesse contexto), o gatilho dispara por conta da euforia ou da frustração e uma ação acontece. A mesma pode ser a tomada de um empréstimo sem a devida análise (como no exemplo citado no tópico “Gatilho Financeiro: onde tudo começa!”), com o intuito de sanar o problema a curto prazo.

E aí, até quando não houver um impedimento que restrinja a possibilidade de você realizá-los, acabará afundando a sua empresa em dívidas.

Eis a solução: ao acionar o gatilho, imediatamente, corte-o! Interrompa o ciclo e mude a ação!

Para isso é necessário força de vontade, organização e informação!

Ao mudar a ação, busque aquela que seja menos onerosa e que traga tranquilidade e equilíbrio a longo prazo para suas finanças. Você verá, é funcional!

A recompensa financeira: o êxito.

Após as duas etapas anteriores, perceber o gatilho e interromper o mesmo com uma nova, construtiva e planejada ação, vem a terceira e última etapa do processo: a recompensa.

Por estar ciente de como se constrói o “loop”, ter reconhecido os maus hábitos, seus gatilhos e analisado as formas de agir para interrompê-los é necessário que você tenha uma recompensa e que essa seja positiva.

Você deve estar se perguntando o “porquê” disso, não é?

Pois bem, segundo Charles Duhigg, a cada momento em que as 3 etapas são repetidas e cuja recompensa é enfatizada, automaticamente, o hábito que está sendo construído é reforçado e com o tempo passa se tornar cada vez mais parte de você, até ser algo natural. Assim, um “loop” positivo é formado.

Ficou curioso para saber como tornar isso aplicável para você?

Como cada empresa possui uma realidade e está inserida em um contexto diferente, levando em consideração que a cultura organizacional é de suma importância para propor formas de recompensa e gerar hábitos positivos, é importante que você analise, de uma forma geral, o que trará um sentimento de êxito, não só para si, mas para todo o grupo. Visto que as suas atitudes se refletem na empresa e vice-versa. Assim, após propor tais mudanças, haverá um impacto considerável nas suas finanças e o tão desejado êxito será alcançado.

O que são Hábitos Angulares?

A mudança de hábito causará um “efeito dominó” na sua vida.

Os hábitos angulares são aqueles que promovem mudanças em outras áreas que, necessariamente, não estão ligadas com o hábito modificado.

Um exemplo de hábito angular a ser citado é o exercício físico. Para muitas pessoas, a realização dessa atividade no seu dia a dia impacta no seu estado emocional, relacionamento interpessoal, etc.

Mas e em relação às finanças da empresa? Um hábito angular que pode ser adotado é o de tomar nota de todas as entradas e saídas do seu caixa.

E por falar nisso, você já leu o nosso artigo sobre conciliação bancária?

Todo esse papo parece bobo? Pode apostar que quando começar a colocar isso em prática perceberá a importância de construir o hábito da organização para o seu negócio. Naturalmente, isso acabará sendo replicado para sua cultura organizacional e não se assuste se isso também mudar a sua vida pessoal.

É puro “efeito dominó,” as reações acabam ocorrendo e se multiplicando. Quando você se der conta, você mudou e as finanças da sua empresa também. Ambos, rumo ao sucesso!

Aposto que ficou curioso para colocar em prática todas as dicas e pensar de forma criteriosa quais hábitos tem prejudicado as finanças da sua empresa, correto?

Será que a contabilidade online colabora para um hábito angular?

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Imagine você dispondo de informação detalhada sobre a saúde financeira da sua empresa em tempo hábil, na palma da sua mão.

Veja quais os benefícios uma contabilidade online agrega para você:

  • Segurança nas informações
  • Atendimento fácil e rápido
  • Redução de custo
  • Sistema de gestão
  • Informação rápida para tomada de decisão

Como disse anteriormente: “hábitos angulares são aqueles que promovem mudanças em outras áreas que, necessariamente, não estão ligadas com o hábito modificado.”

Tenho certeza que esses benefícios citados mudarão não só as finanças da sua empresa como, também, a sua vida.

Gostou do tema? Deixe um comentário logo abaixo e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.