Acompanhar os números da sua empresa não é importante apenas por questões contábeis ou de pagamento de impostos e tributos, mas, principalmente, para embasar a tomada de decisão dos gestores.

Entre os principais números estão os índices de rentabilidade. Eles apontam claramente se a estratégia da empresa está correta e para onde ela está caminhando. Através deles também é que novos investidores costumam decidir se vale a pena – ou não – injetar mais dinheiro na empresa. Algumas vezes esses índices podem prever problemas com fluxo de caixa se bem acompanhados. De qualquer forma, é obrigatório para todos os empresários conhecer os principais.

Diante deste contexto, abaixo listamos os principais índices e apresentamos uma fórmula simples para você calcular um a um. Confira!

Índices de margem

A margem é o valor que a empresa está ganhando ao vender seu produto. Este índice costuma ser dividido em duas partes: margem operacional e margem líquida. A margem operacional mede o que chamamos de lucro puro de cada unidade vendida, ignorando as despesas financeiras e outras obrigações, como impostos e tributos. Para descobrirmos o valor da margem operacional precisamos dividir o lucro operacional pelo número de unidades vendidas.

Já a margem líquida mostra o grau de lucratividade líquida do negócio depois de deduzir todos os gastos. Na prática, ela aponta realmente se a empresa está dando certo ou não. Para medi-la multiplicamos o lucro líquido por 100 e dividimos o resultado pelas vendas líquidas. O resultado final apontará o lucro líquido obtido para cada real de receita líquida.

Índices de ativos

Da mesma forma que os índices de margem, os índices de ativos são divididos em duas partes: retorno sobre o ativo e giro do ativo. Ambos são excelente indicadores de desempenho do negócio como um todo.

O retorno sobre o ativo calcula a rentabilidade do ativo independente de onde vieram os recursos, somente admitindo os investimentos feitos. Para descobri-lo multiplica-se o lucro líquido por 100 e divide-se o resultado pelo valor do ativo. Já o giro do ativo relaciona as receitas geradas pela empresa e o total de investimentos realizados. A fórmula é uma simples divisão entre receita líquida e total do ativo. O resultado mostra o quanto foi vendido para cada real investido.

Retorno sobre o capital

Por fim, o retorno sobre o capital aponta a rentabilidade dos recursos e é calculado dividindo-se o lucro líquido pelo patrimônio líquido. Esse índice aponta se a empresa é um bom investimento para novos sócios ou se está queimando seu próprio capital para manter-se operando.

Incluir estes índices numa tabela de métricas que também aponte ticket médio, número de clientes e taxas de conversão dará uma visão mais clara sobre os rumos do negócio, principalmente sobre o desempenho de ações de marketing e sucesso de novos produtos. Empresários que tomam decisões sem acompanhar esses índices correm mais riscos de desperdiçar dinheiro com a sua empresa. Pior que isso, podem levar o negócio para um destino sem volta: a falência.

Sobre a Agilize

Somos a primeira empresa de contabilidade online do Brasil. Transformamos seu MEI em ME e cuidados da contabilidade da sua empresa enquanto você fatura. Tudo online, de forma tranquila e segura.

Ainda restam dúvidas sobre índices de rentabilidade? Aproveite os comentários abaixo para entrar em contato com nosso time.

 

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.