e-book-abertura

A gestão das finanças de uma empresa é uma parte delicada do negócio, por isso buscar por ferramentas de gestão financeira para micro e pequenas empresas é fundamental!

A partir dessa gestão é possível entender não apenas como é gasto o dinheiro, mas também otimizar os investimentos que o farão ser competitivo no futuro.

Na prática, uma boa gestão financeira empresarial significa um profundo controle sobre o faturamento, despesas, impostos, estoque, pagamento de funcionários, tributos e investimentos. Diante de toda essa demanda, tentar manter a organização sem a utilização de ferramentas pode fazer o empreendedor perder o entendimento dos números.

Neste contexto, separamos quatro ferramentas que farão você otimizar a gestão das finanças da sua empresa sem comprometer o futuro do negócio. Confira!

Ferramentas de gestão financeira para micro e pequenas empresas: Google Drive

À primeira vista o Google Drive não parece ser uma ferramenta indicada para a gestão financeira de uma empresa, já que sua suíte de ferramentas é voltada para produção de documentos. Porém, com a grande variedade de planilhas disponíveis na internet, essa ferramenta pode ser tornar uma grande aliada do empreendedor.

A partir de uma planilha de gestão financeira é possível manter o controle da sua empresa a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à internet. Como todos os dados são hospedados na nuvem, o Google Drive acaba sendo uma opção mais simples e sem custo para pequenos empreendedores.

Ferramentas de gestão financeira para micro e pequenas empresas: ERP

Um ERP não serve apenas para gestão financeira. Na verdade, um software de ERP serve para a gestão de todo o negócio, desde recursos humanos até fabricação e marketing. Por este motivo também acaba sendo mais caro para implementar e manter.

Por outro lado, um ERP é extremamente útil para empresas que possuam um grau um pouco mais elevado de complexidade, principalmente com emissão de notas fiscais e integração com várias contas bancárias. Mesmo com o custo maior, os benefícios de um ERP farão com que o empreendedor consiga aumentar sua competitividade no mercado.

Ferramentas de gestão financeira para micro e pequenas empresas: Money Manager

O Money Manager é uma ferramenta muito popular para a gestão financeira empresarial por dois motivos: primeiro que é grátis. A licença do software é do tipo GNU. Ou seja, você pode baixá-la, usar, modificar e até vender para outras empresas.

Em segundo lugar, o software atende mesmo as necessidades mais complexas de uma empresa, desde o lançamento de gastos até o controle dos pagamentos parcelados. O problema do Money Manager é a dificuldade de integrá-lo a outros sistemas, forçando muitos gestores a alimentar a base de dados manualmente.

Ferramentas de gestão financeira para micro e pequenas empresas: Nibo

O Nibo é um software as a service, hospedado na nuvem, que faz todo o raio-x do departamento financeiro da empresa, permitindo incluir dados sobre funcionários e sócios. Não emite NFe, nem boleto, mas registra contas a pagar e a receber em períodos específicos. Não possui gestão de estoque.

Ainda que você tenha a melhor ferramenta de gestão financeira para a sua empresa, o acompanhamento do contador é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal, principalmente quando pensamos na complexidade do nosso sistema tributário. Dessa forma, aliar um bom software de gestão com um ótimo contador pode ser o segredo do sucesso da sua gestão.

OBS: oferecemos um sistema financeiro gratuito para os nossos clientes! Se você busca por ferramentas de gestão financeira para micro e pequenas empresas, que tal solicitar uma proposta abaixo e entender melhor sobre isso?

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

2 comentários

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.