Um controle adequado das contas a pagar é essencial para a sua empresa se manter lucrativa. Não há faturamento que aguente o descontrole do caixa, e se a sua empresa sempre fecha o mês no vermelho, cheia de dívidas, todo o seu lucro acaba indo para o banco no pagamento de juros cada vez mais altos.

Mas como manter as contas em dia? Pode não parecer, mas a resposta é simples: organização, controle e planejamento. Se você fizer um registro e um acompanhamento adequado, manter um planejamento atualizado e evitar dar passos maiores que a sua empresa pode aguentar, você terá total controle sobre os seus gastos e suas contas a pagar. Mas não se preocupe, que nós lhe ensinaremos o caminho das pedras. Siga as nossas dicas!

Identifique custos fixos e variáveis e faça um planejamento

O primeiro passo na organização das contas é relacionar todos os seus gastos e custos fixos e variáveis. Contas de consumo (luz, água, aluguel, telefone), compra de matéria-prima, pagamento de colaboradores, tributos e compras parceladas – todos os gastos devem ser listados, com previsão de valores a serem pagos (mesmo que aproximados). Não se esqueça dos gastos sazonais (como décimo terceiro dos funcionários e IPTU, por exemplo). Aliás, o ideal mesmo é separar mensalmente uma cota para esses gastos que só aparecem em certos períodos do ano.

Esse planejamento é extremamente importante para você ter uma visão geral dos gastos da sua empresa, e poder, a partir dele, se planejar para fazer investimentos, renegociar prazos de pagamento e reajustar o preço do produto ou serviço, por exemplo.

Mantenha um controle atualizado

Registre imediatamente qualquer conta que chegar à empresa. Esse registro é essencial para manter o controle do caixa, ajuda a manter o seu planejamento mensal atualizado e também é uma exigência legal, para fins de tributação. Seja por meio de um software de gestão financeira ou mesmo através de um controle montado em planilhas do Excel, esse registro é fundamental para evitar o atraso no pagamento das contas.

Evite longos parcelamentos

Se a única maneira de adquirir uma máquina nova ou fazer uma reforma é se prender a um longo parcelamento, repense: pode não ser a hora para dar esse passo. O problema de longos parcelamentos é que, fatalmente, pressupõe o pagamento de juros por um longo período, e isso acaba corroendo o seu lucro. O ideal, mesmo, é reservar uma parcela mensal para futuros investimentos. Se não for possível pagar à vista, ao menos você consegue diminuir o valor que terá que ser financiado.

Negocie datas de pagamento e descontos

Se você fez o dever de casa, tem o planejamento das contas em mãos – tanto das contas a pagar quanto das a receber – e pode negociar com os credores as datas para os pagamentos, de forma a coincidirem com o período em que o dinheiro entra em caixa. Dessa forma, a possibilidade de atraso diminui bastante, o que interessa tanto a você quanto a quem espera receber o pagamento. Além disso, sempre que possível (e o planejamento assim o permitir) adiante os pagamentos, de forma a poder negociar descontos pela antecipação.

Renegocie dívidas para fugir dos juros

Se alguma variável fugiu ao seu controle e você acumulou uma dívida, não pense duas vezes: negocie! Evite rolar a dívida, o que faz com que você pague juros cada vez maiores. A renegociação interessa a você e ao credor, acredite! Dessa forma, você pode conseguir que os juros caiam bastante, além de mais prazo para efetuar o pagamento. Deixe o empréstimo como sendo a sua última opção.

Não tem mistério para manter as contas em dia. As palavras-chave desse processo são controle, organização e planejamento. Lembre-se disso! Ainda resta alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

 

Já tem uma empresa? Conheça a Agilize.


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
100% preparados para o eSocial

Quero receber uma proposta

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.