5 coisas que não te contam sobre a vida de empreendedor

vida-de-empreendedor

Empreender e ser o seu próprio chefe é um grande sonho dos brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ter a vida de empreendedor é o sonho de 60% da população, atrás somente do sonho de viajar pelo Brasil.

E empreender é mesmo muito bom — pode trazer mais qualidade de vida, retorno financeiro e aquela sensação de realização. Mas isso não é uma regra! 

Por ser um grande sonho, muita gente pensa que ter o seu próprio negócio é um caminho fácil, com retorno rápido e com poucos desafios, porém, na realidade, quem quer ter uma vida de empreendedor precisa se dedicar muito e estar preparado para assumir riscos e lidar com desafios.

Para ajudar você a saber o que esperar, a gente preparou aqui uma lista com 7 mentiras que você certamente já escutou por aí sobre a vida de empreendedor. Confira!

1. Empreendedor pode trabalhar quando quiser

Essa é uma das maiores mentiras sobre a vida de empreendedor — e muita gente acredita, já que quem empreende nem sempre precisa cumprir aquela tradicional carga horária de 44 horas semanais.

O empreendedor pode sim ter uma rotina mais flexível, mas nem todos conseguem trabalhar somente quando querem. Se você tem uma loja no shopping, por exemplo, precisa cumprir os horários do centro comercial. 

E mesmo quem tem negócios digitais e trabalha em casa, que são empreendedores que conseguem ter ainda mais flexibilidade, também precisa gerenciar os seus horários para estar disponível quando os clientes precisam. Afinal, não se faz um negócio funcionar sem atender clientes, não é mesmo? 

2. O retorno financeiro é rápido

Outra mentira que te contam sobre a vida de empreendedor diz respeito ao retorno financeiro. Se você souber administrar muito bem as finanças da empresa, certamente vai ter um bom retorno — mas não espere que o negócio comece a dar lucro logo nos primeiros meses!

Ao começar a empreender, você vai precisar fazer investimentos na nova empresa. Isso inclui a abertura do CNPJ, contratação de equipe, compra de materiais e equipamentos, entre outras coisas. Além disso, dificilmente a empresa vai conseguir se manter sozinha nos primeiros meses, então você também vai precisar ter capital de giro.

Até lá, você vai precisar se dedicar diariamente ao crescimento do negócio e estar financeiramente preparado para lidar com imprevistos!

3. Na vida de empreendedor não é preciso dar satisfação a ninguém

É verdade que o empreendedor é o seu próprio chefe. Mas não é verdade que não precisa dar satisfação a ninguém!

Quando você empreende, está sempre lidando com outras pessoas, sejam elas clientes ou funcionários. E você precisa, sim, dar satisfações sobre algumas coisas. Se atrasar uma entrega para um cliente, por exemplo, precisa se desculpar, justificar e pensar em alguma forma de recompensá-lo para que ele não deixe de fazer negócios com você.

O mesmo acontece com os seus funcionários! Afinal, o líder deve ser um exemplo de profissional e, para isso, muitas vezes é preciso justificar algumas decisões para que o seu time entenda o seu ponto de vista e os seus valores enquanto empreendedor.

4. Quem empreende não coloca a mão na massa

Muita gente também pensa que o trabalho do empreendedor é somente gerenciar a própria empresa. Mas a verdade é que, em muitas situações, você vai precisar colocar a mão na massa e atuar na operação do negócio, ainda que tenha uma equipe. Sempre que houver um imprevisto, o dono do negócio deve tomar a frente e assumir a atividade para não perder negócios.

Na falta de alguém para produzir, atender clientes ou fazer entrega, é parte do trabalho do dono assumir essa posição, ainda que esse não seja o seu trabalho de rotina.

5. Precisa ter talento para empreender

Se você tiver algum talento, isso com certeza vai agregar valor ao seu negócio, mas ser talentoso não é uma obrigação!

Para ter sucesso empreendendo você precisa ter habilidades técnicas e emocionais que podem, sim, ser desenvolvidas com cursos, autoconhecimento, leituras, prática e experiências. 

Quem empreende precisa estar sempre estudando sobre o mercado, se atualizando sobre as tendências e desenvolvendo novas habilidades. Tenha isso em mente se quiser empreender! O lifelong learning, que é o aprendizado contínuo, é muito importante para o sucesso.

O talento, nesse caso, entra como algo a mais, que vai ajudar você a se destacar, mas não é tão importante para o sucesso como a sua capacitação, dedicação e resiliência.

Quer ter sucesso na vida de empreendedor? Conheça a Agilize!

Nós somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil, e estamos ao lado do empreendedor em todos os passos da sua jornada!

No começo, podemos te ajudar com a abertura da sua empresa, cuidando de todos os trâmites necessários e orientando sobre as decisões mais inteligentes, para que você economize no pagamento de impostos.

Depois, podemos cuidar de toda a contabilidade do seu negócio, desde a apuração mensal de impostos até o envio das obrigações acessórias para as autoridades. Assim você tem mais tempo para cuidar da parte estratégica e fazer o seu negócio crescer, sem se preocupar com burocracias!

A gente também ajuda você a ter acesso a informações importantes sobre as finanças da sua empresa, já que tudo fica registrado na nossa plataforma. Essas informações são valiosas para a tomada de decisão com base em dados e vão ajudar a sua empresa a crescer de forma mais inteligente.

E aqui no nosso blog você tem acesso a muitos conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo que vão ajudar a planejar melhor todos os passos da sua jornada.

Quer receber um orçamento personalizado sobre os nossos serviços de contabilidade? É só clicar abaixo e preencher o formulário!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Empreendedorismo digital: passo a passo para começar
  2. Ideias de negócios para empreender após a faculdade
  3. Como superar os desafios de empreender com inovação e tecnologia?

Agilize sua empresa agora


Agilizer

Clique para simplificar processos e aumentar seus resultados

×
×
Agilize Contabilidade