Business model canvas: o que é e como construir?

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O Business Model Canvas é uma forma de planejar um negócio. Com esse modelo, o planejamento é feito em um diagrama dividido em nove partes, cada uma referente a uma área do negócio. Assim, o empresário consegue ter uma visão ampla sobre a sua empresa, entendendo os seus objetivos, público, custos, entre outras coisas.

Quer saber mais sobre ele e conferir um passo a passo de como planejar os próximos passos como empreendedor usando o Business Model Canvas? Então continue lendo que a gente vai contar tudo!

  1. O que é o business model canvas?
  2. Para que serve o business model canvas?
  3. Como usar o modelo de negócios canvas?
  4. Passo a passo para preencher um business model canvas

O que é o Business Model Canvas?

Business Model Canvas quer dizer quadro de modelo de negócios. Ele é um documento que serve para registrar informações chave para a empresa, que ficam organizadas em blocos.

Cada bloco corresponde a uma área da empresa: descrição das atividades, custos, valores, clientes, entre outras coisas — vamos falar sobre cada uma delas detalhadamente mais para a frente.

Um ponto importante sobre o Business Model Canvas é que os blocos podem ser personalizados de acordo com as particularidades da sua empresa. Aqui, a gente vai te apresentar o padrão, com os blocos normalmente utilizados. Mas você pode substituir alguns por outros que ache mais interessantes para a sua estratégia, ou até mesmo acrescentar novos blocos de acordo com as suas necessidades.

Para que serve o business Model Canvas?

O Business Model Canvas serve para auxiliar você na elaboração do Plano de Negócio, que é um documento mais extenso e detalhado. Esse plano funciona como um guia para a empresa tanto na sua abertura como nos seus primeiros anos.

E, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Business Model Canvas não substitui um Plano de Negócio completo — ele é um primeiro passo e as informações nele registradas devem servir de embasamento para a criação do plano mais extenso.

Vantagens

O modelo Canvas facilita a definição, organização e visualização das ideias de uma forma gráfica, trazendo muitos benefícios para quem opta por essa ferramenta. Esses são os principais:

  • Agiliza o processo de planejamento estratégico;
  • Ajuda a avaliar o desempenho do negócio;
  • Estimula a criatividade e a inovação;
  • Permite a melhor organização de ideias;
  • É mais objetivo;
  • É uma ferramenta flexível e de fácil entendimento;
  • Agiliza a elaboração de estratégias;
  • Simplifica a comunicação.

Desvantagens

Por outro lado, o Business Model Canvas é considerado uma ferramenta superficial por alguns empreendedores, já que não traz informações detalhadas como outros modelos de planejamento. Além disso, ele também não aborda em profundidade os aspectos financeiros.

Ou seja, o ideal é usar o Business Model Canvas em conjunto com outras estratégias para um planejamento completo, usando-o como base para a criação de documentos mais detalhados.

Como usar o modelo de negócios Canvas?

O Business Model Canvas é uma ferramenta muito utilizada por startups e empresas que estão começando, mas também pode ser útil para negócios já consolidados.

Isso porque ele não é útil somente para o planejamento da criação de novas empresas, mas também pode ser benéfico no desenvolvimento de novos produtos e projetos.

Quer saber como preencher cada um dos quadros do Business Model Canvas? A gente mostra a seguir!

Passo a passo para preencher um Business Model Canvas

O Business Model Canvas é um diagrama dividido em 9 quadros:

Veja, a seguir, como preencher cada um desses quadros:

Proposta de valor

O primeiro quadro do modelo Canvas contém a proposta de valor da empresa. Nele, você deve escrever quais são os valores que o negócio vai entregar aos consumidores — alguns exemplos são excelência no atendimento, produtos de qualidade, sustentabilidade, entre outras coisas.

Segmento de clientes

No segundo bloco, você vai direcionar a empresa para o seu público-alvo. A ideia é descrever as características do seu cliente ideal, como idade, gênero, classe social, entre outras coisas. 

Isso não quer dizer que a empresa só vai vender para esse perfil de pessoa, certo? Mas determinar um público-alvo ajuda a desenvolver estratégias mais acertadas em diversas áreas da empresa, como o desenvolvimento de produtos e comunicação, por exemplo.

Relacionamento com o cliente

Depois de determinar qual é o público-alvo, você vai descrever como a empresa vai se relacionar com ele. Você deve definir, por exemplo, se a empresa vai tratar os clientes de forma mais próxima ou mais formal

Canais

Este é um bloco muito importante do Business Model Canvas, pois ajuda a definir quais canais serão usados para a comunicação com o público, o que é essencial para um bom atendimento e uma boa divulgação dos seus produtos e serviços. 

Atividades principais

Neste bloco, você vai definir qual é a atividade principal da empresa. Depois, também pode listar algumas atividades secundárias.

Recursos principais

Aqui, você vai descrever tudo o que será necessário para que a empresa realize as suas atividades: compra de equipamentos, aluguel de espaço, contratação de pessoas, sistemas, serviços, entre outras coisas.

Parcerias principais

O próximo passo é encontrar fornecedores para todos os recursos que você listou no bloco anterior. Os fornecedores são as empresas que vão vender tudo o que você precisa, desde os equipamentos e matérias-primas até o desenvolvimento da sua identidade visual, por exemplo.

Estrutura dos custos

Agora vamos falar sobre dinheiro? Os dois últimos quadros do Business Model Canvas se referem à parte financeira. Neste, você vai listar todos os custos que vai ter para que a empresa funcione. Ou seja, o pagamento de todos os fornecedores listados no quadro anterior e mais outras coisas, como aluguel de espaço, contas de água, energia e internet, contratação de funcionários, impostos, contabilidade etc.

Fontes de receita

E como nem só de gastos vivem as finanças de uma empresa, você também deve listar quais serão as fontes de receita do seu negócio — ou seja, tudo o que faz dinheiro entrar no caixa. Essas entradas, naturalmente, acontecem principalmente com as vendas, mas também podem vir de aplicações e alugueis, por exemplo.

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