É fato conhecido em nosso país que a maioria dos brasileiros sonha em abrir sua empresa. Uma pesquisa realizada pela Global Entrepeneurship Monitor mostrou que, só em 2013, 32.2% da população abriu seu próprio negócio. Infelizmente, segundo essa mesma pesquisa, 24% dessas novas empresas encerram seus negócios antes dos dois primeiros anos de vida.

As principais causas desse índice são a falta de conhecimento sobre finanças – falta de controle, dívidas não planejadas, empréstimos exorbitantes – e a falta de planejamento estratégico e de negócios. Outro motivo muito comum é a falta de uma vantagem competitiva, isto é, copiam-se modelos e produtos sem acrescentar um diferencial, tornando a competição com as grandes marcas e produtos já consolidados no mercado acirrada.

Além desses erros, existem muitos outros que novos empreendedores cometem e que podem levar o negócio à falência. Confira alguns deles a seguir.

Deixe o mercado nos levar

Engana-se quem acredita que uma invisível força autorreguladora irá levar a empresa ao caminho certo. Todo negócio precisa de um rumo, um caminho traçado com metas, objetivos, visão de mercado, e muita, mas muita, análise. Caso haja obstáculos no caminho, é preciso traçar um novo rumo, adotar novas estratégias. Mas sem planejamento, dificilmente o empreendedor saberá que está perdendo dinheiro. Portanto, não negligencie o planejamento, faça dele parte das rotinas administrativas da empresa.

Na hora eu aprendo como faz

Não dá para confiar somente na intuição na hora de gerir uma empresa. É importante ter conhecimento, pelo menos básico, em administração de empresas e finanças. Procure cursos, pós-graduações e MBAs que podem ajudar a entender melhor o funcionamento das coisas. Ter jogo de cintura e saber negociar também é de extrema importância e não se deixe enganar de que essas coisas são naturais das pessoas.

Sou eu quem mando aqui

Arrogância e prepotência não levam ninguém a lugar algum, mesmo nas relações pessoais. Acreditar que somente você, empresário, tem as melhores e mais viáveis ideias é um erro muito grande. O ideal é procurar mentores de negócios, consultores e coachs que podem aconselhar a melhor maneira de lidar com outras ideias, principalmente se a empresa for uma sociedade.

Minha empresa, minha ilha

Nunca subestime o valor de uma boa parceria. É claro que não é preciso aliar-se ao seu pior concorrente, porém existem outras empresas, inclusive de outras áreas de mercado, que podem contribuir com o sucesso do seu negócio. Manter sempre bom relacionamento com empresas parceiras pode, inclusive, salvar seu negócio na hora uma crise.

Meu produto é meu e eu cobro o quanto eu quiser por ele

Parece que alguns empresários se apegam emocionalmente ao produto e se esquecem de que precificar algo que se está colocando no mercado é uma decisão que deve ser friamente calculada e analisada. É preciso incluir os custos, a mão de obra, mas também estar equilibrado com o valor de produtos similares. Procure entender qual é o seu diferencial e trabalhe em cima disso caso queira cobrar um valor mais elevado; porém, sem exageros.

Lembre-se sempre que ser um empresário, um novo empreendedor, requer muito trabalho duro. Tendo isso em mente e seguindo nossas dicas, é certo que seus negócios terão muitas chances de alcançar sucesso. Estudar e manter-se atualizado é muito importante, por isso continue acompanhando nosso blog!

 

Quer abrir sua empresa? Conheça a Agilize.


Parcele em 4x sem juros
Consultoria gratuita – Definimos juntamente com você o melhor formato para sua empresa
Serviço delivery (opcional) – Recolhemos sua documentação onde você estiver

Quero receber uma proposta

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.