O tempo passa, as obrigações batem na sua porta e, assim, surge a seguinte preocupação: e agora, como vou negociar com os meus fornecedores frente os impactos da “Crise do Coronavírus?”

De antemão, meu amigo, saiba que você não está sozinho. Assim, Pode ter certeza que muitos empreendedores estão com as mãos na cabeça ao buscar nas alternativas aquela que atenderá melhor às suas necessidades.

Logo, pensar de forma clara ao analisar seu custo de oportunidade, em meio a tantos eventos adversos que surgem, é a decisão mais sensata e inteligente que você poderá tomar.

Primeiramente, saiba que, para realizar negociações incríveis, você necessitará cumprir com os quesitos burocráticos prévios, que envolvem uma relação empresarial. Além disso, ter uma conversa franca com as partes interessadas no seu negócio será essencial.

Se você foi pego desprevenido, aposto que não vê a hora desta crise atrelada ao Coronavírus terminar. Assim, poderá trazer um pouco mais de tranquilidade para a sua empresa, né?

No entanto, saiba que através de algumas estratégias traçadas por inteligência contábil, o seu empreendimento poderá desfrutar da tão sonhada tranquilidade e saúde para a sua empresa. Assim, negociar com seus fornecedores se tornará muito mais fácil. Afinal, qual empresa não se beneficiaria com um processo desse, não é mesmo?

Dito isso, a Agilize, 1° Contabilidade Online do Brasil, compartilhará hoje com você pontos imprescindíveis para que possa descobrir o jeito ideal de negociar com os seus fornecedores e, assim, além de atender às suas demandas, direcionar a sua empresa rumo ao sucesso. A seguir, deixo os assuntos mais importantes que verá hoje:

Ao Negociar com Fornecedores, Use Luvas – A Jurisdição no Combate ao Coronavírus

Na atual crise ligada ao Coronavírus, garantir a proteção da sua Empresa e a dos seus Fornecedores em um processo de Negociação é imprescindível, certo?

Por isso, quando me refiro que, ao negociar, você deverá “usar luvas,” meu intuito é que garanta a proteção legal da sua empresa e a dos seus fornecedores também.

De antemão, friso que, ao realizar um contrato bem fundamentado, com as devidas cláusulas expressas, você deixará claro para o seu fornecedor (ou cliente) o que poderá ocorrer, a depender de algumas situações adversas.

Dito isso, conheça a seguir as Leis que irão respaldar a negociação com os seus fornecedores:

  • Código Civil – Artigo 393;
  • Lei da Liberdade Econômica – Artigo 421

Código Civil – Artigo 393

Esse artigo deixa expresso que, em uma negociação, que segue a recomendação legal com seus fornecedores, caso ocorra um prejuízo decorrente de um caso fortuito ou de força maior, o devedor estará protegido. Assim, esse não responderá pelo prejuízo.

Entenda caso fortuito como fato necessário, cujos efeitos não se pode evitar ou impedir.

Já o conceito de força maior está atrelado aos fatos que não podem ser evitados ainda que previsíveis.

Assim, se percebe que a crise ligada ao Covid-19 é um caso de “força maior.” Logo, contratos que sofram com esse motivo podem ser revistos, suspensos em um período determinado ou rescindidos.

Lei da Liberdade Econômica – Artigo 421

A Lei 13.874/2019 (Lei da Liberdade Econômica), inserida no artigo 421, respalda o que foi dito sobre o artigo 393 do Código Civil. A mesma expressa que o contrato deve ser paritário (trazer igualdade) e simétrico para ambas as partes. Pois, isso permitirá sua revisão em situações excepcionais e limitadas, que alterem tal condição. Tudo isso leva à Teoria da Imprevisão, que se encaixa perfeitamente à atual crise do Coronavírus.

Escolha-Inteligente-Decisão-Contra-Coronavírus-Negociar-Contabilidade-Agilize.jpeg

Escolha Inteligente: a Decisão Poderosa Contra o Coronavírus ao Negociar com Fornecedores

Em meio a tantas decisões imprescindíveis neste atual cenário, onde reina a pandemia, utilizar o seu Poder de Escolha para negociar com inteligência é o ideal, concorda?

É justamente em momentos como esse que você deverá respirar fundo, analisar o seu custo de oportunidade, seu Trade-Off e, ao negociar com o seu fornecedor, optar pela melhor escolha para ambos. Afinal, seu fornecedor é parte importante do seu negócio também. Nada de “farinha pouca, meu pirão primeiro,” ok?

Saiba que enxugar alguns gastos, para priorizar outros mais importantes como, por exemplo, seus fornecedores, será algo que você deverá analisar com muita cautela.

Feita as devidas considerações, atente-se aos principais pontos, que necessitam de uma atenção redobrada, quando você for utilizar o seu poder de escolha ao negociar com seus fornecedores:

  • Contratos com Instituições Financeiras;
  • Contrato Serviços Essenciais;
  • Contrato de Aluguel Comercial.

Contratos com Instituições Financeiras

O Banco Central autorizou os demais bancos a realizarem planos que possibilitem renegociação de empréstimos para micro e pequenas empresas. Além disso, tudo leva a crer que haverá um estímulo maior à linha de crédito em breve.

Contrato Serviços Essenciais

A PL 659/2020 visa isentar micro e pequenos empresários, além de consumidores residenciais, de pagamentos de tarifas referentes à energia elétrica, sanitário, esgotamento, serviço de água.

Vale ressaltar que serviços de telecomunicações (internet, telefonia móvel e fixa) e gás também são serviços essenciais e também não poderão ser interrompidos.

Contrato de Aluguel Comercial

O baixo fluxo de pessoas nas ruas, por conta da pandemia, impacta diretamente nas receitas das empresas que vivem do comércio. Assim, o artigo 18 (Lei do Inquilinato), permite que haja um novo acordo entre ambas as partes e que se estabeleça uma nova mensalidade para que, dessa forma, os impactos da crise sejam minimizados. Assim, inquilino (empresa) e proprietário do imóvel reduzirão seus prejuízos nessa crise.

Atenção-Detalhe-Importante-Entre-Fornecedores-Tributos-Covid19-Agilize-Contabilidade.jpeg

Atente-se ao Ponto-chave entre Fornecedores, Tributos e Covid-19

Meu amigo empreendedor, os tributos também fazem parte do seu custo fixo. Logo, em meio a esta pandemia do Coronavírus, é natural que você se pergunte: quais escolhas devo fazer para manter a minha relação com meus fornecedores?

Por isso, irei compartilhar com você informações que irão impactar a sua relação com os tributos e, além disso, otimizar as suas escolhas para que, assim, possa manter essa relação tão importante para o seu negócio. Veja- os a seguir:

  • Simples Nacional
  • Recolhimento do FGTS

Simples Nacional

Houveram algumas mudanças à respeito dos prazos do Simples Nacional. Por isso, é importante que você fique ligado. Afinal, sabemos que os impostos correspondem a um montante considerável da sua receita. Assim, atente-se às novidades do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) ao assinar a nossa newsletter. Porém, antes, saiba que o mesmo determinou novas datas para o recolhimento do Simples Nacional.

Conheça mais sobre essas alterações ao tocar aqui!

Recolhimento do FGTS

A MP 936 foi a atualização da MP 927, que servia de base para a Circular Caixa n° 893 de 24 de Março de 2020. Assim, novas alterações ocorreram trouxe algumas mudanças à respeito da suspensão de recolhimento do FGTS dos meses de março, abril e maio (2020). Esses valores poderão ser recolhidos de forma parcelada (sem adicional de encargo ou multas) em um prazo de vai de junho à dezembro deste ano. Tal recurso independe do tipo de Regime Tributário escolhido pela empresa.

Observação: os empregadores domésticos poderão fazer esse parcelamento também, caso desejem.

Negociação Colaborativa – A Melhor Vacina Contra o Coronavírus

Em uma negociação com o seu fornecedor, você saberia chegar à solução ideal, aquela onde mesmo fatores externos como a pandemia do Coronavírus iriam influenciar muito pouco no desfecho do processo?

Pois saiba que há uma frase que resume bem a mentalidade certa para que você possa obter êxito em uma negociação. Apresento-lhe a seguir: nos negócios e na vida, você não tem o que merece, mas, obtém aquilo que negociar!

Você percebe a profundidade dessa frase?

Em suma, vivemos em um processo de constante negociação em diversas áreas da vida. Assim, cenários como esses demandam argumentos sólidos, frutos de informações concisas. Detalhe: isso se você desejar uma solução que seja boa para ambos os lados (o ideal).

Dessa forma, saiba que o maior objetivo ao negociar é atingir o cenário ideal do processo, popularmente conhecido como relação “ganha-ganha.”

Nesse tipo de relação, ambos os lados (empresa e fornecedores, por exemplo) expõem seus pontos acerca da situação, são empáticos, analisam o valor que vão gerar um para o outro e, dessa forma, chegam à solução ideal.

No entanto, para que você chegue à forma ideal de negociar, você precisará gerar valor com argumentos fortes. Assim, para sua empresa ter esses argumentos e manter a boa relação com seu fornecedor, consequentemente, necessitará de Informações fidedignas.

Logo, se deseja ter acesso às informações contábeis, que irão traduzir a saúde do seu negócio, e mostrar para o seu fornecedor que a sua proposta é a ideal para ambos, estabelecendo assim uma relação ganha-ganha, toque aqui agora e desfrute já da revolução que essa escolha simples poderá trazer para a sua empresa!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário logo abaixo!

Aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

3 comentários

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.